REGULAMENTO

Regulamento geral do FESTin

O FESTin– Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa – tem por objectivo promover as produções audiovisuais de expresão lusófonas, sem fins lucrativos.

Disposições Gerais

1 – Os filmes participantes do Festival são de língua portuguesa.
2 – Haverá uma pré-seleção.
3 – Quanto ao enquadramento dos filmes:

Longa-Metragem

3 – 1. Para participar na categoria longa-metragem o filme deve preencher os seguintes requisitos:
Ter sido finalizado entre Janeiro de 2008  até 31 janeiro de 2011.
Ter duração mínima de setenta (70) minutos.
Não há restrições quanto a temas ou gêneros.

Curta-Metragem

3 – 2. Para participar da competição na categoria curta-metragem o filme deve preencher os seguintes requisitos:
Ter sido produzido entre Janeiro de 2008  a Janeiro de 2011.
Ter duração de até vinte e cinco (25) minutos.
Não há restrições quanto a temas ou gêneros.

3.3 – Filmes que possuam entre 26 e 69 minutos serão considerados média-metragem.
Os média- metragem poderão ser exibidos nas sessões de curtas ou longas e o critério será definido pela equipe da programação.

5 – O FESTin é itinerante. Cada edição será realizada num país de língua portuguesa podendo candidatar-se a sediar o próximo festival qualquer país parceiro de acordo com o seu interesse e viabilidade de recursos.

6 – A comissão é responsável por estabelecer contatos e parcerias com organismos não governamentais, públicos ou privados, que venham a colaborar na realização do evento.

7 – A premiação será conferida exclusivamente a produções em língua portuguesa. O Troféu denominado “NAU” será entregue no encerramento do FESTin .

8 – Para participar no festival, o candidato deverá preencher uma ficha de inscrição. O filme indicado deve atender aos seguintes requisitos:

8 – 1. Ter sido finalizado entre 01 de Janeiro de 2008 a Janeiro 2011, a partir de Mini – DV, DV CAM, U- Matic Digital, Beta CAM.

8 – 2. Caso o filme seja seleccionado para exibição no FESTin, deverá apresentar uma cópia em suporte digital para que se possa estabelecer comparabilidade com os demais.

8 – 3. Todas as obras participantes devem ter cópias em VHS/NTSC ou DVD.

8 – 4. Não há restrições quanto a temas ou gêneros.

8 – 5. As inscrições vão até 15 Janeiro de 2011. A ficha deverá ser preenchida pelo produtor do filme ou seu representante legal, e estará disponível no site oficial do FESTin. Uma cópia em DVD do filme deverá ser enviada com data de postagem de até 15 de Janeiro de 2011 para a sede do festival.

8 – 6. Para além da cópia em VHS ou DVD e da ficha de inscrição preenchida, os participantes deverão enviar o seguinte material promocional em arquivo digital: sinopse, três fotos em alta resolução do filme, biografia, foto e filmografia do diretor e ainda dois pôsteres ou outro material gráfico promocional disponível.
8 – 7. Os filmes inscritos após a data-limite serão estudados pela comissão/curadoria.

Da Selecção dos Filmes

9 – Parágrafo único: A comissão executiva do evento ficará responsável pela seleção dos filmes.

9-1. A divulgação dos filmes selecionados será feita via internet até o dia 15 de Fevereiro 2011. Para exibição durante o Festival, os produtores ou seus representantes legais, dos selecionados, deverão enviar uma nova cópia caso a primeira não tenha a qualidade necessária e esta deverá chegar à comissão até ao dia 28 de  Fevereiro de 2011.

9-2. Os filmes são cobertos por um seguro feito pelo FESTin. desde que a comissão executiva do Festival  os receba oficialmente até ao momento em que os devolvem aos endereços comunicados pelos produtores, salvo os casos descritos em 9.1.

9-3. As despesas com transporte e impostos dos vídeos e materiais enviados para seleção correm por conta dos produtores e/ou de seus representantes legais. O FESTIn  só irá devolver os vídeos enviados para a seleção quando o interessado arcar com as respectivas despesas, devendo este orientar o transporte e se responsabilizar pelos custos de devolução.

9-4. A comissão organizadora do FESTIn não se responsabilizará por imagens ou músicas de terceiros utilizadas nos filmes inscritos, sendo que todo e qualquer ônus por problemas de direitos autorais são responsabilidade dos  produtores.

10 – Com o objetivo de promover o FESTIn, salvo restrição expressa por parte do produtor, fragmentos das obras selecionadas poderão ser exibidas, num prazo igual ou inferior a 365 dias do recebimento do filme por parte da produção do evento, em salas de cinema, redes de TV abertas ou fechadas e sessões não comerciais. A restrição deverá ser colocada em formulário próprio e enviada ao FESTIn  no ato da inscrição do filme.

10 – 1. Os filmes vencedores poderão também ser exibidos no site do Festival e em mostras do FESTIn que poderão acontecer nos países de língua portuguesa parceiros, depois da realização do evento.

Da Premiação

11 – O troféu NAU será conferido nas seguintes categorias:

11 – 1. Longa-Metragem – Ficção / Documentário.
11 – 2. Curta-Metragem – Ficção / Animação / Documentário.
1 – 3. Melhor filme do Júri Popular.

Do Julgamento

12 – A comissão executiva do Festival convidará, para fazerem parte do júri, profissionais de notório saber na área do cinema e do audiovisual, que serão responsáveis pela decisão final na escolha dos premiados.

12 -1 Os jurados responsáveis pelo troféu irão reunir-se em sessões exclusivas durante os três primeiros dias do FESTIn. Quando o resultado final sair, os vencedores serão informados pela produção do evento, para que possam agilizar em até 03 (três) dias as suas viagens para participarem no evento, possibilitando assim o comparecimento na cerimônia de premiação que ocorre sempre no último dia do festival.

Da Decisão do Júri
13 – A decisão do júri é soberana e incontestável.

Dos Casos Omissos
14 – Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela comissão executiva do FESTin.

Arquivo para download (PDF)

Leave a Reply