“POLÍTICAS PARA O CINEMA EM LÍNGUA PORTUGUESA”

QUI 05 | 16h30 | Inspira Liberdade Boutique Hotel e Transmissão Online

Inscreva-se gratuitamente para participar.

Um encontro entre instituições públicas e organizações civis do setor audiovisual — incluindo festivais — para debater políticas públicas, parcerias estratégicas, desafios e oportunidades na construção de um cinema em língua portuguesa mais integrado, colaborativo e representativo.

INTERVENIENTES:

Paulo Alcoforado (BR – ANCINE)
Paulo Alcoforado é Diretor da Agência Nacional do Cinema (ANCINE), no exercício de seu segundo mandato, tendo também exercido os cargos de Superintendente de Fomento e Secretário de Políticas de Financiamento da ANCINE e de Diretor da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Participou da implantação e
coordenação executiva dos Programas DOCTV Brasil e DOCTV América Latina, tendo liderado a implantação do Programa DOCTV CPLP.

Elizandra Barbosa (CV- ACACV) 
É diretora executiva e Cofundadora da Cabo Verde Global Business. Licenciada em Relações Comerciais Internacionais, tem um MBA com especialização em Comércio Internacional e Pós-graduação em Turismo e Desenvolvimento de Negócios pelo Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo do Porto, em Portugal. Integra a Global Chamber como Conselheira para o mercado de Cabo Verde e é delegada da Associação Internacional para a Cooperação e
Desenvolvimento Turístico. Trabalha na dinamização de Organizações da Sociedade Civil o Fidjuz di Cabral – Associação Sócio-cultural e Desportiva, a Associação de Jovens Empresários de Cabo Verde e foi eleita recentemente vice-presidente da ACACV – Associação do Cinema e Audiovisual de Cabo Verde.

Nuno Fonseca (PT – ICA)
Técnico no ICA, Instituto do Cinema e Audiovisual desde 2000, com funções de assessoria em assuntos e fundos europeus e internacionais, bem como em coprodução, estratégia, legislação e regimes de apoio financeiro. É corepresentante nacional no fundo europeu de apoio à coprodução Eurimages e assegurou também a representação em outras organizações internacionais. É professor adjunto convidado na área de Produção, na Escola Superior de Teatro e Cinema.

Márcio Blanco (BR – BRASIL FORUM)Professor do curso de Audiovisual da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutor e mestre em Comunicação na linha de Tecnologias de Comunicação e Cultura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Curador e coordenador geral do Festival Visões Periféricas e do Visões Lab, laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais. Autor do livro “Imagens da Pedagogia. Uma genealogia das relações entre cinema e educação no Brasil”. Desenvolve pesquisas e projetos de festivais, curadoria, cinema e educação com foco na produção audiovisual em escolas e periferias. Foi presidente do Fórum dos Festivais no biênio
2022/2024.

Clébio Viriato (BR)É diretor e produtor pós-graduado em Audiovisual em Meios Eletrônicos pela Universidade
Federal do Ceará. Foi Gerente do Sistema Estadual de Teatros do Ceará. Escreveu os livros: “Cinema de Pedra”, “Quando as Lâminas Cortam”, “A Filha do Sertão””. É membro da Academia Quixadense de Letras, ocupando a cadeira de Nº 08. Dirigiu os filmes “A Lenda do Gato Preto”, “Aboios da Fé”, “Os Sinos”, “O Auto da Camisinha”, entre outros. Atual Secretário de Cultura de Quixadá. Representante do FESTin no Brasil.

Stefano Savio (PT/IT)
Stefano Savio, colaborou no passado com a Cinemateca Portuguesa, foi coordenador de programação do LEFFEST. Foi também responsável pela programação e projeto do Espaço Nimas. Desde 2008 é o presidente da Associação ll Sorpasso, organizadora da Festa do Cinema Italiano, da Festa do Cinema Francês, do Luso! Mostra itinerante del cinema portoghese, e do Cine-Fiesta. Socio fundador da Risi Film, sociedade de distribuição que opera em Portugal, Itália e Brasil e que até 2023 geriu a plataforma Filmin em Portugal, e da Cinetoscópio, empresa focada na exibição cinematográfica.  

Mediação: Cristiana Giustino (BR)
É produtora e programadora cultural com quase 25 anos de experiência, especialmente no audiovisual. Participou da curadoria de festivais como Curta Cinema (Rio de Janeiro), Agenda Brasil (Milão) e FESTin (Lisboa). Colabora com instituições culturais nas áreas de arte digital, música e diversidade. À frente da Miseno Produções, desenvolve projetos em animação, cineconcertos e acessibilidade.