Mostra de Documentários
Ex-Pajé
Brasil, 2018, 80 min., Documentário
Dia 22 Maio, Quarta-Feira | 17h30 | Cinema City Alvalade | Sala 2
Realizador: Luis Bologresi
Com: Perpera Suruí, Kabena Cinta Larga, Agamenon Suruí, Kennedy Suruí (Caciquinho), Ubiratan Suruí (Bira), Mopidmore Surui (Rone), Arildo Gapamé Surui, Martin A. Bleck (Pastor)
Trailer
Sinopse: Até o contato do povo Paiter Suruí com os brancos, em 1969, Perpera era um pajé poderoso. Após a chegada dos brancos, um pastor evangélico afirma que pajelança é coisa do diabo e Perpera perde seu papel na tribo, passando a viver com medo dos espíritos da floresta. Mas quando a morte ronda a aldeia, o poder de falar com os espíritos pode novamente ser necessário…
Biografia do Realizador: Luiz Bolognesi é realizador e guionista. Ex-Pajé é seu segundo longa. O primeiro foi o filme de animação Rio 2096, uma história de amor e fúria, vencedor do Prêmio Cristal de Melhor Filme no Annecy Animated Film Festival em 2013. Foi guionista de diversos longas, dentre os quais Bicho de Sete Cabeças (2001); Chega de Saudade (2007), em competição em Veneza 2008; Elis (2016); Como Nossos Pais, que estreou Berlim Panorama 2017; e Bingo, O Rei das Manhãs (2017).
Karingana – Licença para Contar
Brasil, 2017, 72 min., Documentário
Dia 21 Maio, Terça-Feira | 19h30 | Cinema City Alvalade | Sala 2 | Com presença de Fátima Pereira
Realizadora: Monica Monteiro
Com: Maria Bethânia, Mia Couto, José Eduardo Agualusa
Trailer
Sinopse: O documentário aborda o desenvolvimento da literatura de língua portuguesa no Brasil e continente africano, especialmente em Angola e Moçambique. Karingana é uma expressão de língua Tsonga usada sempre que um poeta ou contador de histórias inicia uma narrativa. É também um pedido de licença para contar. Entre músicas e livros brasileiros, ideias e desejos do outro lado do Oceano Atlântico, Maria Bethânia, Mia Couto e Agualusa são envolvidos em muitas palavras: brasileiras, portuguesas, angolanas, moçambicanas que criaram tantos mundos diferentes inventados na mesma língua
Biografia da Realizadora: Desde 1997, Monica Monteiro é diretora geral de todas as produções da Cine Group, considerando as produções nacionais e internacionais, como séries de TV, documentários e longas-metragens. Monica estreou na direção em 2016, na série Poesia e Prosa com Maria Bethânia, no canal brasileiro Arte1. Em 2017, fez seu primeiro longa, o documentário Karingana. No ano de 2018, realizou a série Filosofia e Música.
Prazer, Casa 08
Brasil, 2018, 74 min., Documentário
Dia 22 Maio, Quarta-Feira | 21h30 | Cinema City Alvalade | Sala 2
Realizadora: Ekatala Keller
Com: Anônimos
Trailer
Sinopse: Uma cineasta e astróloga, inspirada na intimidade do prazer, desvenda a natureza humana através de depoimentos e histórias reais, com base no mapa astral. O filme revela que, independente das particularidades de cada um, todos nós queremos a mesma coisa: amar e ser amado. Desejar e ser desejado. Prazer, quem é você?
Biografia da Realizadora: Esta é a primeira obra de longa-metragem da diretora Ekatala Keller. Um filme documentário comportamental, que teve como inspiração a expressão e liberdade sexual, e que trata da diversidade sexual do ser humano. Ekatala Keller é uma cineasta e astróloga brasileira residente na cidade do Rio de Janeiro.
Zuza Homem de Jazz
Brasil, 2018, 91 min., Documentário
Dia 22 Maio, Quarta-Feira | 19h30 | Cinema City Alvalade | Sala 2 | Com presença de Fátima Pereira
Realizadora: Janaina Dalri
Com: Zuza Homem de Mello, Egberto Gismonti, Bob Dorough, Steve Ross
Trailer
Sinopse: Na década de 1950, Zuza Homem de Mello foi estudar música nos Estados Unidos e conheceu as lendas do jazz da época nos bastidores. Após estágio na Atlantic Record, tornou-se aluno do baixista Ray Brown e começou a passar o tempo com estrelas da música como John Coltrane e Billie Holiday. Décadas depois, o jornalista e musicólogo volta a Nova York para se reconectar com velhos amigos da indústria e mostrar como o jazz influenciou a música brasileira.
Biografia do Realizadora: Janaína Dalri trabalha há 12 anos na indústria cinematográfica e televisiva como realizadora, guionista, diretora de arte e pesquisadora em diversos documentários, reality shows, séries de teatro e animações. Ela juntou-se à equipe do indicado ao Oscar de animação brasileira O Menino e o Mundo. Na TV, realizou episódios do reality show da MTV Deu Match e da série documental O Tempo e a Música (canal Arte1).
1817 – A Revolução Esquecida
Brasil, 2017, 75 min., Documentário
Dia 20 Maio, Segunda-Feira | 18h | Instituto Cervantes
Realizadora: Tisuka Yamazaki
Com: Klara Castanho, Bruno Ferrari, Arthur Canavarro, Buda Lira, Carmen Virginia, Carlos Ferrera, Paulo Vieira
Trailer
Sinopse: A Revolução Esquecida mescla a dramaturgia com outros materiais captados de forma documental e entrevistas de historiadores. Baseado no livro A noiva da revolução, de Paulo Santos, romance histórico escrito no formato de diário narrado pelo líder revolucionário Domingos Martins e a esposa, Maria Teodora da Costa. A trama acompanha as dificuldades enfrentadas pelo casal, cuja união era reprovada pela família dela, de origem portuguesa e com forte preconceito em relação aos nativos brasileiros, como Martins. Traz como pano de fundo A Revolução Pernambucana, ou Revolução dos Padres, que eclodiu em 6 de março de 1817 e foi o único movimento separatista do período colonial que se concretizou, tendo ultrapassado a fase conspiratória.
Biografia da Realizadora: Tizuka Yamasaki nasceu em Porto Alegre e cresceu em São Paulo. É sócia majoritária das produtoras cariocas Scena Filmes e Filmes D’America. Realizadora e produtora de cinema desde 1977, foi treinada no estilo politicamente orientado do Cinema Novo por Nelson Pereira dos Santos e Glauber Rocha. Além do cinema, destacou-se profissionalmente como diretora de novelas, minisséries para TV e óperas.