Animal Político

Animal-_Politico_Marcelo-Lordello_500_png(QUINTA-FEIRA), 02 março, 20h30 | Sala 3

Brasil, 2016, 75 minutos, ficção [também em Competição de Longas]

Realizador: Tião

Com: Rodrigo Bolzan, Elisa Heidrich, Victor Laet

Sinopse: Uma vaca tenta se convencer de que é feliz. Numa noite, véspera de natal, a vaca confronta-se com uma sensação forte de vazio, algo estranho que nunca havia sentido. A crise a faz começar uma jornada por iluminação, em busca do seu verdadeiro eu.

Biografia do Realizador: Tião é um dos fundadores da Trincheira, produtora com base em Recife, Brasil. Dirigiu os filmes Eisenstein (2006), Muro (2008) e Sem Coração (2014). Os dois últimos receberam, entre outros, prémios de melhor curta-metragem na Quinzena dos Realizadores, em Cannes. Animal Político é sua primeira longa-metragem.

Quase memória

quase_memoria_500(SEGUNDA-FEIRA), 02 de março, 19h30, Sala Manoel de Oliveira

Brasil, 2015, 91 minutos, drama [também em Competição de Longas]

Realizador: Ruy Guerra

Com: Tony Ramos, João Miguel, Charles Fricks e Mariana Ximenes.

Trailer

Sinopse: Carlos é um homem condenado aos desassossegos da memória, que se encontra com ele mesmo, numa dobra de tempo. Carlos jovem está diante do esquecimento de Carlos velho, que já não se lembra sequer do próprio rosto. Recebem um estranho pacote. O nó que o amarra, o cheiro, a letra no envelope: a encomenda só poderia ter sido enviada por seu pai, Ernesto, morto há anos. Um pai que sempre criou situações inusitadas. Nesta dobra do tempo, há um Carlos que lembra e há um Carlos que esquece as suas divertidas memórias ao lado deste pai genialmente louco.

Biografia do realizador: Nascido em Moçambique, Ruy Guerra estudou na IDHEC – escola de cinema de Paris – e vive no Brasil há mais de cinquenta anos. Já realizou catorze longas-metragens, entre as quais Erendira (1983), A Ópera do Malandro (1985), O Veneno da Madrugada (2005). Ganhou dezenas de prémios e teve seus filmes exibidos em mais de duzentos festivais ao redor do mundo – Berlim, Cannes, Venice, San Sebastian, Toronto, Rotterdam e muitos outros.