Restrospectiva Hector Babenco

A 3ª edição do FESTin também apresenta a restropectiva Hector Babenco, onde serão exibidas algumas das suas principais obras, entre as quais o celebrado Pixote – a Lei do Mais Fraco, em que Jardel Filho foi dirigido por Babenco. Esta retrospetiva proporcionará ao público a oportunidade de ver (ou rever) obras menos divulgadas em Portugal, como dois dos primeiros filmes de Babenco: O Rei da Noite e Lúcio Flávio – o passageiro da agonia, para além, de Carandiru, um dos seus mais recentes e aclamados filmes.


HECTOR BABENCOHECTOR BABENCO

Nasceu na Argentina em 1946. Aos 16 anos, saiu do seu país natal e viajou para Espanha, onde trabalhou como ajudante de cozinha e figurante de cinema. Fascinado pelo Cinema Novo Brasileiro, em 1969 mudou-se para o Brasil tendo começado a trabalhar como anotador e assistente de realização.
Em 1973, produziu e codirigiu com Roberto Farias O fabuloso Fittipaldi.
Em 1975 realizou a sua primeira longa-metragem de ficção, O Rei da Noite, no qual contracenavam os atores Paulo José e Marília Pêra. Seguiram-se sucessos de bilheteira como Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia (1977) e o célebre Pixote: a Lei do Mais Fraco (1981), considerado o melhor filme estrangeiro do ano pela Associação de Críticos de Los Angeles. A projeção internacional alcançada abriu-lhe portas nos Estados Unidos da América e permitiu-lhe obter apoios financeiros para rodar o filme O Beijo da Mulher Aranha (1985), que lhe valeu uma nomeação de "Melhor Filme" nos Óscares e uma estatueta de "Melhor Ator" para William Hurt. Também nos EUA dirigiu Jack Nicholson e Meryl Streep em Estranhos na Mesma Cidade (1987) e realizou A Brincar nos Campos dos Senhores (1991). Em 1996 filmou na Argentina, com a participação de intérpretes e técnicos brasileiros, Coração iluminado, selecionado para o Festival de Cannes. Em 2003, voltou a filmar no Brasil, traçando um duro retrato da mais famosa penitenciária brasileira em Carandiru. O filme foi o 4º filme mais visto nesse ano no Brasil e foi selecionado para o festival de Cannes. Em 2005, Babenco criou a série Carandiru – outras histórias, para a Rede Globo, que levava em frente histórias iniciadas na longa-metragem, dividindo a realização dos episódios com Walter Carvalho e Roberto Gervitz.
O Passado, o seu último filme, data de 2007, e é uma coprodução Brasil-Argentina com Gael García Bernal e Paulo Autran no elenco. O filme foi escolhido para abrir a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em 2007.


O Rei da Noite

O REI DA NOITE
Brasil, 1975, 97′
Realização: Hector Babenco
Elenco: Paulo José, Marília Pêra, Vick Militello, Isadora de Farias, Cristina Pereira, Yara Amaral e Márcia Real

São Paulo, década de 1940, um Don Juan paulista começa a namorar duas irmãs, que são filhas da melhor amiga da sua mãe, mas acaba por se casa e com uma mulher com quem está sempre a discutir.

HORÁRIO: 14 Maio, 22h (Sala 3)

 

 

 


Lúcio FlávioLÚCIO FLÁVIO, O PASSAGEIRO DA AGONIA
Brasil, 1977, 120′
Realização: Hector Babenco
Elenco: Reginaldo Faria, Ana Maria Magalhães, Grande Otelo, Ivan Cândido e Lady Francisco.

O filme relata a trajetória do criminoso Lúcio Flávio, famoso bandido da década de 70, que se tornou nacionalmente conhecido pelos roubos a bancos e fugas espetaculares.
Premiado na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (1977) e no Festival de Gramado (1978)

HORÁRIO: 10 Maio, 22h (Sala 3)

 

 


PIXOTE – A LEI DO MAIS FRACO
Brasil, 1981, 128′
Realização: Hector Babenco
Elenco: Fernando Ramos da Silva, Marília Pêra, Jardel Filho, Rubens de Falco, Elke Maravilha.

HORÁRIO: 10 Maio, 19h (Sala 3)

[Ver retrospetiva Jardel Filho]


CarandiruCARANDIRU
Brasil, 2003, 147′
Realização: Hector Babenco
Elenco: Luiz Carlos Vasconcelos, Rodrigo Santoro, Milton Gonçalves
Ailton Graça e Maria Luisa Mendonça, Wagner Moura, Caio Blat, Lázaro Ramos.

Superprodução baseada no livro "Estação Carandiru", do médico Drauzio Varella, no qual narra as suas experiências com a dura realidade dos presídios brasileiros num trabalho de prevenção da SIDA desenvolvido na Casa de Detenção. Filmado em parte nas próprias instalações da prisão, já após a transferência dos últimos presos para outras unidades, e antes da sua implosão em 2002, "Carandiru" relata, na primeira pessoa, os acontecimentos do período que antecedeu o terrível massacre ocorrido nessa instituição, a 02 de Outubro de 1992, onde uma altercação entre presos motivou a intervenção da polícia de choque, que provocou 111 mortos entre os detidos.

HORÁRIO: 11 Maio, 22h (Sala 3)