O Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa vem pela primeira vez à Luanda com sessões de cinema e oficina gratuita no Auditório Wiza e Centro Ubuntu
Dá partida em 1 de maio a Itinerância em Angola do FESTin, o Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, na capital do país, Luanda, definida como a Capital da Cultura da CPLP em 2022. A mostra do cinema em língua portuguesa, a correr até o dia 5 de maio, conta com quatro longas-metragens e dez curtas-metragens entre os filmes selecionados da última edição do Festival, que aconteceu em novembro do ano passado em Lisboa.
A sessão de abertura acontece na Ubuntu – Casa de Cultura e Artes (Vila Alice), a partir das 17h, com o filme brasileiro “Pureza”, de Renato Barbieri, e contará com uma entrevista gravada com o realizador logo após o fim do filme. A programação completa, com sessões de filmes a acontecer também no Anfiteatro Wiza, na Ilha de Luanda, encontra-se disponível nas redes sociais e no website do Festival.
O FESTin oferece também uma Oficina de Produção de Eventos ministrada pela jornalista, crítica de cinema e produtora de eventos Ilana Oliveira, a acontecer no dia 3 de maio na Ubuntu. Inscrições gratuitas através do email francisketh@yahoo.com.br.
O Festival conta com uma seleção de filmes angolanos, brasileiros, cabo-verdianos, moçambicanos e portugueses, e acontece com o apoio da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e da Missão do Brasil junto a CPLP. Conta também com a parceria da APROCIMA – Associação Angolana de Profissionais de Cinema e Audiovisual. Entrada gratuita.
Para ver a programação completa prema aqui.