Troféu Pessoa
O FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa possui um troféu tão singular quanto seu nome: o Troféu Pessoa. Esse nome foi escolhido de forma colaborativa, onde participantes da internet puderam expressar suas opiniões em meio a 70 diferentes sugestões. A equipa do festival, então, selecionou os 10 nomes mais votados para uma nova competição.
E o nome escolhido foi justamente “Pessoa”. Embora o nome seja simplesmente “Pessoa” e não faça referência direta a Fernando Pessoa, há uma interessante sutil confusão . Afinal, ao ouvir “Pessoa”, é natural que se associe ao icônico poeta português. Essa conexão inesperada traz um charme especial ao troféu.
No FESTin, o Troféu Pessoa é conferido exclusivamente a um filme em cada uma das seguintes categorias, pelos prémios atribuídos pelo júri:
Melhor Longa-metragem de Ficção
Melhor Ator ou Atriz em Longa-metragem
Melhor Realizador de Longa-metragem
Melhor Curta-metragem de Ficção, Animação ou Documentário
Melhor Longa-metragem Documentário
Melhor Filme Infanto-Juvenil
Além dessas categorias, o público também tem a oportunidade de participar e votar em seus favoritos, concedendo os seguintes prêmios:
Prêmio do Público para Melhor Longa-metragem de Ficção
Prêmio do Público para Melhor Curta-metragem de Ficção, Animação ou Documentário
Prêmio do Público para Melhor Longa-metragem Documentário
Prêmio do Público Infantil para Melhor Filme Infanto-Juvenil
Assim, o Troféu Pessoa é o reconhecimento máximo concedido a filmes excepcionai que se destacam em suas respectivas categorias, tanto pela opinião do júri quanto pela escolha do público. É um reconhecimento ser agraciado com esse troféu singular, que celebra o talento e a magia do cinema no universo da Língua Portuguesa.