FESTin Ceará 2024
Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa promove 4ª edição cearense nas cidades de Fortaleza, Quixadá e Redenção
No lançamento, tem exibição inedita do filme “Pessoal do Ceará – Lado A Lado B”, no CineTeatro São Luiz.
Toda programação é gratuita.
O FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa volta ao Ceará em sua 4ª edição, de 1 a 8 de dezembro, com uma programação cinematográfica diversificada e gratuita. O evento, que já passou por países como Portugal, Cabo Verde, Moçambique, Angola e Timor-Leste, celebra a produção audiovisual dos países lusófonos em três cidades cearenses: Fortaleza, Quixadá e Redenção. Em 2024, o estado é o único a sediar o evento no Brasil.
Abertura Oficial e Filme Inedito
A abertura do festival ocorre no dia 1º de dezembro, no CineTeatro São Luiz, em Fortaleza, com a exibição inédita do filme “Pessoal do Ceará – Lado A Lado B”, do diretor Nirton Venâncio. O filme narra a história do movimento musical “Pessoal do Ceará”, que revelou grandes nomes da música brasileira, como Fagner, Belchior, Ednardo e Amelinha. A exibição servirá como teste de audiência para avaliar a recepção do público ao longa. Além disso, a abertura contará com uma apresentação especial da Orquestra Eleazar de Carvalho (Orcec), que fará um repertório em homenagem ao “Pessoal do Ceará”.
Programação e Atividades
Após a abertura, o festival segue para Quixadá, no dia 3 de dezembro, com uma exibição no Cinema do Supermercado Pinheiro e, à noite, uma sessão especial no Distrito de Juatama para comemorar os 15 anos do filme “O Auto da Camisinha”, de Clébio Viriato Ribeiro. Em Redenção, no dia 4 de dezembro, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) recebe a exibição do filme “A Luta de Nzinga”, uma produção de São Tomé e Príncipe dirigida por Eduardo Cunha Sousa.
Na sequência, Fortaleza volta a ser palco do festival, com a Mostra de Curtas, no CineTeatro São Luiz, no dia 5 de dezembro, dentro do projeto “Alunos Vão ao Cinema”. No mesmo dia, haverá uma roda de conversa com as diretoras do FESTin Lisboa, Adriana Niemeyer e Lea Texeira, sobre a distribuição de filmes nos países lusófonos, com a participação de representantes da Associação Ceará Audiovisual Independente (CEAVI). À noite, as exibições continuam no Cinema Dragão do Mar, de 5 a 8 de dezembro, com sessões gratuitas entre 17h e 19h.
Com uma programação voltada para o intercâmbio cultural, o FESTin tem como objetivo promover o cinema de países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), incluindo Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Durante seus oito dias, o festival se consolida como uma plataforma importante para a difusão de filmes, desde longas a curtas-metragens, estimulando a cooperação entre cineastas da lusofonia e ampliando o acesso do público a produções diversificadas.
Parcerias e Apoios
O FESTin-Ceará conta com a parceria de importantes instituições culturais, como o CineTeatro São Luiz, Cinema Dragão do Mar, Cinema Supermercado Pinheiro e a Unilab, além do apoio de várias entidades governamentais e culturais, incluindo a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Associação Cego Aderaldo de Arte e Cultura e a Prefeitura Municipal de Quixadá.
Serviço
FESTin-Ceará
Data: 1 a 8 de dezembro de 2024
Locais:
Fortaleza: CineTeatro São Luiz, Cinema Dragão do Mar
Quixadá: Cinema Supermercado Pinheiro, Estação de Juatama
Redenção: Unilab
Horário: 9h às 19h
Entrada: Gratuita
O FESTin-Ceará é um evento imperdível para quem busca uma imersão no cinema contemporâneo da língua portuguesa, promovendo um rico intercâmbio entre culturas e países lusófonos.