Diretores e Programadores

Léa Teixeira – Diretora / Programadora

Léa Teixeira, diretora do FESTin desde a sua criação em 2010, é jornalista e produtora de eventos, residente em Portugal há mais de 20 anos. Em 2019, recebeu o Prémio Lusofonia na Área TEATRO E CINEMA em nome do festival. Participou como programadora e/ou assessora de imprensa e/ou júri do FIKE – Festival Internacional de Curtas-Metragens de Évora, Mostra de Cinema da República Dominicana (Lisboa), Agenda Brasil – Festival Internazionale di Cinema Brasiliano (Milão e outras cidades), CineEco Seia, Festival de Cinema de Gramado (Brasil) e Festival Internacional de Cine de Gibara – FIC Gibara (Cuba). Realizou a cobertura de imprensa de diversos festivais de cinema: Festival de Cinema de Gramado, Festival de Huelva, Festival de Sevilha, IndieLisboa, Festival de Vila do Conde, Festival de Cinema de Brasília e outros em Portugal e no exterior. Foi a responsável pela divulgação do documentário “120 anos de Fernando Pessoa”, realização da Casa Fernando Pessoa em coprodução com a TV Globo. No Brasil, foi coordenadora da Agência Brasília, organizando conferências de imprensa, cerimonial do Governador de Brasília e ações de imagem do governo. Também atuou como jornalista em importantes veículos de imprensa brasileiros, como Correio Braziliense, Jornal Brasília Agora, agência Amazônia e portal G1. Em 2021 foi a Coordenadora de Produção do FIKE – Festival Internacional de Curtas Metragens de Évora.

Adriana Niemeyer – Diretora Artística / Programadora

Adriana Niemeyer é jornalista e diretora artística do FESTin desde 2010, residente em Portugal há mais de 15 anos. Em 2020, foi agraciada por mérito na Artes Cinema, com o Prémio Femina. Produziu o documentário “120 Anos de Fernando Pessoa” e a “Semana de Clarice Lispector” em Lisboa. Organizou várias antestreias / galas da Associação Internacional dos Jornalistas Estrangeiros, além do Festival Mulheres Palhaças Chapito e da Mostra de fotografias da ACIDI. Como jornalista, trabalhou para GloboNews e Rádio França Internacional em Lisboa. Realizou a cobertura de imprensa de diversos festivais de cinema, como Veneza, Taormina (Sicília), Viennale Berlim, Belgrado e Évora. Continua a atuar pontualmente como jornalista, e colabora com o jornal Faro di Roma (Itália).

Roni Nunes – Programador

Formado em Comunicação Social – Jornalismo pela Unisinos e em História pela Universidade Nova de Lisboa. Curador do FESTin e antigo curador do FEST/Espinho e da Mostra de Cinema Judaico de Lisboa. Escreve sobre cinema, especialmente sobre festivais, música e livros no portal Sapo (https://mag.sapo.pt/autor/roni-nunes) e edita o “website” www.culturaxxi.pt .Colabora ainda no “website” de cinema C7nema e na revista Bang!