Mostra Latim: A língua em movimento’18

Os mundos sutis

(QUARTA) 28 Fevereiro, 19h | Sala Manoel de Oliveira 

Espanha, 70min., 2012, Documentário

Trailer

Realizador: Eduardo Chapero-Jackson 

Com: Amaia Pardo, Itsaso Álvarez, Irene Vázquez, Miguel Ballabriga,Joaquín Pérez, Carmen Fumero

Sinopse: Sira, uma estudante de dança, tem de preparar uma prova de fim de curso sobre o poeta espanhol Antonio Machado. Para isso ela vai mergulhar na vida e na obra de Machado, protagonizando uma viagem  cinematográfica,  entre o documentário e a ficção.  Em “Os mundos sutis” convivem a pesquisa  biográfica documentada e a busca da experiência vital da obra poética “machadiana”. Não é uma viagem ao passado, mas sim encontrar o elo de conexão entre o poeta e o nosso tempo.

Biografia do Realizador: Eduardo Chapero-Jackson Roteirista e diretor de culto no cinema espanhol, tendo dirigido a trilogia de curta-metragem A Contraluz, composta por Contracuerpo, Alumbramiento, The End, premiada em 150 festivais em todo o mundo e com indicação aos Goyas em 2006.
Em 2012 o seu longa-metragem “Verbo”foi nomeado no Goyas como melhor diretor de romance. Obteve sua terceira nomeação para os Goyas em 2013 pelo seu documentário Os mundos sutis (Los Mundos Sutiles) sobre a obra de Antonio Machado.


Kizomba sem Fronteiras

(SEGUNDA) 05 março, 20h | Sala 3

Angola, Portugal, Espanha, Suíça e Holanda, 58 min., 2017, Documentário  C/Presença do Realizador

Trailer

Realizador: Batista João 

Sinopse:  “Kizomba sem fronteiras” é um documentário que retratará o percurso que o estilo de dança angolano tem alçando nos últimos anos na Europa e pelo mundo destacando Portugal, Espanha e França que são hoje conhecidos como os três grandes países de referencia no consumo e divulgação da dança na Europa. 

Biografia do Realizador: Baptista João nasceu em 1994 na capital de Angola. Começou a sua carreira em Audiovisuais na produtora Nguxi dos Santos produções, onde trabalhou durante 4 anos como câmera, assistente de direção, som e edição. No seu percurso teve como formadores os documentaristas Nguxi dos Santos e Ariel de Bigault. Em 2017 terminou o seu primeiro documentário intitulado Kizomba Sem Fronteiras, rodado em Angola, Portugal, Espanha, Holanda e Suíça.


Choque de Civilização por um elevador na Piazza  Vittorio 

(QUARTA) 28 Fevereiro, 19h30 | Sala 3

Itália, 110 min., 2010, Drama 

Trailer

Realizador: Isotta Toso

Com: Kasia Smutniak, Daniele Liotti, Serra Ylmaz, Ahmed Hafiene, Marco Rosseti, Kesia Elwin, Isa Danieli, Milena Vukotic, Robertp Citran, Franesco Pannofino

Sinopse: Uma pequena comunidade culturalmente mista, que vive num prédio de apartamentos no centro de Roma cai em desordem quando um dos vizinhos é assassinado.

A Piazza Vittorio tornou-se um microcosmo multicultural no coração da capital italiana, onde os locais se misturam com imigrantes e refugiados políticos. Em um condomínio antigo os inquilinos são um reflexo do mundo exterior: uma multidão étnica marcada por contrastantes e diferenças culturais, linguísticas e religiosas que, neste mundo fechado, abrem caminho para mal-entendidos e preconceito. Mas também para a solidariedade e até para as relações amorosas. 

Biografia da Realizadora: Foi assistente de realização do filme Night Bus (2007). Realizadora de ” Uma breve história de longas traições” (2012). 

 


Curto-Circuito

(QUINTA) 01 março, 19h | Sala Manoel de Oliveira 

Romenia, 109 min., 2017, Drama/Comédia. C/ Presença de representante

Trailer

Realizador: Cătălin Saizescu

Com: Oana Ştefănescu, Georgiana Saizescu, Valentin Popescu, Nicodim Ungureanu, Maia Morgenstern.

Sinopse: Melania, uma estudante de 15 anos, fica grávida de Emi, colega de escola. As mães dos menores dividem os dois amantes e decidem entregar a criança para adopção a uma família romena estabelecida no estrangeiro que não possui direito legal de adopcão de uma criança proveniente da Roménia. Por intermédio de um funcionário experiente, conseguem descobrir o quadro legal para a compra do bebé da família da menor. O bebé nasce prematuramente e é enviado para os cuidados intensivos da Ala de Neonatologia da maternidade. Apenas um dia após o pai adotivo ter passado o seu nome para a criança, há um fogo devastador no salão de neonatologia, complicando irreparavelmente a situação.

O filme baseia-se em factos reais que ocorreram em agosto de 2010, em Bucareste.

Biografia do Realizador: É ator, diretor e produtor nascido em 10 de março de 1976, em Bucareste. Filho do diretor Geo Saizescu. Ele protagonizou filmes como: The Birds Are Coming – 1984, The Secret of Nemesis – 1987, Millionaire of the Weekend – 2004 (também como diretor do filme), Peace Returns – 2006, Eternal Love – 2012.


O menor exército do mundo

(SEXTA) 2 de março, 19h | Sala Manoel de Oliveira

Vaticano, 2015, 80min.  C/Presença de Dario Edoardo Viganò

Trailer

Realizador: Gianfranco Pannone

Sinopse: A Guarda Suíça na época do Papa Francisco. René é um estudante de teologia de Argovia, que decidiu fazer parte do corpo Pontifício, nascido na época de Júlio II. Outros jovens recrutas chegam com ele no Vaticano. Entre estes Leo, um menino simples que na vida é um guarda florestal, feliz de fazer uma experiência na Cidade Eterna; e Michele, suíço-italiano de origem da Lucania René, por outro lado, é um intelectual que se debate sobre sua fé e o seu próprio papel. O que significa vestir uma roupa do século 16 até o presente? Fazer parte de um corpo militar colorido, mas anacrónico, especialmente em relação a uma figura “Revolucionária” como o do Papa que veio de longe? O jovem soldado tenta encontrar uma resposta  para si e para os companheiros de armas.

Biografia do Realizador: Diretor e roteirista. Produziu e dirigiu a trilogia compraosta de “Little America”, “Letters from America”, “America in Rome” e em 2001 “Latina / Littoria”, premiado como melhor documentário no Festival de Cinema de Turim. Seguiram-se “Pomodori” (1999), “Sirena operaia” (2000), “Pietre, miracoli e petrolio” (2004), “Io che amo solo te” (2005), “Cronisti di strada” ( 2006), “Il sol avvenire” (2008),  “mas que History…” (2010), “Scorie in libertà” (2011-2012),  “Hebrews in Rome” (2012) “Sul vulcano” (2014).Chefe do laboratório  de documentário da DAMS da Roma Tre University. Também ensina direção no CSC-Centro Sperimentale di Cinematografia di Roma.


Paris a branca

França, 2017, 86 min., Drama

(SEGUNDA) 05 março, 21h30 | Sala Manoel de Oliveira  

Trailer

Realizadora: Lidia Terki

Com: Tassadit Mandi, Zahir Bouzerar, Karole Rocher.

Sinopse: Sem notícias de seu marido, Rekia de setenta anos, deixa pela primeira vez a Argélia para trazer Nour de volta para a aldeia. Mas o homem que ela finalmente descobre se transformou em um estranho.

Biografia da Realizadora: Argelina de nascimento em 1998, dirigiu seu primeiro curta Mal de ville e ganhou o Prêmio Especial do Júri e uma menção ao Prémio de Imprensa Festival de Pantin. Em 2014 participa do Projeto Sextoy como co-diretor . Os premiados documentários Sextoy Stories e The Sextoy Project estão interessados ​​na cena electrónica parisiense do também conhecido como DJ Sextoy, que morreu em 2002.
O projeto ganhou o Prémio do Júri Chérie-Chéris, o Festival LGBT em Paris e o Prémio do Público no festival FAME (Film And Music Experience).