Competição Documentários
Início do Fim
Angola, 2018, 84 min., Documentário
Dia 17 Maio, Sexta-Feira | 19h30 | Cinema City Alvalade | Sala 2
Realizador: Francisco Junior Gonçalves
Com: Políticos, militares e jornalistas
Trailer
Sinopse: Depois das primeiras eleições democráticas em 1992, os principais protagonistas da cena política angolana (MPLA e UNITA) continuaram a disputa pelo poder. A província do Bíe, como outras, ficou dividida, e os jornalistas estavam aí até 1994. Cinco anos depois, o governo do MPLA, com ajuda externa, dá ultimato a jornais.
Biografia do Realizador: Francisco Júnior Gonçalves é realizador e produtor independente. Na TPA (Televisão Pública de Angola), onde trabalha há mais de 20 anos, começou como redactor repórter, depois como operador de câmara e atualmente é diretor de programas.
Lusófonas
Brasil, 2018, 70 min., Documentário Dia 17 Maio, Sexta-Feira | 21h30 | Cinema City Alvalade | Sala 2 | Antestreia Internacional | Com presença de Carolina Paiva
Realizadora: Carolina Paiva
Com: Mulheres dos países lusófonos
Sinopse: Rodado no Brasil, Angola, Moçambique e em Portugal, o documentário investiga como a lusofonia consegue igualar e trazer as mulheres de três continentes, bem distintos, a uma só realidade. Suas dores, suas lutas, seus anseios, são iguais no mundo todo. Será que as mulheres lusófonas são diferentes?
Biografia da Realizadora: Carolina Paiva realizou diversas curtas, vídeos institucionais, programas de tv, longas-metragens de ficção e documentário, dentre os quais a série de ficção República do Peru (2015 e 2019) e a série documental Foliar Brasil doc (2014 e 2018). Participou da criação de um novo formato para reality show, na Endemol Globo (2005). Também realizou programas de tv de marketing político no Brasil por 9 eleições.
Marias da Sé
Portugal, 2018, 71 min., Documentário / Ficção
Dia 20 Maio, Segunda-Feira | 17h30 | Cinema City Alvalade | Sala 2 | Com a presença de Filipe Martins, João Reis, Carla Bolito e Lígia Roque
Realizador: Filipe Martins
Com: Carla Bolito, João Reis e Lígia Roque
Trailer
Sinopse: Um dia típico na Sé do Porto, entre turistas e a comunidade local. Há um grupo peculiar de mulheres que nos capta a atenção…
Biografia do Realizador: Filipe Martins é realizador, professor na Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) e investigador no Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, no grupo de Investigação Estética, Política e Conhecimento. Os seus filmes têm sido selecionados e premiados em diversos festivais de cinema. Codiretor e programador do festival internacional de cinema Family Film Project, que ocorre anualmente no Porto desde 2012.
Missão 115
Brasil, 2018, 87 min., Documentário
Dia 18 Maio, Sábado | 19h30 | Cinema City Alvalade | Sala 2
Realizador: Sívio Da-Rin
Com: Breno Guimarães
Trailer
Sinopse: Missão 115 foi o nome atribuído pelo DOI-CODI (órgão de repressão do exército durante a ditadura civil-militar) a uma suposta operação de vigilância no Rio de Janeiro, durante show musical no Riocentro pelo Primeiro de Maio de 1981. Na verdade, tratava-se de um atentado a bomba, frustrado, que visava sabotar a redemocratização do país. Pela primeira vez, um dos membros daquela equipe de terroristas, o ex-policial Claudio Guerra, conta em detalhes como a operação foi planejada e executada. Os trabalhos recentes da Comissão Nacional da Verdade também jogam novas luzes sobre o episódio e as sucessivas tentativas de apuração ao longo de mais de três décadas.
Biografia do Realizador: Diretor cinematográfico, realizou mais de vinte filmes e vídeos premiados em festivais, como os longas Igreja da libertação, Paralelo 10, Hércules 56 e Missão 115. Gravou o som de mais de 150 filmes. Ministrou cursos e oficinas sobre som para cinema e documentário. Publicou o livro Espelho Partido: tradição e transformação do documentário. Foi secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura entre 2007 e 2010 e Gerente Executivo da TV Brasil.
O Incerto Lugar do Desejo
Brasil, 2018, 71 min., Documentário
Dia 18 Maio, Sábado | 17h30 | Cinema City Alvalade | Sala 2
Realizadora: Paula Trabusi
Com: Maria Fernanda Cândido
Trailer
Sinopse: O Incerto Lugar do Desejo pretende expandir as fronteiras da compreensão do que é o Desejo: como ele se desenvolve, as diferentes maneiras como ele é simbolicamente construído e os confrontos que enfrenta no campo da subjetividade. O documentário tem como gatilho os embates internos de Ana Thereza, uma mulher madura tomada por um desejo arrebatador que desafia o aparente equilíbrio de sua vida.
Biografia da Realizadora: Cineasta e produtora, Paula Trabulsi é conhecida por sua aptidão especial em agregar talentos e assimilar culturas diversas. Em 2005 cofundou a BossaNovaFilms onde atuou por nove anos. É sócia desde 2014 do Caixa Belas Artes – complexo de cinemas considerado um ícone cultural da cidade de São Paulo. Em 2014 fundou o ASAS.BR.COM – Coletivo Internacional de Inteligência Criativa – que cria, desenvolve e produz conteúdo para cultura e entretenimento.
Saudade Mundão
Brasil, 2018, 90 min., Documentário
Dia 20 Maio, Segunda-Feira | 21h30 | Cinema City Alvalade | Sala 2 | Antestreia Internacional
Realizadoras: Julia Hannud e Catharina Scarpellini
Com: Ana Leia Casarote Milan, Elisabette Aparecida Florencida, Coringa, Sandra Regina M.M., Maria Aparecida Barbosa Moreira Faval (Nina)
Trailer
Sinopse: Saudade Mundão conta a história de 5 mulheres encarceradas que reflete a realidade de um sistema social desigual. Nina, Leia, Coringa, Sandra e Elisabette são detentas da Cadeia Pública de Franca, no estado de São Paulo. O documentário acompanha o dia-a-dia dessas vidas esquecidas e propõe uma reflexão sobre a complexidade e contradição da nossa sociedade. Além de dar voz à esta realidade esquecida, Saudade Mundão é uma grande imersão nas expectativas e frustrações dessas mulheres.
Biografia das Realizadoras: Julia Hannud foi diretora de produção em grandes produtoras como Bandeira Filmes, Novi Films (Sérvia), entre outras. Realizou a curta Call Boy (2016) e o doc Gabriel (2017). Produziu os longas Rio 2016 (2016), A Praia do Silêncio (2017) e The Beauty Contest (2017), de Srdjan Sarenac. Catharina Scarpellini fotografou a curta Epicuro e realizou outras duas curtas, sendo uma ficção e um documentário. Ao todo foram nove filmes como Diretora de Fotografia, sendo dois rodados em película, além de projetos pessoais de fotografia documental e publicidades.
Tarrafal – Dez Pancadas no Carril
Cabo Verde / Portugal, 2017, 81 min., Documentário
Dia 19 Maio, Domingo | 17h30 | Cinema City Alvalade | Sala 2 | Com presença de João Paradela
Realizador: João Paradela
Trailer
Sinopse: O documentário Tarrafal, Dez Pancadas no Carril, é uma reflexão cine-poética sobre a memória do Campo de Concentração do Tarrafal. Pretende sobretudo perceber o mecanismo da memória de um espaço que serviu para aniquilar pessoas que eram contra o regime salazarista e que depois serviu para outras atividades. Saber a importância do espaço na memória coletiva em Portugal, Cabo Verde, Guiné Bissau e Angola, países diretamente ligados ao espaço. Falar de um espaço que pertence ao nosso passado recente e que representa um dos momentos mais escuros e terríveis dessa mesma História. Perguntando, em última análise, se a continuação da existência do espaço físico do Campo de Concentração é um garante da memória da sua história e do seu papel como elemento de destruição da oposição ao Regime que ele representa.
Biografia do Realizador: João Paradela nasceu em Lisboa e tem Curso Superior de Cinema (Escola Superior de Teatro e Cinema). Vive em Cabo Verde desde 1999 onde, a convite do Ministério da Cultura deste país, trabalhou nos Encontros Internacionais de Cinema de Cabo Verde como coordenador. Trabalhou com diversos realizadores destacando-se: Fernando Matos Silva, Francisco Manso, Pedro Costa e João Cesar Monteiro, entre outros. Tarrafal – Dez Pancadas no Carril é a primeira obra pessoal.
O Pequeno Escritor
Moçambique, 2018, 96 min., Documentário / Ficção
Dia 21 Maio, Terça-Feira| 17h30 | Cinema City Alvalade | Sala 2 | Com presença de Julio Silva
Realizador: Julio Silva
Com: Luis Inhazio, Crimilde Fernandes, Carmen Silva, Robert Nollas, Sonia Tavares, Timoteo Rocha, Arsilia Gledes
Trailer
Sinopse: Numa aldeia Moçambicana vive uma criança que cresce apaixonada por livros. Para sobreviver e ajudar sua mãe, adquire livros na vizinhança e os memoriza para mais tarde os vender. Consegue atrair clientes usando a poesia… Sendo o alvo das atenções das escolas do bairro, surgem inimigos que fazem tudo para a derrubar. É um filme de tributo à literatura e à poesia Moçambicana.
Biografia do Realizador: Julio Silva nasceu em Moçambique, é Cineasta e Antropólogo Cultural, realizou 10 filmes de histórias reais falados em várias línguas locais. Criou uma linha cinematográfica rural feita de contos do povo, feitas com o povo, faladas na língua do povo e dirigidas ao povo.