Antes da sessão da abertura arranca no cinema São Jorge a Competição de Curtas-Metragens. A primeira sessão conta com a exibição das curtas “O Bêbado”, “Diamante, o Bailarina”, “Hospital da Memória”, “A Língua” e “O Último Sopro”. A sessão tem lugar às 18h30 na Sala 3 do Cinema São Jorge.

 

O Bêbado

Cabo Verde, 2017, 10 min., Ficção  

Realizador: Nelson Custódio

Com: Ailton da Cruz

Sinopse: “O Bêbado” retrata a vivência de um jovem (interpretado por Ailton da Cruz) sob efeito do alcoolismo, um flagelo, que infelizmente tem afectado vários jovens de São Vicente.

 


Diamante, O Bailarina

Brasil, 2016, 23 min., Ficção

Realizador: Pedro Jorge

Com: Sidney Santiago, João Acaiabe, Thaís Medeiros, Roberto Alencar, Divina Raio-Laser, Penelopy Jean, Nina Fur, Rebecca Catalani, Leonardo Devitto, Newman Costa e boxers do clube “Guarany”.

Sinopse: Voe como uma borboleta, ferroe como uma abelha.

Biografia do Realizador: Pedro Jorge, é graduado em Cinema pela Universidade Anhembi Morumbi com especialização em edição pela EICTV, Cuba. É diretor, roteirista, montador e professor. Dirigiu os curtas-metragens A Vermelha Luz do Bandido (2009); A Navalha do Avô (2013); A Lua e a Madeira (2014); Meu Pequeno Herói Não Sabe Voar (2015) & Diamante, O Bailarina (2016); os documentários América Brasil – O Documentário (2010) para a EMI Music e Meninas de Ouro (2016) para a ESPN Brasil. Desde de 2015, integra o núcleo de professores de direção do curso Filmworks da Academia Internacional de Cinema em São Paulo.


Hospital da Memória

Brasil, 2016, 19 min., Drama. C/ Legendas em Inglês 

Realizador: Pedro Paula de Andrade

Com: Adriana Guerra, Antoniela Canto, Cris Tomiossi, Daniel Volpi, Gabriela Cerqueira, Johnnas Oliva, Lívia Camargo, Maria do Carmo Soares, Pedro Costa e Tatiana Caltabiano

Sinopse: Pacientes e impacientes de diversas origens e com diferentes histórias passam uma madrugada repleta de ansiedade, angústias e sonhos no misterioso “Hospital da Memória”

Biografia do realizador: Formado em Comunicação Social pela ESPM, o diretor e roteirista paulista fez de sua paixão a sua profissão: contar histórias. Começou na produção de filmes publicitários e passou à assistência de direção. Em 2010 ganhou o Edital da Secretaria de Estado da Cultura de SP, com o projeto da curta-metragem “Parede Branca do Que Poderia Ser”, na qual assinou o roteiro original e a direção. A sua segunda curta “Maçã”, produção independente, foi selecionada para o Festival do Rio, Mostra de Tiradentes e CineOP. Prepara a sua primeiro longa-metragem de ficção, “Janelas”, sobre a relação entre o indivíduo e a multidão na cidade de São Paulo.


A Língua

Portugal, 2017, 25 min., Ficção

Realizadora: Adriana Martins da Silva

Com: Sara Gonçalves, Joana Brandão, Miguel Rubin

Sinopse: Ana é incapaz de partilhar intimidade física e conheceu recentemente Filipe, homem com quem quer investir numa relação. Laura, a sua psicoterapeuta, desafia-a continuamente a explorar sensações e enfrentar os seus medos. Entre as situações que os trabalhos de casa vão provocando, e que levam Ana quase ao limite, as suas histórias cruzam-se e ambas se transformam.

Biografia da realizadora: Adriana Martins da Silva nasceu em Setúbal. Licenciada em Astrofísica  vive na Nova Zelândia. Formou-se em cinema na London Film Academy, e Instituto Restart de Lisboa. Em 2014 foi distinguida com o prémio Jovem Revelação da Câmara Municipal de Setúbal. A sua obra centra-se no “feminino” e na exploração das fronteiras emocionais das relações humanas. “A língua” é o segundo filme da trilogia iniciada com “O cheiro das velas” (2013) que recebeu vários prémios.


O Último Sopro

Portugal, 2017, 16 min., Drama. C/ Legendas em Inglês

Realizador: Lourenço Malcatanho

Com: Bernardo Sá, Paulo Alexandre Jorge, Lurdes Sá

Sinopse: Um músico tenta lidar com o seu luto através da sua criatividade musical. Face à sua marginalização entra num delírio que o obriga a enfrentar-se.

Biografia do realizador: Lourenço Gil Monteiro Malcatanho, licenciado em Cinema e Audiovisual na Escola Superior Artística do Porto, academista da Academia RTP 4.0. Produziu diversos trabalhos como “Auto-retrato de um Artista” (2016) e “ O Que A Nós Pertence” (2017). Produziu recentemente o seu primeiro filme “ O Último Sopro” (2017) com estreia no FEST- NEW DIRECTORS/ NEW FILMS FESTIVAL e “Correntes” (2017). 

Partilhar é cuidar!