| 2010 | 1º | Lisboa

O FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portugesa – surgiu da vontade de criar um festival que contemplasse e celebrasse a cultura lusófona na sétima arte.

Reconhecendo a assimetria entre os diferentes países de língua portuguesa, o objetivo é criar um local onde cada um destes tenha a possibilidade de mostrar o seu trabalho, promovendo o intercâmbio entre eles. A partir dessa idéia, um festival de cinema da língua portuguesa, o FESTin concretizou-se no tradicional cinema lisboeta São Jorge, em Maio de 2010, com um público de 2000 pessoas nos cinco dias do festival.

O FESTin busca um ambiente de troca, um incentivo a interculturalidade e a inclusão social. Dessa forma, em sua primeira edição, foram realizados workshops e mesas redondas onde cineastas experientes e iniciantes puderam trocar idéias e conhecimentos sobre o cinema lusófono.

No âmbito dos filmes, mostrou-se um pouco da produção de todos os países lusófonos em longas e curtas-metragens. O vencedor do troféu Nau em 2010 foi o filme moçambicano “Terra Sonâmbula”, de Teresa Prata, baseado na obra homônima do escritor Mia Couto. O curta-metragem premiado foi o “Kunta”, de São Tomé e Príncipe, do realizador Ângelo Torres.