Competição Ficção
Aos Teus Olhos
Brasil, 2017, 90 min., Ficção
Dia 15 Maio, Quarta-Feira | 21h30 | Fórum Lisboa | Antestreia Portugal
| Sessão de Abertura
Realizadora: Carolina Jabor
Com: Daniel de Oliveira, Malu Galli, Marco Ricca, Luisa Arraes
Trailer
Sinopse: Jovem professor de natação é acusado pela família de um aluno de sete anos de ter dado um beijo na boca da criança durante uma aula. O professor passa a ter sua moral questionada por pais, alunos e funcionários do clube onde trabalha e até pela polícia, antes mesmo da denúncia ser comprovada, com consequências inimagináveis.
Biografia da Realizadora: Carolina Jabor lançou, em 2014, seu primeiro longa-metragem de ficção Boa Sorte, que recebeu ótimas críticas e prêmios. Em 2008, em codireção com Lula Buarque de Hollanda, lançou o documentário O Mistério do Samba, selecionado para a mostra Cinéma de la Plage, no Festival de Cannes, e ganhador, na categoria melhor documentário, do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2009. Na TV, assinou a direção de episódios da série Magnífica 70 (HBO, 2015) e produziu e realizou episódios da série A Mulher Invisível (TV Globo, 2011), ganhadora do Emmy Internacional 2012, na categoria série cômica. Realizou ainda A Sede do Peixe (HBO, 2003); o episódio Detetive, de Mandrake (HBO, 2005), série duas vezes finalista do Emmy Internacional; e episódios de Ó Pai Ó (2008 e 2009, TV Globo).
Boni Bonita
Brasil / Argentina, 2018, 84 min., Ficção
Dia 20 Maio, Segunda-Feira | 19h30 | Cinema City Alvalade | Sala 2 | Antestreia Portugal | Com presença de Daniel Barosa
Realizador: Daniel Barosa
Com: Ailín Salas, Caco Ciocler, Ney Matogrosso, Daniel Dans, Otto
Trailer
Sinopse: Beatriz é uma argentina de 16 anos, que após a morte da mãe, se muda para o Brasil para um pai ausente. Em um show, ela conhece Rogério, um músico com 30 e tantos anos que vive na sombra do seu avô, uma lenda da música popular brasileira. Filmado em película 16mm antiga, S16mm e digital, Boni Bonita é um romance modelado pelo mistério e conduzido como as composições de Rogério: dando voltas na busca da forma perfeita, mas a cada volta, tornando-se mais deformada.
Biografia do Realizador: Formado na Universidad del Cine em Buenos Aires, Daniel está atualmente em São Paulo, sua cidade natal, onde dirige videoclipes e documentários para televisão. Realizou o documentário musical GRU-PDX e a premiada curta A Tenista que foi exibido em Roterdã, BFI Londres e em mais de 40 festivais ao redor do mundo. Boni Bonita marca sua estreia na direção de longas-metragens de ficção.
Ferrugem
Brasil, 2018, 100 min., Ficção
Dia 18 Maio, Sábado | 21h30 | Cinema City Alvalade | Sala 2
Realizador: Aly Muritiba
Com: Tifanny Dopke, Giovanni de Lorenzi, Enrique Diaz, Clarissa Kiste, Dudah Azevedo, Pedro Inoue
Trailer
Sinopse: Assim como a maioria dos adolescentes, a jovem Tati (Tiffanny Dopke) ama partilhar sua vida nas redes sociais e registrar todos os momentos. Porém, após perder o inseparável telemóvel, ela se vê vítima da criminosa divulgação de seus registros íntimos no grupo de WhatsApp da turma do colégio, o que gera terríveis consequências.
Biografia do Realizador: Aly Muritiba é guionista, produtor e realizador cinematográfico. Já conquistou mais de 150 prêmios em festivais de cinema. Suas principais realizações são as curtas A Fábrica (vencedor de mais 60 prêmios em festivais nacionais e internacionais, OSCAR shortlisted 2013), Pátio (selecionado para a Semana da Crítica do Festival de Cannes) e Tarântula (selecionado no Festival de Veneza 2015). Seu longa Para Minha Amada Morta ganhou o Global Filmmaking Award do Sundance Institute 2013. Atualmente prepara-se para filmar, ao lado de Walter Salles e Sérgio Machado, a série Os Irmãos Freitas.
O Olho e a Faca
Brasil, 2018, 98 min., Ficção
Dia 16 Maio, Quinta-Feira | 21h30 | Cinema City Alvalade | Sala 2 | Antestreia Internacional
Realizador: Paulo Sacramento
Com: Rodrigo Lombardi, Maria Luisa Mendonça, Luis Melo, Caco Ciocler
Trailer
Sinopse: Em uma plataforma de petróleo brasileira, um grupo de funcionários mantém um forte vínculo de amizade, a fim de aliviar o estresse do trabalho e do isolamento. Quando Roberto recebe uma inesperada promoção, esse vínculo entre os homens é rompido e uma série eventos irreversíveis ameaça a vida de Roberto em alto mar e na terra. O Olho e a Faca é um filme sobre fragilidade humana: a fragilidade dos nossos sonhos e conquistas mostrada através das mudanças inesperadas na vida de Roberto.
Biografia do Realizador: Formado em Cinema pela ECA/USP, desenvolveu extensa carreira como montador. Produziu e montou os filmes Amarelo Manga, A Concepção e Encarnação do Demônio. Sua estreia em longas deu-se com o premiado documentário O Prisioneiro da Grade de Ferro (première mundial em Veneza), dirigindo em seguida Riocorrente (première na competição oficial em Rotterdam). O Olho e a Faca é o terceiro longa-metragem do diretor.
Todas as Canções de Amor
Brasil, 2018, 90 min., Ficção
Dia 19 Maio, Domingo | 21h30 | Cinema City Alvalade| Sala 2 | Antestreia Portugal | Com presença de Joana Mariani
Realizadora: Joana Mariani
Com: Bruno Gagliasso, Marina Ruy Barbosa, Julio Andrade, Luiza Mariani
Trailer
Sinopse: Ana e Chico se mudam para o centro de São Paulo, recém-casados. Na arrumação, Ana acha um velho aparelho de som 3 em 1 com uma fita dentro, que decide escutar. Vinte anos antes, o mesmo apartamento, é o lar de Clarice e Daniel, casados há seis anos. Clarice grava para Daniel a fita que Ana ouve, uma mixtape a qual deu o nome de Todas as Canções de Amor. Enquanto no passado o lar é encaixotado, no presente ele se constrói. Dois casais em momentos opostos de seus relacionamentos, separados pelo tempo, mas unidos pelo espaço e pela música.
Biografia da Realizadora: Diretora, guionista e produtora, sua primeira produção foi o premiado O cheiro do ralo (2006), de Heitor Dhalia (Sundance 2008). Desde então, envolveu-se em projetos como produtora e diretora em longas, curtas e séries de tv. Produziu, dentre outros, Elevado 3.5 (2007), vencedor do É Tudo Verdade de 2007, a série Família Imperial (2012), Melhor série Prix Jeunesse International 2014. Em 2015, realizou seu primeiro longa, Marias (2015). Em 2016 realizou o documentário A Imagem da Tolerância e o longa de ficção Todas as Canções de Amor, vencedor do Prêmio da Crítica da 42º Mostra Internacional de Cinema de SP.
Unicórnio
Brasil, 2018, 122 min., Ficção
Dia 21 Maio, Terça-Feira | 21h30 | São Jorge | Sala Manoel de Oliveira | Antestreia Portugal | Com presença de Patrícia Pillar e Eduardo Nunes
Realizador: Eduardo Nunes
Com: Patrícia Pilar, Bárbara Luz, Zé Carlos Machado, Lee Taylor
Trailer
Sinopse: Maria, uma menina de 13 anos, está sentada em um banco ao lado de seu pai. A conversa que eles têm lá nos leva à narrativa do filme: seguimos a história na casa de campo, onde ela mora com a mãe, e eles esperam o retorno do mesmo pai. A relação entre Maria e sua mãe muda com a chegada de outro homem. Adaptação de dois contos da Hilda Hilst.
Biografia do Realizador: Nasceu em 1969, em Niterói, e estudou cinema na UFF. Suas curtas foram exibidas em importantes festivais pelo mundo e receberam mais de 50 prêmios internacionais. Seu primeiro longa como diretor, Sudoeste (2011), estreou na competição do Festival de Roterdã e ganhou três prêmios no Festival do Rio, incluindo o Prêmio Especial do Júri. Unicórnio é seu segundo longa.