Mostra Cinema Brasileiro

Além do Homem

Brasil, 2018, 100 min., Ficção
Dia 21 Maio, Terça-Feira | 21h30 | Cinema City Alvalade | Sala 2 | Com presença de Willy Biondani


Realizador: Willy Biondani
Com: Sergio Guizé, Débora Nascimento, Otávio Augusto, Fabrício Boliveira
Trailer

Sinopse: O antropólogo francês Marcel Lefavre é comido por canibais e desaparece no Brasil, deixando para trás seu diário inacabado. Seu discípulo a contragosto, Alberto Lupo, escritor brasileiro que vive na Europa, retorna ao país de origem para terminar seu trabalho. Na paisagem, na cultura e na figura feminina de Betania, Alberto se depara com tudo aquilo que o fez fugir: o poder da natureza e a essência da vida. É o início de sua transformação.

Biografia do Realizador: Willy Biondani começou sua carreira como fotógrafo. Teve seu trabalho exibido em lugares como Roma Bienale e MASP. Viveu 6 anos em Paris, onde começou a trabalhar também como diretor de cinema. Willy realizou uma série de curtas-metragens e filmes de TV, notadamente Nocaute e Noites brancas em um sábado de glória. Também realizou uma premiada adaptação do livro clássico de Guimarães Rosa – Grande Sertão Veredas – Diadorim & Riobaldo. Desde 2005, ele é um dos sócios e diretor de cena da Bossa Nova Films. Além do Homem é seu primeiro longa-metragem.


Cine Holliúdy 2 – A Chibata Sideral!

Brasil, 2017, 101 min, Ficção
Dia 19 Maio, Domingo | 19h30 | Cinema City Alvalade | Sala 2


Realizador: Halder Gomes
Com: Edmilson Filho, Miriam Freeland, Roberto Bomtempo, Falcão, Samantha Schmutz, Chico Díaz
Trailer

Sinopse: Pacatuba (Ceará, Brasil), anos 80. Com a massificação da TV, Francisgleydisson, apaixonado pela sétima arte, vê-se obrigado a fechar o seu querido Cine Holliúdy. Sempre comprometido com seus projetos e decidido a salvar a situação, ele vai se meter em uma das maiores confusões de sua vida, ao produzir um filme de alienígenas usando, como atores, os habitantes da cidade.

Biografia do Realizador: Halder Gomes é realizador, produtor e guionista cearense, ficou conhecido por suas curtas-metragens Cine Holiúdy – O Artista Contra o Caba do Mal (2004) e Loucos de Futebol (2007). Dirigiu, ao lado de Glauber Filho, o drama espírita As Mães de Chico Xavier (2011). Em 2013, seu longa Cine Holliúdy, lançado com legendas fora do Ceará para que o público brasileiro compreendesse o cearencês, foi grande sucesso de público no país. Nos anos seguintes continuou a investir no gênero comédia com O Shaolin do Sertão, Os Parças e Cine Holliúdy 2.


Chorar de Rir

Brasil, 2018, 104 min., Ficção
Dia 21 Maio, Terça-Feira | 18h30 | São Jorge | Sala Manoel de Oliveira | Com presença de representante


Realizador: Toniko Melo
Com: Leandro Hassum, Monique Alfradique, Otávio Müller, Natalia Lage, Rafael Portugal
Trailer

Sinopse: Nilo Perequê é o maior comediante do país. Sucesso absoluto na TV e na Internet, possui uma legião de fãs, coleciona prêmios, dinheiro e rivais. O maior deles, Jotapê Santana, vive em guerra com o humorista e é capaz de tudo para tomar o seu lugar. Mas o maior inimigo de Nilo é ele mesmo. Quando percebe que ninguém mais o leva a sério, nem sua família atrapalhada, nem o seu grande amor, Nilo parte em uma aventura de chorar de rir para reconquistar o sucesso.

Biografia do Realizador: Toniko Melo iniciou a carreira com a realização de inúmeros videoclipes de artistas, como Caetano Veloso, e grupos como Legião Urbana e Blitz. Em 2008, realizou três episódios da série Som & Fúria para a Rede Globo e foi co-realizador, com Fernando Meirelles, do filme Som & Fúria. Em 2010, lançou seu primeiro longa-metragem, VIPs, protagonizado por Wagner Moura e vencedor de quatro prémios no Festival do Rio de 2010, entre eles o de Melhor Filme.


Fado Tropical

Brasil / Portugal, 2019, 90 min., Ficção
Dia 22 Maio, Quarta-Feira | 19h30 | São Jorge | Sala 3 | Com presença de Cavi Borges, Patricia Niedermeier, Jorge Caetano, Felipe Bond e Úrsula Corona


Realizador: Cavi Borges
Com: Patricia Niedermeier, Jorge Caetano, Felipe Bond e Úrsula Corona

Sinopse: Dois irmãos se reencontram em Lisboa para jogar as cinzas do seu pai em três lugares de Portugal. Essa viagem abre questões afetivas entre os irmãos, onde o passado e o presente se encontram.

Biografia do Realizador: Cavi Borges é diretor e produtor da Cavideo Produções, locadora especializada em filmes de artes que depois virou produtora e distribuidora de filmes independentes. Já realizou 13 longas e 52 curtas. Destacam-se o curta A Distração de Ivan, que participou da semana da Crítica em Cannes, e o longa Cidade de Deus – 10 Anos Depois, que rodou mais de 90 festivais e ganhou 15 prêmios. Cavi Borges se tornou grande referência do cinema independente brasileiro, tendo produzido mais de 200 filmes em 10 anos de trabalho.


Mãe

Brasil, 2018, 82 min., Ficção
Dia 16 Maio, Quinta-Feira | 19h30 | Cinema City Alvalade | Sala 2 | Com presença de representante


Realizadora: Adriana Vasconcelos
Com: Ana Cecilia Costa, Sura Berditchevsky, Lisa Eiras, Carmem Manfredini, Bruno Torres, João Antonio, Maria Eduarda Esteves, Raíssa Vasconcelos
Trailer

Sinopse: Madalena é mãe de Sônia, que é mãe de Julia, que é mãe de Camila. Uma família de mulheres tão diferentes, porém presas a acontecimentos e tragédias tão interligadas. Próximas em parentesco, distantes pela fatalidade. Uma história onde a realidade invade a ficção. Mãe é um filme que trata das relações familiares, de como cada mulher lida com a maternidade e de temas de forte teor dramático. Toda a história é tratada com uma linguagem que foge ao piegas e procura um olhar de intimidade com as personagens e suas dores.

Biografia da Realizadora: Adriana Vasconcelos é cineasta graduada em Cinema e com Mestrado em Arte pela UnB, sócia da empresa AGRIDOCE FILMES, guionista profissional, participou de comissões julgadores em Festivais e editais e além de curadoria de Mostras. Estreou em 2004 como diretora com a curta Só Sofia (16mm). Sua segunda e terceira curta, Senhoras (35mm/2010) e Fragmentos (2015), foram selecionadas para diversos festivais, em Cuba, França, Brasil e Portugal. Mãe é o seu primeiro longa.


O Último Jogo

Brasil / Argentina / Colômbia, 2018, 100 min., Ficção
Dia 21 Maio, Terça-Feira | 20h30 | Cinema São Jorge | Sala 3 | Com presença de Roberto Studart


Realizador: Roberto Studart
Com: Pedro Lamin, Bruno Belarmino, Betty Barco, Norberto Presta, Juliana Schalch
Trailer

Sinopse: Dois vilarejos separados por 9km e uma rivalidade ferrenha. Do lado brasileiro, os habitantes de Belezura, uma pequena cidade que vive de empregos na indústria moveleira, está prestes a encarar dois eventos que mudarão suas vidas: o fechamento da fábrica e a última partida de futebol contra os arquirrivais argentinos do povoado vizinho, o que para eles torna-se a última partida de futebol antes do fim do mundo. E em um ponto todos concordam – é preciso vencer, nem que para isso tenham que dar a própria vida.

Biografia do Realizador: Roberto Studart dividiu sua vida entre o Brasil e os Estados Unidos, da Bahia para Michigan e depois para a Califórnia, onde cursou pós-graduação em Cinema pela UCLA. De volta ao Brasil, atuou como assistente de direção nas maiores produtoras de São Paulo, até a sua estreia como realizador, com o documentário Pra Lá do Mundo, finalista da 36ª Mostra de Cinema de São Paulo, em 2012. Em 2016, seu segundo documentário, Mad Dogs, participou de diversos festivais internacionais, entre eles o Sheffield Doc Fest (Inglaterra) e Santa Barbara International Film Festival (Califórnia). O Último Jogo é o seu primeiro longa de ficção.


Sai de Baixo – O Filme

Brasil, 2018, 83 min., Ficção
Dia 22 Maio, Quarta-Feira | 21h30 | Cinema São Jorge | Sala Manoel de Oliveira | Premiação e Sessão de Encerramento | Com presença de Miguel Falabella e Marisa Orth


Realizadora: Cris D’Amato
Com: Miguel Falabella, Marisa Orth, Aracy Balabanian, Luis Gustavo, Tom Cavalcante, Cacau Protásio

Sinopse: Depois de uma longa temporada na prisão, Caco Antibes volta ao Largo do Arouche para descobrir que todos estão mais falidos do que nunca. A família foi despejada do apartamento e, como se não bastasse, está morando de favor com o porteiro Ribamar. Como algumas coisas nunca mudam, não demorou muito até Caco meter a família inteira em uma nova roubada. Ao lado de Magda, Ribamar, Vavá, Cassandra e Cibalena, o trambique desta vez será a nível internacional e ninguém vai querer ficar de fora deste esquema.

Biografia da Realizadora: Cris D’Amato é cineasta brasileira e iniciou sua carreira no teatro. Foi primeira assistente de direção de Tizuka Yamasaki, Tânia Lamarca e José Joffily, diretores de dramaturgia da rede Manchete. No cinema, foi primeira assistente de diversos realizadores em filmes como Tainá, uma Aventura na Amazônia (2000), de Tânia Lamarca e Sérgio Bloch, e Se Eu Fosse Você 2 (2009), de Daniel Filho. Em 2007, realizou seu primeiro longa-metragem, Sem Controle. Em 2009, voltou a trabalhar com Daniel Filho como diretora assistente de Chico Xavier (2010). Depois realizou comédias de grande sucesso de público, como SOS – Mulheres ao Mar (2014).