Três filmes que integram a competição de documentários entram em cena no quarto dia da nona edição do FESTin, nomeadamente, “Heróis”, “Geração Ritalina” e “Humberto Delgado – Relâmpago no céu azul”.

“Heróis” marca o regresso do realizador e produtor Cavi Borges ao FESTin (esteve presente em 2015 com “Um Filme Francês”). O documentário conta a história de três judocas brasileiros – Rafaela Silva, campeã mundial e vencedora da Medalha de Ouro nas Olimpíadas do Rio, e Popole Misenga e Rogério Sampaio. O filme nasce de três projectos paralelos do realizador Cavi Borges, que uniu as três grandes histórias numa longa-metragem. “Heróis” é exibido às 21h30 na Sala 3 do Cinema São Jorge. A sessão conta com a presença do realizador.

Por sua vez, “Geração Ritalina” e “Humberto Delgado – Relâmpago no Céu Azul” chegam um pouco mais cedo e na companhia um do outro. “Geração Ritalina” é realizado por Gustavo Aguiar e relata a busca de um personagem diagnosticado com déficit de atenção e bipolaridade e outras pessoas com condições parecidas. O filme aborda temas como medicalização, tabus, medos e um debate sobre a necessidade ou não de medicamentos. Por sua vez, “Humberto Delgado – Relâmpago no Céu Azul” tem como elemento central a figura histórica do título, um herói da cidadania e do combate político que se opôs à ditadura de Salazar e tentou com invulgar coragem criar as condições que permitiriam abrir a porta para a democracia e para a liberdade. O documentário é realizado por José Jorge Letria e Jaime Serôdio.

A sessão dupla tem lugar às 19h00 na Sala 3 do Cinema São Jorge e conta com a presença de Jaime Serôdio.

Partilhar é cuidar!