FESTin voa para São Tomé com a STPAirways

FESTin voa para São Tomé com a STPAirways
Os voos para a Europa da STPAirways são operados pela euroAtlantic Airways
Os voos para a Europa da STPAirways são operados pela euroAtlantic Airways

O FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa voa mais uma vez para África, em companhia da STPAirways Transportes Aéreos de São Tomé e Príncipe, com destino a São Tomé, capital do país São Tomé e Príncipe, leva na bagagem uma mostra de filmes adultos e infantis, exibidos nas últimas edições, e uma programação de oficinas e palestra. Toda a programação é gratuita.

O evento decorrerá entre os dias 20 a 23 de Setembro, nos Centros Culturais da Embaixada do Brasil e da Embaixada de Portugal.

Cena de ”Cartas de Amor São Ridículas”
Cena de ”Cartas de Amor São Ridículas”

A itinerância do FESTin em São Tomé arranca no dia 20, às 18h, no Centro Cultural Brasil-São Tomé e Príncipe, como o Filme” Cartas de Amor São Ridículas” da realizadora brasileira Alvarina Souza e Silva.

Serão apresentados 12 filmes e uma programação dedicada a infância, com uma Mostra FESTinha. A programação de formações conta com duas oficinas, uma de documentário e outra de produção de eventos, dedicada especialmente a jovens.

O realizador português João Cayatte acompanhará a equipa do FESTin e apresentará seu filme “Quando os lobos uivam”, no dia 23 as 18h, no encerramento das atividades, a decorrer no Centro Cultural Português | Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, onde fará uma palestra sobre: análise, reflexão e produção fílmica a partir da vivência de uma produção, cuja temática seja as diferenças sob a ótica dos direitos humanos.

Cena do filme “Quando os lobos uivam” (Portugal)
Cena do filme “Quando os lobos uivam” (Portugal)

João Cayatte licenciou-se na Escola Superior de Cinema e começou por trabalhar como primeiro assistente de realização em longas-metragens, tendo colaborado com Claude Miller, Walter Sales Jr., Charles Sturridge, Manoel de Oliveira, Roberto Faenza e John Malkovitch, entre outros.

Em 2017, o FESTin chegará a sua 8ª edição em Lisboa, estando com as inscrições abertas até 15 de novembro. É o único festival de cinema itinerante dedicado à lusofonia e com produções oriundas de várias partes do planeta, especialmente dos nove países da comunidade de língua portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

As atividades em São Tomé são gratuitas e a programação completa está disponível em https://festin-festival.com/itinerancias/sao-tome/.

LOGO_STP (2)