Programação 2015

IRMÃ DULCE
15 de Outubro (Quinta-feira), 18h, Fundação Oriente – Díli
irma-dulce

Brasil, 2014, 107 minutos, Drama
Realização: Vicente Amorim
Com: Bianca Comparato, Regina Braga, Glória Pires, Sophia Pereira Brachmans, Lisandro Eduardo de Castro Oliveira, entre outros.
O filme narra a trajetória da beata indicada ao Nobel da Paz e chamada em vida de “Anjo Bom da Bahia” graças a sua dedicação abnegada aos necessitados, doentes e miseráveis. Capaz de atravessar Salvador de madrugada para amparar um menino de rua ou de pedir dinheiro a políticos em pleno palanque, Irmã Dulce enfrentou o preconceito, o machismo e os dogmas da igreja, além de sua própria doença respiratória, para construir sua obra social. Candidata à canonização, a religiosa reúne três qualidades definidoras dos brasileiros: fé, alegria e obstinação.


ASSIM ASSIM
16 de Outubro (Sexta-feira), 15h, Fundação Oriente – Díli

assim-assimPortugal, 2012, 97 minutos, Comédia
Realização: Sérgio Graciano
Com: Albano Jerónimo, Isabel Abreu e Nuno Lopes
Cinco personagens cruzam-se numa esplanada dando início a uma viagem pelas suas vidas. “Assim Assim” é um filme sobre relações, sobre aquilo que queremos para nós e o que não conseguimos alcançar. Entre boas e más relações, amores e complicações, tudo pode acontecer.


ELENA
16 de Outubro (Sexta-feira), 18h, Fundação Oriente – Díli

Brasil, 2012, 82 minutos, Docudramaelena2
Realização: Petra Costa

Com: Elena Andrade, Li An e Petra Costa
Elena viaja para Nova Iorque com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Deixa para trás uma infância passada na clandestinidade dos anos de ditadura militar e deixa Petra, a irmã de 7 anos. Duas décadas mais tarde, Petra também se torna atriz e embarca para Nova Iorque em busca de Elena. Tem apenas pistas: filmes caseiros, recortes de jornal, diários e cartas. A todo momento Petra espera encontrar Elena caminhando pelas ruas com uma blusa de seda. Aos poucos, os traços das duas irmãs se confundem, já não se sabe quem é uma, quem é a outra. A mãe pressente. Petra decifra. Agora que finalmente encontrou Elena, Petra precisa deixá-la partir.


AS AVENTURAS DO AVIÃO VERMELHO
17 de Outubro (Sábado), 10h, Fundação Oriente – Díli

as-aventuras-aviaoBrasil, 2014, 72 minutos
Realização: Frederico Pinto e José Maia

Com: Pedro Yan, Lázaro Ramos, Milton Gonçalves, Wandi Doratiotto, Fernando Alves Pinto, Zezeh Barbosa, Sérgio Lulkin
Filme de animação para o público infantil que conta a história de Fernandinho, um menino de oito anos que, através da sua imaginação, viaja pelo mundo supera os seus medos e faz descobertas que marcarão a sua vida para sempre. Adaptado a partir do livro homónimo de Érico Veríssimo.


QUITUPO, HOYÉ!
17 de Outubro (Sábado), 15h, Fundação Oriente – DíliQuitupo-Hoye

Moçambique, 2014, 63 minutos

Realização: Chico Carneiro e Rogério Manjate
Foi descoberta uma enorme reserva de gás natural na bacia do Rio Rovuma, ao norte de Moçambique. Esse gás será transformado e armazenado numa fábrica a ser construída na Península de Afungi, Distrito de Palma, habitado por 12 aldeias. Este documentário retrata como essas comunidades questionam a forma como serão reassentadas.


ARISTIDES DE SOUSA MENDES – O CÔNSUL DE BÓRDÉUS
17 de Outubro (Sábado), 18h, Fundação Oriente – Díli

aristidesPortugal, 2011, 90minutos
Realização: Francisco Manso e João Correa
Com: Vitor Norte,Carlos Paulo, Leonor Seixas, Manuel de Blas, João Monteiro, entre outros
Alexandra Schmidt, uma jornalista portuguesa, vai até Viana do Castelo para entrevistar o famoso maestro Francisco de Almeida, que vem a Portugal dirigir um último concerto. Aí e para grande surpresa do maestro, confronta-o com o seu verdadeiro nome, Aaron Apelman, que não consta da sua biografia oficial. A curiosidade da jornalista leva o maestro a recordar uma série de acontecimentos passados no longínquo mês de Junho de 1940, quando, ainda com esse nome, foi salvo da perseguição nazi pela acção do cônsul de Portugal em Bordéus, Aristides de Sousa Mendes.


COLEGAS
18 de Outubro (Domingo), 15h, Fundação Oriente – Díli

colegas
Brasil, 2012, 100 minutos, Ficção

Realização: Marcelo Galvão
Com: Ariel Goldenberg, Rita Pokk, Breno Viola, Lima Duarte, Leonardo Miggiorin, Juliana Didone, Marco Luque, Germano Pereira
Colegas é uma divertida comédia que aborda de forma inocente e poética coisas simples da vida através do olhar de três jovens com síndrome de Down, apaixonados por cinema. Um dia, inspirados pelo filmeThelma & Louise, resolvem fugir no Karmann-Ghia do jardineiro (Lima Duarte) em busca de seus sonhos: Stalone quer ver o mar, Márcio quer voar e Aninha busca um marido para se casar.


os-gatosSESSÃO ESPECIAL
OS GATOS NÃO TÊM VERTIGENS
Data a anunciar, Fundação Oriente – Díli

Portugal, 2014,124 minutos
Realização: António Vasconcelos | Produção: Tino Navarro
Com: Maria do Céu Guerra,João Jesus e Nicolau Breyner.

Jó é expulso de casa pelo pai no dia em que faz anos. Sem ter sítio para onde ir, refugia-se no terraço do prédio de Rosa,que acabou de perder o marido. Ele tem 18 anos e ela 73. Quem diria que ia ser amor à primeira vista?

 

logo-itinerancias-festin-timor-2015-site