Inclusão Social pelo Cinema

À semelhança das edições anteriores mantém-se a Mostra Inclusão Social pelo Cinema que, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da EDP, reúne um conjunto de 12 curtas-metragens de âmbito social, com destaque para a apresentação do filme A Balada do Mocho e do primeiro filme da Turma do Bem realizado em Portugal – Lá e Cá. A Turma do Bem é composta por um conjunto de dentistas do Brasil, de dez países da América Latina e de Portugal que se juntaram para dar tratamentos de estomatologia gratuitos a crianças carenciadas. A sua missão é mudar a perceção da sociedade na questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socioambiental da sua atividade.

Mostra Inclusão Social pelo Cinema
HORÁRIO: 12 Maio, 11h30 (Sala 3)


A FANTÁSTICA VIDA DE BAFFUS BAGUS BAGARIUSA FANTÁSTICA VIDA DE BAFFUS BAGUS BAGARIUS
Brasil, 2011, 13,36′
Realização: Alexander S. Buck

HORÁRIO: 12 Maio, 11h30 (Sala 3)

Exilado do mundo da fantasia, Baffus Bagus Bagarius vaga pelas ruas de uma grande metrópolis.
Trailer: www.youtube.com/watch?v=QoU_BAaLEac

 


A BALADA DO MOCHOA BALADA DO MOCHO
Portugal, 2012, 10′
Realização: Francisco Baptista e jovens da Quinta do Mocho

Ficção escrita e realizada por jovens moradores do bairro da Quinta do Mocho, com idades compreendidas entre os 9 e 15 anos. Olhares e vivências transportados para a tela, pela linguagem cinematográfica, onde entre outros temas se abordam as relações afetivas. Apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação EDP, este filme é uma parceria entre o FESTin e a Associação Unida e Cultural da Quinta do Mocho, com o apoio do Projecto Esperança e o Projecto Olhares em Foco.

HORÁRIO: 12 Maio, 11h30 (Sala 3)


ALL YOU NEED IS LOVE ALL YOU NEED IS LOVE
Brasil, 2010, 17,30′
Realização: Wagner Depintor

Sérgio é um garoto que anda sozinho pelas ruas de uma cidade hostil e ainda desconhecida. Numa espécie de ritual de iniciação, precisa de acertar na sua primeira vítima para ganhar o respeito de seus colegas mais velhos.
Localizado o alvo, Sérgio esconde-se a aguarda. Quando a vítima finalmente aparece, prepara-se para puxar o gatilho… Porém o plano muda quando, descoberto por dois seguranças, foge apavorado. Durante essa corrida damo-nos conta que o verdadeiro ‘alvo’ do filme são questões como a incoerência entre a aparência e as múltiplas camadas da realidade. Acompanhada pelo ritmo da trilha sonora original inspirada no famoso leitmotiv dos Beatles, esta fábula urbana, que rima em rap sem gritar, que toca questões como o preconceito de forma poética e leve, recorda-nos que nem sempre tudo é o que parece ser.
Premiado no London Lift-Off Film Festival e no Curta Carajás Festival de Cinema.

HORÁRIO: 12 Maio, 11h30 (Sala 3)

Site: curtametragemallyouneedislove.blogspot.com/
Trailer : vimeo.com/14239740


BANQUETE EM TRANSE BANQUETE EM TRANSE

Brasil, 2011, 5,11′
Realização: Thalles Chaves.

Um inusitado almoço em um movimentado cruzamento de uma grande cidade.

HORÁRIO: 13 Maio, 11h30 (Sala 3)

 

 


CASA DAS HORASCASA DAS HORAS
Brasil, 2010, 18,56′
Realização: Heraldo Cavalcanti

O filme conta a história de Dona Celeste (Nicete Bruno), uma mulher esquecida pelo filho, que descobre num serviço de telemarketing uma forma de aplacar sua solidão. Celeste percebe que por falta de tempo, ninguém mais olha para o céu, os brigadeiros agora vêm em lata, e a cidade perdeu o seu cheiro, que vinha dos jardins, que não existem mais.

HORÁRIO: 12 Maio, 11h30 (Sala 3)

Site: acasadashoras.snappages.com
Trailer: www.youtube.com/watch?v=1r7wHF1s7r0


DE DENTRO DESSA CASADE DENTRO DESSA CASA
Brasil, 2011, 9,20′

O vídeo mostra o quotidiano dos adolescentes internos na Fundação Casa Rio Piracicaba a partir do ponto de vista dos próprios adolescentes. A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) é uma instituição vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania no Brasil e foi criada com o objetivo de aplicar medidas socioeducativas de acordo com as diretrizes e normas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Os adolescentes que produziram esse vídeo participaram das oficinas de audiovisual ministradas em parceria com o CEDAP – Centro de Educação e Assessoria Popular – que realizada projetos de arte-educação nas unidades. Dentro do contexto em que estão inseridos dentro da instituição, os adolescentes envolvidos nesse projeto buscaram apresentar um possível da sua própria realidade."

HORÁRIO: 12 Maio, 11h30 (Sala 3)


Lá e CáLÁ E CÁ
Brasil, 2011, 19′
Realização: Lígia Feliciano

Lá e Cá é o primeiro documentário da Turma do Bem em Portugal. Produzido em 2011, com o apoio da Fundação EDP, este documentário relata a história de Alícia, uma jovem de 12 anos que sofria com problemas dentários gravíssimos e necessitava de uma intervenção profunda e imediata.

Este documentário vem provar que a triste realidade da saúde oral em Portugal não é diferente do que se passa no Brasil. Porque "lá e cá" a realidade é a mesma!

HORÁRIO: 12 Maio, 11h30 (Sala 3)

 


Nada FaziNADA FAZI
Portugal, 2011, 20′
Realização: Filipa Reis e João Miller Guerra

Três investigadores iniciam a tese "10 Anos de Reinserção Social no Bairro Casal da Boba". A câmara de filmar usada na pesquisa é roubada e ao deambular de mão em mão regista um crime. Nada Fazi (É inevitável em crioulo) é um olhar partilhado de fragmentos do dia-a-dia de um bairro. Uma visão externa que se transforma numa viagem íntima pelas vivências de um grupo de jovens.
Este filme foi realizado no âmbito do projeto de sensibilização artística e formação em cinema KÊ LI KÊ LÁ. Financiado por Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação EDP.
Premiado no Fantasporto 2012.

HORÁRIO: 13 Maio, 11h30 (Sala 3)

Site: www.vende-sefilmes.com
Trailer: vimeo.com/36473336


O MendigoO MENDIGO
Brasil, 2010, 18,08′
Realização: Ricardo Rodrigues

Oscarito é um mendigo que aparece numa cidade com um violão de duas cordas e sente o drama das ruas. Com o dinheiro das esmolas compra dois bifes num talho para saciar o desejo de Bete, também moradora de rua. Depois do almoço, dorme e retorna a uma surpreendente e reveladora realidade.
Premiado no V Festival Internacional de Cinema Cine Cufa 2010, X Festival de Video Guaíba – 2011, I Festival de Cinema Nacional Cine Faces-RJ-2011, I Festival de Cinema Nacional de Petrópolis-2010.

HORÁRIO: 13 Maio, 11h30 (Sala 3)

Site: www.cinemadeguerrilha.com.br


O SEMEADOR DE LIVROS O SEMEADOR DE LIVROS
Brasil, 2010, 22′
Realização: Wagner Bezerra

Documentário sobre a vida do editor Xavier Cortêz, retirante nordestino que criou um império editorial (Cortez Editora) em São Paulo. Narrado na primeira pessoa, o documentário mostra os caminhos percorridos pelo editor, que, ainda muito jovem, deixou a então pequena cidade de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, em direção ao sul. O documentário descreve o engajamento de Cortez em causas político-sociais, a preocupação com os dilemas da sociedade brasileira – como no episódio em que teve a livraria assaltada e ofereceu livros infantis ao chefe do grupo, proferindo a frase "leva isso pros seus filhos, que assim eles terão uma vida diferente da sua" – bem como as dificuldades dos humildes migrantes que saem da região norte-nordeste e se instalam em São Paulo.

HORÁRIO: 13 Maio, 11h30 (Sala 3)

Trailer: www.youtube.com/watch?v=nJ1gBA–fpw


RETROVISORRETROVISOR
Brasil, 2010, 14,52′ minutos
Realização: Eliane Coster

Um garoto lava vidros de carros no farol para ajudar o pai, catador de lixo. Quando encontra um rolinho de filme fotográfico na rua, começa a fantasiar sobre o conteúdo das imagens ao mesmo tempo em que tenta revelar o filme.

HORÁRIO: 13 Maio, 11h30 (Sala 3)

Site: curtaretrovisor.wordpress.com/
Trailer: www.youtube.com/watch?v=uL4cK4ecVVw


Comments are closed.