FESTin 2013

 

4ª edição – 3 a 10 de abril de 2013

Em 2013 o FESTin abriu com uma coprodução entre Brasil, Portugal e Angola, “O Grande
Kilapy”, pelo qual o ator Lázaro Ramos terminaria por ganhar o prémio de Melhor Ator. Como
habitualmente o festival decorreu no cinema São Jorge, em Lisboa.
Em competição de longas-metragens estiveram as obras “Essa Maldita Vontade de Ser
Pássaro” (Paula Fabiana), “Bonitinha mas Ordinária” (Moacyr Góes, com prémio de Melhor Atriz
para Leandra Leal), “Outro Olhar” (Cristiano Requião), “Colegas” (Marcelo Galvão, vencedor do
Prémio do Público), “Vidas Vazias e as Horas Mortas” (Pedro Lacerda), “A Coleção Invisível”
(Bernard Attal, vencedor do Prémio do Júri para Melhor Filme), “Cine Holliúdy” (Halder Gomes),
“Cartas para Angola” (Coraci Ruiz e Júlio Matos, vencedor do prémio CPLP) e “Onde Está a
Felicidade?” (Carlos Alberto Riccelli). O filme de encerramento foi “Bróder”, de Jefferson De.metragens) e Mostra de Inclusão Social, para além de oficinas de iniciação ao cinema para crianças e jovens e mesas redondas.

Ao longo de uma semana serão exibidos 77 filmes, entre 24 longas e 53 curtas-metragens (ficção, documentário e animação), provenientes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Uma vez mais destaca-se a forte presença de filmes oriundos do Brasil, que continua a concorrer em peso ao FESTin.

Para além de um novo troféu desenhado pelo artista plástico Marcos Marin, o FESTin espera que, com o apoio do público, seja possível atribuir um valor monetário aos vencedores das melhores longas e curtas-metragens eleitas pelo júri, através de uma campanha de financiamento coletivo em vigor até ao fim de março no site da Zarpante através do link www.zarpante.com/investment/festin-2013-1109.  Participe e tenha acesso a recompensas exclusivas!

Em 2012, durante os oito dias em que decorreu, o FESTin teve um público de 4.900 pessoas, entre exposição, oficinas, festas e cinemas. Foram apresentados 80 filmes nas duas salas de cinema do São Jorge.

Em 2011 o festival durou seis dias, exibiu 78 produções dos oito membros da Comunidade de Países da Língua Portuguesa, que foram vistas por mais de 3.000 espetadores.

O FESTin foi criado em 2010 com o objetivo de celebrar e fortalecer a cultura de expressão portuguesa através do cinema, num ambiente de partilha, intercâmbio e inclusão social. O festival é organizado pela Padrão Actual, em coprodução com a EGEAC – Cinema São Jorge.

Programação completa

Regulamento do FESTin 2013