FESTin Musical

A mostra FESTin Musical apresenta 6 filmes: os angolanos Festa de quintal: The Angolan Home Theatre e Outros Rituais Mais ou Menos, os brasileiros Batidas do Samba, Mamonas para Sempre e O Maestro das ruas, um mergulho na alma brasileira, além do documentário português Legados de José Afonso.


Batidas do SambaAS BATIDAS DO SAMBA
Brasil, 2011, 83′
Realização: Bebeto Abrantes
Participação: Wilson das Neves, Monarco, Nilo Sérgio, Paulão 7 cordas, Moacyr Luz e Grupo Fundo de Quintal

As Batidas do Samba mostra a evolução e as grandes revoluções rítmicas do ritmo na cidade do Rio de Janeiro, tomando como base os instrumentos de percussão. Essencialmente musical, o filme é conduzido pelo percussionista e sambista, que participa de rodas de samba com grandes nomes do samba carioca.
Site: www.cavideo.com.br

HORÁRIO: 16 Maio, 19h (Sala 3)


Festa de QuintalFESTA DE QUINTAL: THE ANGOLAN HOME THEATRE
+
FESTA DE QUINTAL
Angola, 2010, 40′ + 40′
Realização: Coreón Dú

Festa de Quintal – The Angolan Home Theatre é a primeira prestação de duas partes, que continua com Festa de Quintal, sobre a performance e o desempenho do povo angolano nas festas em casa. Na primeira parte deste documentário, um grupo de artistas em Angola, críticos, diretores de teatro, e especialistas em ciências sociais compartilhar sua própria experiência dos espetáculos sociais em festas de quintal. As entrevistas são destacadas pela exposição de música de Angola, dança e cultura social. A segunda parte, Festa de Quintal, concentra-se nos movimento, na dança e na linguagem corporal, não contendo praticamente nenhum diálogo.

HORÁRIO: 15 Maio, 22h (Sala 3)


Zeca AfonsoLEGADOS DE JOSÉ AFONSO
Portugal, 2010, 52′
Realização: César Atouguia, Filipe Carvalho e Marco Pereira

Documentário sobre a vida, obra e mensagem de José Afonso. O documentário gera a crítica/comentários feitos por José Afonso sobre a sociedade portuguesa ante e pós-25 de Abril. José Afonso, autor da música mais emblemática da Revolução de Abril, abriu portas para a liberdade. Foi um homem sem fronteiras, deixou saudade e amigos por onde passou. As suas músicas divulgam a mensagem, vertical e coerente, a verdade social. O documentário contém as imagens da maioria das declarações e artigos acerca de José Afonso nos jornais das épocas de 1974/1987.

HORÁRIO: 16 Maio, 16h30 (Sala 3)

 

 


O MAESTRO DAS RUAS,O MAESTRO DAS RUAS, UM MERGULHO NA ALMA BRASILEIRA
Brasil, 2010, 70′
Realização: Dudu Fagundes

Um músico que vivia em grandes dificuldades resolve ganhar a vida fazendo partituras para registo numa calçada em frente à universidade federal de música do Brasil, o único órgão do país responsável pelo registo autoral. Depois de muito sofrimento, muitas vezes sem ter o que comer e como voltar para sua casa, é surpreendido pela riqueza artística do seu povo. Uma gente que sofre, mas que se renova através de suas histórias e de sua música. Esse músico resolve matricular-se na melhor faculdade de cinema do país com o intuito de imortalizar os personagens encontrados por ele nas ruas e vielas de um Brasil que o próprio Brasil desconhece e assim apresentar: "O Maestro das Ruas, Um Mergulho Na Alma Brasileira".

HORÁRIO: 15 Maio, 16h30 (Sala 3)

Entrevista a Dudu Fagundes: www.youtube.com/watch?v=HtYJx86-seU


MamonasMAMONAS PARA SEMPRE
Brasil, 2011, 84′
Realização: Cláudio Kahns

Documentário que narra a história da banda Mamonas Assassinas, cuja meteórica carreira – de oito meses e mais de 3 milhões de discos vendidos – foi interrompida pelo acidente aéreo que culminou na morte de seus cinco integrantes, chocando e comovendo o Brasil.

HORÁRIO: 15 Maio, 18h30 (Sala Manuel Oliveira)

Trailer: www.youtube.com

 


OUTROS RITUAIS MAIS OU MENOSOUTROS RITUAIS MAIS OU MENOS
Angola, 2012
Realização: Jorge António

Documentário sobre a preparação da temporada 2009 da Companhia de Dança Contemporânea de Angola.

HORÁRIO: 12 Maio, 22h (Sala 3)

Excertos: www.youtube.com/watch?v=0D4QiVvRk54