Depois de uma semana em São Tomé e Príncipe, a equipe do FESTin retorna a Lisboa, na mala lembranças e saudades do maravilhoso povo são tomense e das belezas do local.

De 20 a 23 de Setembro, o FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa esteve na cidade de São Tomé, através da STP Airways e Embaixada do Brasil em São Tomé e Príncipe, com o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua Portuguesa, além de parcerias com empresas e instituições locais.

Cumprindo o programa de itinerância 2016, o FESTin São Tomé levou 12 produções cinematográficas nos formatos de curta, média e longas-metragens de ficção, animação e documentário, que tiveram lugar no Centro Cultural Brasil – São Tomé e Príncipe e no Centro Cultural Português com sessões a partir das 18h.

Para o público infantil a itinerância levou uma Mostra especial do FESTinha com exibições no horário das 15 horas, no Centro Cultural Brasil – São Tomé e Príncipe.

As sessões infantis foram diárias e intercaladas, em dias alternados, com de longa-metragem e de 5 curtas-metragens de ficção e de animação.

As sessões de filmes infantis contaram com a presença de crianças da comunidade local.

As obras exibidas pelo FESTin têm, como requisito fundamental, de ser faladas em língua portuguesa, sendo composta por produções oriundas dos países que compõem a Comunidade dos Países Lusófonos (CPLP): Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Foram realizadas duas oficinas: de Produção de Eventos e de Documentário.

E mais a presença do realizador português convidado, João Cayatte.

Muito obrigada pelo carinho do povo são tomense e até breve São Tomé!
Equipe FESTin
Fotos: Maria Alice Campos