”HISTÓRIAS DE CONEXÃO COM A NATUREZA: O PAPEL DO AUDIOVISUAL”

QUI 05 | 14h | Inspira Liberdade Boutique Hotel e Transmissão Online

Inscreva-se gratuitamente para participar.

Em tempos de urgência ambiental, é essencial contar histórias que nos reconectem com o planeta. Por meio de obras e tecnologias que exploram o cuidado, a ancestralidade, a preservação e os modos de vida sustentáveis, o audiovisual revela a sua força como linguagem transformadora. O painel “Histórias de Conexão com a Natureza e o Papel do Audiovisual” propõe um espaço de reflexão e de inspiração, onde criadores, ativistas, estudiosos e espectadores se encontram para pensar o audiovisual como ponte entre o ser humano e o meio ambiente, como meio para provocar empatia, consciência ecológica e ação coletiva.

INTERVENIENTES:

 

Shirley Krenak (BR)
Pertencente ao povo Indígena Krenak é educadora e coordenadora pedagógica nos programas de extensão Núcleo de Agroecologia (Nagô) e Centro de Referência em Direitos Humanos. É co-fundadora da ANMIGA – Articulação Nacional das Mulheres Indígenas, Guerreiras da Ancestralidade, fundada em 8 de março de 2021. Atualmente, desenvolve projetos educacionais e de fomento à cultura indígena, sendo autora dos livros "A onça protetora" e "Krenak ererré". Coordena o Instituto Shirley Djukurnã Krenak, associação sem fins lucrativos criada para contribuir e assessorar atividades sociais, culturais e socioambientais. Também é cineasta com projetos como Sons que Curam e o filme Mulheres Indígena Biomas que será lançado em 2026.

Marinho Pina (GW) 
Cineasta, artista transdisciplinar, performer, poeta, músico e escritor. Atualmente, é assistente de investigação no Centro de Estudos sobre Mudança Socioeconómica e Território, em Lisboa, onde realiza o seu doutoramento sobre "Espaços Sagrados em Bissau". Desde 2017, colabora na Mediateca Abotcha, na Guiné-Bissau, com Filipa Cesár, Sana na N’Hada e Suleimane Biai, um programa de criação cultural de sonhos e utopias com a comunidade local. O filme “Ressonância em espiral”, de Filipa César e Marinho de Pina recebeu o Prémio Bibliotecas, atribuído pelo festival Cinéma du Réel, em Paris.

Talden Farias (BR)
Advogado e professor de Direito Ambiental da Universidade Federal da Paraíba e da Universidade Federal de Pernambuco. Pós-doutor e doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro com estágio de doutoramento sanduíche junto à Universidade de Paris 1 – Pantheon-Sorbonne. Autor de “Licenciamento ambiental” 2025 e de outras publicações nas áreas de Direito Ambiental e Urbanístico.

 Yanara Pessoa (BR)
Advogada da Superintendência de Administração do Meio Ambiente-Sudema há 14 anos. Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade pelo Instituto Federal de Educação da Paraíba e Mestre em Direito Econômico na Linha de Sustentabilidade e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba. Vencedora do prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva 2023 pelo Instituto Planeta Verde com o tema "A Preservação e Recuperação das Florestas Brasileiras mediante Pagamento por Serviço Ambiental Tutelado pelos Contratos Inteligentes Blockchain". Membro dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente dos Municípios de Campina Grande, Santa Rita e Bayeux na Paraíba e Cofundadora da 6BIOS Tecnologias Ambientais.

Karol Felicio (BR)
Karol Felicio é diretora de cinema com expertise em maternidade, infância, comunidades indígenas e tradições culturais. Dirigiu e roteirizou os documentários Travessia e O Legado de Keretxu, financiados por leis de incentivo. Jornalista formada pela Universidade de Vila Velha, no Espírito Santo, pós-graduada em Marketing Digital e com residência na Editora Abril, Karol tem vasta experiência em jornalismo, marketing e audiovisual, consolidada em curso de Direção Cinematográfica pela Bucarest Ateliê/SP.

Helena Freitas (PT)
Professora catedrática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) venceu o Prémio Ernst Haeckelda EEF pelos seus contributos para a ciência ecológica europeia, em 2024. Atualmente é coordenadora do Centro de Ecologia Funcional, supervisionando iniciativas na interseção da ciência, bem-estar social e sustentabilidade ambiental. A sua experiência abrange uma vasta gama de áreas científicas, incluindo ecossistemas mediterrânios, biologia de conservação, ecologia microbiana e políticas para a sustentabilidade. É titular da Cátedra UNESCO em Salvaguarda da Biodiversidade para o Desenvolvimento Sustentável. Recebeu a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique e o Prêmio Portugal Inspirador de Personalidade do Ano em Sustentabilidade, em 2022.

Pedro Soares (PT)
É Investigador Principal no Instituto Dom Luiz e Professor Auxiliar no Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia, ambos da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Nas últimas 3 décadas focou o seu esforço de pesquisa na modelação climática, nas alterações climáticas, na adaptação e mitigação às alterações climáticas, em energia e sustentabilidade, e inteligência artificial.

Mediação: Rosi Ferh (BR)
É produtora, atriz, documentarista, atuante e pesquisadora da palhaçaria feminina e dos povos originários. No jornalismo transitou por jornais e rádios durante 21 anos, conciliando com atividades teatrais, da música, filmes institucionais, curtas e documentários. Pela sua produtora Criola Filmes desenvolve projetos culturais, realizou a série “Krenak Vivos na Natureza Morta”, “Traço Urbano” e “A Arte de ser Músico”. Apresentou o programa “Patrimônio Scena 5.0” em co-produção com a Universidade de Coimbra.