Após um conjunto de trabalhos bastante respeitáveis na televisão, José Luiz Villamarim estreia-se em grande nível na realização de longas-metragens, sendo capaz de desenvolver as dinâmicas intrincadas entre os personagens principais e a tensão latente que pontua alguns episódios do enredo, enquanto explora as características do território onde se desenrola a história de “Redemoinho”.

O enredo acompanha Luzimar (Irandhir Santos) e Gildo (Júlio Andrade), grandes amigos de infância que se reencontram depois de muitos anos afastados. Eles cresceram juntos em Cataguases, no interior de Minas Gerais. Luzimar nunca saiu da sua cidade e trabalha numa fábrica de tecelagem. Gildo mudou-se para São Paulo onde acredita ter se tornado um homem bem-sucedido. Na noite de Natal, Luzimar e Gildo se confrontam com o passado num intenso e turbulento mergulho na memória.

Obra de grande beleza e intensidade, marcada pelo esplêndido “duelo” entre dois dos maiores actores brasileiros da actualidade, “Redemoinho” é um dos destaques do terceiro dia do FESTin. O filme é exibido às 21h30, na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge.

Partilhar é cuidar!