A Mostra Latim surge como uma porta de entrada a novas línguas no FESTin e a obras de distintas proveniências. Nesse sentido, “Curto-Circuito” (Scurtcircuit) chega-nos da Roménia e promete causar impacto.

A nova longa-metragem realizada por Catalin Saizescu é inspirada em eventos reais que ocorreram em Bucareste em Agosto de 2010. A história acompanha Melania, uma estudante de 15 anos, que fica grávida de Emi, um colega de escola. As mães dos menores dividem os dois amantes e decidem entregar a criança para adopção a uma família romena estabelecida no estrangeiro, que não possui direito legal de adopção de um petiz proveniente da Roménia. Por intermédio de um funcionário experiente, conseguem descobrir o quadro legal para a compra do bebé da família da menor. O bebé nasce prematuramente e é enviado para os cuidados intensivos da Ala de Neonatologia da maternidade. Apenas um dia após o pai adotivo ter passado o seu nome para a criança, há um fogo devastador no salão de neonatologia, complicando irremediavelmente a situação.

A sessão conta com a presença do realizador Catalin Saizescu, bem como da actriz Georgiana Saizescu. Entre os convidados encontram-se ainda a produtora Carmen Tripadus e o compositor Barbu Tripadus. “Curto-Circuito” é exibido esta Quinta-Feira, às 19h00, na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge.

Partilhar é cuidar!