Mostra Brasileira de Cinema’17
LONGAS-METRAGENS
Este ano serão exibidas cinco longas-metragens de diversas regiões do Brasil.
Elis
(Quarta-feira), 08 março, 21h | Sala Manoel de Oliveira (ENCERRAMENTO)
Brasil , 2016, 110 min., drama biográfico
Realizador: Hugo Prata
Com: Andréia Horta, Gustavo Machado, Caco Ciocler, Lúcio Mauro Filho
Sinopse: Filme baseado na vida de Elis Regina desde a sua chegada ao Rio de Janeiro, com 19 anos, até a sua trágica e precoce morte. Apesar de todas as dificuldades, o sucesso vem fulminante e Elis ganha projeção nacional e internacional.
Intruso
(SÁBADO), 04 março, 20h30 | Sala 3
Brasil, 2016, 83 minutos, ficção/ suspense/drama / terror
Realizador: Paulo Fontenelle
Com: Eriberto Leão, Danton Mello, Karla Muga, Juliana Knust, Genezio de Barros
Sinopse: Uma família é obrigada a receber em casa um desconhecido. Todos tentam manter suas vidas normalmente, mas a chegada desse hóspede exige que certas regras sejam seguidas. Ninguém pode deixar a casa. Os membros da família que quebram as regras são punidos e ninguém pode ajudá-los.
O Filho Eterno
(QUINTA-FEIRA), 02 março, 21h | Sala Manoel de Oliveira
Brasil, 2016, 86 minutos, drama
Realizador: Paulo Machline
Com: Marcos Veras, Debora Falabella, Pedro Vinícius, Uyara Torrente, Zeca Cenovicz.
Sinopse: Roberto (Marcos Veras), escritor ainda não publicado, está seguro de que o nascimento do filho é o marco para uma nova vida. No entanto, ainda no hospital, descobre que terá de se acostumar com uma nova ideia – ser pai de Fabrício, uma criança com síndrome de Down. Numa jornada de 12 anos, entre obstáculos, conquistas e descobertas, se revela o significado da paternidade.
O Outro Lado do Paraíso (ABERTURA)
(QUARTA-FEIRA), 01 março, 21h | Sala Manoel de Oliveira
Brasil, 2014, 100 minutos, drama
Realizador: André Ristum
Com: Eduardo Moscovis, Simone Iliescu, Jonas Bloch, Flávio Bauraqui, Murilo Grossi, Adriana Lodi, Stephanie de Jongh, Camila Márdila, Iuri Saraiva, Mariana Nunes, Davi Galdeano, Maju Souza, Tais Bizerril, Henrique Bernardes.
Sinopse: Anos 1960, o Brasil vivia um período turbulento, com o governo em crise, o Congresso em chamas, denúncias de corrupção na imprensa e um golpe a caminho. Neste país dividido, Nando, um menino de 12 anos, narra as aventuras do pai, Antonio Trindade, um idealista sonhador que sai do interior de Minas para Brasília. O desejo de ascensão social, de participar da construção da nova capital e de apoiar as reformas prometidas pelo presidente João Goulart é frustrado pelo golpe militar. O golpe chega quando Nando começa a viver uma história de amor com Iara, uma pré-adolescente avançada para aqueles tempos. Os sonhos se tornam pesadelos. Um capítulo efervescente da história do Brasil baseado em livro autobiográfico de Luiz Fernando Emediato.
Sob Pressão
(TERÇA-FEIRA), 07 março, 21h30 | Sala Manoel de Oliveira
Brasil, 2015, 90 minutos, drama
Realizador: Andrucha Waddington
Com: Júlio Andrade, Ícaro Silva, Marjorie Estiano, Andréa Beltrão, Stepan Nercesssian
Sinopse: Num dia bastante tenso, os médicos dum hospital público do Brasil, acostumados com uma dura realidade, têm de tomar uma dura decisão quando três pacientes em estado grave precisam de socorro ao mesmo tempo. Com poucos recursos, precisam atender a todos e lidar com a pressão social daquela situação.
Vidas Partidas
(TERÇA-FEIRA), 07 março, 19h | Sala Manoel de Oliveira
Brasil, 2016, 79 min., drama (também na Mostra Mulheres no Cinema Ibero-americano)
Realizador: Marcos Schechtman
Com: Naura Schneider, Domingos Montagner, Suzana Faini, Jonas Bloch, Georgina Castro
Sinopse: História sobre um casal perdidamente apaixonado, pais de duas filhas, que possui uma relação ardente, numa simbiose existencial provocada por alta passionalidade. Tudo corre bem, até que Graça avança em sua carreira e Raul fica desempregado. O filme é livremente inspirado nas alarmantes estatísticas de crimes praticados contra a mulher.
CURTAS-METRAGENS
Este ano serão exibidas quatro curtas-metragens de diversas regiões do Brasil numa sessão única.
Sessão: (Quarta-feira), 08 março, 16h30 | Sala 3 | Duração da sessão 83 min.
702
Brasil, 2016, 24 minutos, drama/thriller
Realizador: Rodrigo Lages
Com: Bela Carrijo, Raphael Logam, Iano Salomão, João Velho e Clara Choveaux.
Sinopse: Isolada, deprimida e indiferente… É assim que Giovana está se sentindo quando é assaltada por dois iniciantes no assunto. A dupla tem ambições maiores e planos que podem mudar suas vidas. Rendida, Giovana é levada para ser usada nos planos do dueto iniciante. O inesperado acontece quando Giovana fica frente a frente com uma oportunidade única de vingança.
Ainda sangro por dentro
Brasil, 2016, 24 min., drama
Realizador: Carlos Segundo
Com: Beta Rangel, Vinicius Ferreira, Juliana Nazar
Sinopse: Tem dor que dói no corpo que não tem olho que enxerga.
Composto
Brasil, 2016, 15 min. doc.
Realizador: Severino Neto e Rafael de Carvalho
Com: Wesley, Madalena, Lucimara, Tiago, Ademil e Plínio
Sinopse: Composto é uma curta documental que mostra um dia na vida de várias pessoas num aterro sanitário. Aos poucos vamos percebendo as suas ligações, motivações, felicidades, desejos e dores. Um filme que surpreende pelas histórias reveladas de seus personagens e que mostra quão adaptável o ser humano é, independente do seu meio.
Nocebo
Brasil, 2016, 20 min., drama
Realizador: Octavio Caruso
Com: Virginia Maria, Paola Castilho, Nadia Lippi, Tereza Filardy, Deborah Cintra, Mario PC Filho
Sinopse: A história de uma mulher viúva que sofre com o ódio que nasceu entre as suas duas filhas, uma ferida exposta que as afastou do seio familiar. A filha mais nova, apaixonada pelas artes cênicas, buscou seus sonhos profissionais no exterior, enquanto a mais velha, por medo de ousar, por profunda insegurança, acabou negando todas as oportunidades em sua vida, profissionais e amorosas, com a desculpa de que preferia ficar mais perto da mãe. O filme testemunha o confronto entre essas duas forças da natureza, no campo de batalha que outrora foi um lar harmonioso.