São Tomé e Príncipe – Mostra FESTinha
FESTin Itinerâncias – São Tomé e Príncipe
De 20 a 23 de Setembro de 2016
As sessões de filmes infantis decorrem no Centro Cultural Brasil. Estão divididas em dias alternados de sessão de longa-metragem e sessão de curtas-metragens.
Dias 20 (terça-feira) e 22 (quinta-feira) | 15h
MINHOCAS
Brasil, 2013, 82 minutos
Realização: Paolo Conti e Arthur Nunes | Produção: Animaking
Com: Rita Lee, Daniel Boaventura e Anderson Silva.
Género: Animação, Longa-metragem
Cavados acidentalmente para fora da terra, Júnior e seus amigos Linda e Neco procuram uma forma de voltar para casa. Antes eles precisam impedir os planos de dominação das minhocas pelo terrível Bigwig.
Dias 21 (quarta-feira) e 23 (sexta-feira) | 15h – Sessão de curtas com duração de 1 hora.
PIERRE E A MOCHILA
Brasil, 2013, 10’30 minutos
Realização: Luli Gerbase
Com: Girley Paes, Rafael Tombini, Lucca Araújo, Beatriz Cruz, Emilly Mussoline, entre outros.
Pierre, um menino de dez anos, muda-se para a casa de seu avô após sua mãe o ter abandonado. No novo colégio, Ana, Elisa e Fauna irão ajudá-lo a alegrar-se enquanto preparam seu projeto para a aula de ciências: um musical sobre as invenções de Thomas Edson.
OS PESTINHAS E O LADRÃO DE BRINQUEDOS
Moçambique, 2013, 12’15 minutos, Animação
Realização: Nildo Essá
Com: Lili – Halima Essá.
Quando um dos “filhos” dos Pestinhas (Lili, Minhoca e ZéGordo) sequestrado pelo ladrão da zona, cabe a estes recuperar o mesmo, até que a certo ponto se apercebem que afinal este ladrão tem outros brinquedos com planos de “revender”… Os Pestinhas e o Ladrão de Brinquedos é uma animação educativa, que retrata de forma indireta o rapto de menores.
A FELICIDADE MORA AQUI
São Tomé e Príncipe, Portugal e Brasil, 2015, 15 minutos
Realização: Gladys Mariotto | Produção: António Costa Valente, Gladys Mariotto, Sérgio Nogueira
Género:Curta-Metragem
O conceito de felicidade em diferentes contextos. A diretora baseou as suas reflexões na teoria de Aristóteles que trata o equilíbrio como forma segura para alcançar a felicidade. Os entrevistados são crianças entre os 10 e 12 anos pois as crianças nessa idade têm condições de articular ideias e ao mesmo tempo, não estarem totalmente influenciadas por imposições da sociedade em que vivem.
De forma geral, as crianças identificaram a família, os amigos e a escola como as suas maiores fontes de felicidade. Essa é a maior lição que três países diferentes e unidos pela mesma língua deixam aos pais e educadores: proporcionar felicidade aos nossos filhos e alunos é muito mais simples do que imaginamos.
ENTRE LATINHAS
Brasil, 2013, 12 minutos
Realização: Richard Dantas e Clara Leoni
Com: Theo Salomão, Mikaela Akeme, Orlando Brandão, Nicole Cordery, Lucas Neiva, Ricardo Shirazi.
Género: Animação, Curta-metragem
Gregorinho é um menino da cidade grande que passa férias com a sua mãe e o seu avô numa praia. Uma menina muito esperta que cata latinhas na praia pra ajudar a família pertence a um mundo diferente mas, as duas crianças desenvolvem uma amizade simples, sincera e livre de preconceitos. Gregorinho enfrentará uma série de barreiras, mas é entre latinhas que esse amor inocente vai encontrar o seu caminho.
A LENDA DE TIMOR
Timor e Portugal, 2015, 4’23 minutos
Realização: 2º e 3º ano da Escola EB1 de Outiz
Produção: Ícaro TV
Género: Animação, Curta-metragem
Certo dia, um rapaz encontra um crocodilo muito velho sem forças para regressar à água e salva-o. Nasce assim amizade entre eles que cada vez se torna mais forte. Esta relação permitiu-lhes realizar várias viagens juntos mas uma dessas viagens foi a mais especial de todas.
A BALEIA JUBARTE
Brasil, 2013, 3’30 minutos, ficcção
Realização: Alexandre Campanelli
Com: Rodrigo Campanelli (dobragem)
Uma baleia jubarte vivia feliz a nadar até ao dia em que ficou presa no lixo atirado ao mar.