Estão abertas as inscrições para a 8ª edição do Festival de Cinema Itinerante em Língua Portuguesa (FESTin), realizado anualmente na cidade de Lisboa, para candidatura de produções cinematográficas nos formatos de longas-metragens de ficção e documentário e curtas-metragens de ficção.
O pré-requisito para candidatura de longas e curtas metragens é que seja falado em língua portuguesa. Sua programação é composta produções oriundas dos nove países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. É composto por duas mostras Competitivas e uma programação diversificada de mostras paralelas, que inclui Maratona de Documentários, Mostra de Cinema Brasileiro de Longas e Curtas-Metragens, Festinha (dedicado a infância), Mostra de Inclusão Social e Festin+ (dedicado a 3ª idade).
Ao longo de sua história o FESTIn já exibiu mais de 670 filmes, de ficção e documentário; curtas, medias e longas. Sua programação é constituída também por atividades paralelas voltadas ao diálogo, a difusão e a formação no âmbito do audiovisual. Além das tradicionais mostra competitivas de longas e curtas-metragens, para a 8ª edição, o conteúdo infantil passa a integrar a sessão de competição, como forma de incentivar a produção cinematográfica voltada para a infância.
Habitualmente, estão previstas premiações em dinheiro para os vencedores. Em 2016, a premiação do FESTin foi de um montante de 5.000 euros. O prazo final para a receção dos filmes é o dia 15 de novembro.
A 8ª edição trará novidades. A primeira é que o Festival passará a ser no mês de março, entre os dias 01 e 08, aproveitando a data para dedicar o evento as mulheres no cinema. Os filmes para a infância, na Mostra FESTinha passam a ser competitivos, como forma de incentivar a produção para este segmento.
O Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa tem se constituído como referência no setor, por ser o único evento em Portugal dedicado exclusivamente à cultura cinematográfica lusófona. O idioma está apenas relacionado com os aspetos da comunicação dos países, com as imagens sócio-culturais e o pensamento dos povos.
O Festival FESTin é um evento internacional dedicado do segmento do audiovisual, busca fomentar a difusão, a interculturalidade, a inclusão social e o intercâmbio cultural, através da realização de um Festival de Cinema comprometido com a divulgação de diferentes culturas e práticas de respeito à diversidade presente na matriz da língua portuguesa.
As inscrições para a 8ª edição decorrem até 15 de novembro.
O regulamento está disponível aqui.