Júri e Apresentadores
A 11ª edição do FESTin traz as habituais sessões competitivas de ficção, documentário e curtas-metragens. Os júris conferem aos vencedores o Prémio Pessoa, além de menções honrosas. Este ano, seguem a seguinte composição.
Carlos Gonçalves | Angola

Carlos Gonçalves é jornalista, Diretor de Conteúdo da Rádio da Média Nova e Diretor da Rádio Mais, em Luanda. Exerceu nos anos mais recentes a função de Diretor Provincial de Comunicação Social nas províncias de Luanda e Zaire. Foi Diretor de Comunicação institucional do ministério do Interior, Diretor de Conteúdos do Centro de Formação de Jornalistas – CEFOJOR e Oficial de Informação do Secretário executivo da CPLP, em Lisboa.
César Meneghetti | Brasil

Cineasta e Artista visual paulistano formado em São Paulo (FAAP), Londres (London Metropolitan University) e Roma (Centro Sperimentale di Cinematografia). Depois de morar e trabalhar por mais de 27 anos em Londres, Roma e Berlim, desenvolveu no exterior um trabalho reconhecido internacionalmente, que gira em torno da reflexão entre Norte e Sul, problemáticas sociais, migração, conceito de fronteiras e um profundo interesse sobre as formas de linguagem. Realizou diversas mostras, documentários, filmes e vídeo experimentais exibidos em mais de 47 países recebendo numerosos prémios e reconhecimentos.
Isa Catarina Mateus | Portugal

Isa Catarina é Programadora Cultural, Coordenadora da Comissão de Formação do Cineclube de Faro, Vice-presidente da Federação Portuguesa de Cineclubes e delegada no Comité Executivo da Federação Internacional de Cineclubes. Também é autora e curadora de projetos de literacia fílmica e transdisciplinaridades artísticas, mediadora de oficinas e formadora de professores.
Isabel Leitão | Portugal

Isabel Leitão é licenciada em animação sociocultural, tem mestrado em ciências educativas e formação nas áreas da música e do teatro. É cantora, compositora e também estilista. Isabel Leitão é coordenadora da área cultural da CE-CPLP, presidente da área da beleza da FME CE-CPLP, vice-presidente da área da moda da CE-CPLP, vice-presidente da união dos músicos dos países da CPLP, embaixadora da paz mundial, mentora e fundadora do projeto Prémios da Lusofonia. É também membro da academia de letras e artes de Lisboa, organizadora de eventos e coordenadora da área cultural da feira de negócios e empreendedorismo. Realiza o Fórum Permanente Debates da Lusofonia, uma iniciativa que vem complementar a Gala Prémios da Lusofonia.
Luca Alverdi | Itália

Luca Alverdi é editor e produtor de filmes. Trabalhou com importantes realizadores europeus, montando centenas de documentários, filmes publicitários, institucionais, videoclips, curtas e longas-metragens para cinema e televisão. Dentre os filmes que editou estão o longa-metragem Estômago, coprodução Brasil/Itália realizada por Marcos Jorge e nomeada para Melhor Montagem no Grande Prémio do Cinema Brasileiro (2007), e o filme Linhas de Wellington, em concurso na 69ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza (2012). É coautor e editor do filme Central, dos realizadores Renato Dorneles e Tatiana Sager, que em 2016 ganhou o prémio de Melhor Documentário no FESTin.
Paulo André Moraes de Lima | Brasil

Brasileiro, diplomata 55 anos. Ocupa atualmente a função de Assessor Político-Diplomático no Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Formado em Comunicação Social – Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Clébio Viriato | Brasil

Clébio Viriato Ribeiro é realizador, produtor e gestor cultural brasileiro. Possui Especialização em Audiovisual em Meios Eletrônicos/UFC e em Gestão de Serviços e Produtos Culturais pela UECE. Iniciou suas atividades na área do audiovisual sendo aluno do cineasta Eusélio Oliveira no curso de Cinema e Vídeo da Casa Amarela/UFC. Dirigiu os filmes ‘A Lenda do Gato Preto”, “O Auto da Camisinha”, “O Casamento” e “Magé”. Idealizador e Produtor Executivo do documentário “Mãe de Santo, teu nome é Zimá”. Produziu os filmes “O Quinze, “Corisco e Dadá”, “Campo Branco” , “Toda Garota” , “Camisinha Vale Ouro”, “O passageiro pau de arara”.
Hamilton Trindade | São Tomé e Príncipe

Hamilton Trindade, nasceu em São Tomé e Príncipe em 1983 e veio estudar para Aveiro, Portugal, em 2005 onde concluiu o curso de Técnico de Produção Agrária e se licenciou em Novas Tecnologias da Comunicação, (Universidade de Aveiro). Participou em projetos sociais de televisão vocacionado para a comunidade universitária e produziu e realizou a sua primeira curta metragem (Ibéria), em coletivo. É presidente da ASSECOM-CA (Associação Santomense de Entretenimento e Comunicação Multimédia, Cultural e Artístico) desde a sua criação em 2011. Integra a equipa de produção do Cine Teatro de Estarreja, como responsável de projeção de filmes. Criou em 2014 o Festival Internacional de Cinema de São Tomé e Príncipe (SÃO TOMÉ FESTFILM) by ASSECOM-CA, com o objetivo de potenciar a criação fílmica em São Tomé e Príncipe e de colocar o País na rota do cinema mundial. Foi membro de júri em diversos festivais de cinema nacionais e internacionais. Em 2017 realizou o seu primeiro documentário “Sonho Longínquo no Equador”.
Luis Dias | Portugal

Licenciado em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia, profissional desde 2006, tendo trabalhado na área de Imagem em diversas produtoras e canais de TV, até 2015, altura em que começou Auto Produzir os seus próprios projetos cinematográficos (Escrita | Realização). Membro da Maison du Film (Associação de Cinema Independente) em Paris, quando habitou por terras francas entre 2017 | 2018. Guionista e Realizador de projetos cinematográficos independentes, tendo participado em diversos Festivais de Cinema na Europa, com trabalhos visualizados e em países como Macedónia, Israel, Bélgica e em Competição na Holanda e Portugal, assim como outros trabalhos em Competição na Categoria de Melhor Videoclipe. Entre outros projetos, encontra-se a finalizar um projeto cinematográfico independente totalmente filmado em Israel, na Cidade Antiga de JERUSALEM, com o nome GOLDEN SECRETS ON YOUR EYES – JERUSALEM (2018 | 2020).
JÚRI DA MOSTRA FESTinha
Pela primeira vez, o FESTin constitui um júri composto por crianças de 6 a 9 anos de idade. Emília (PT, 7 anos), Luísa (PT, 6 anos), Ester (BR, 9 anos), Giovanni (IT, 9 anos) e Matteo (IT, 8 anos) assistirão aos filmes selecionados para esta edição e escolherão o mais fixe de todos, segundo o seu olhar.
Com as escolas impossibilitadas de levarem seus alunos às salas de cinema, o FESTin ON é a maneira mais segura para que os miúdos tenham acesso a filmes de animação e ficção infanto-juvenis em língua portuguesa.

Fabiana Avelar
A apresentação da cerimônia online de premiação do FESTin 2020 fica a cargo de Fabiana Avelar, actriz, humorista e empresária.