A competição de documentários reúne obras consagradas internacionalmente, ao mesmo tempo que investe em diferentes formatos e mantém o FESTin fiel à sua vocação social. As obras que constam na secção competitiva de documentários são as seguintes:

A casa

Portugal, 2017, 78 min.

Realizador: Rui Simões.

Sinopse: Nascida no Estado Novo para controlar os estudantes ultramarinos, a Casa dos Estudantes do Império, localizada em Lisboa e com delegações em Coimbra e Porto, foi fundamental nas lutas de independência das colónias portuguesas. Por aquele ponto de encontro passaram futuros líderes dos movimentos de libertação – como Agostinho Neto e Amílcar Cabral. O documentário A Casa recupera memórias de testemunhos dos sobreviventes da Casa, ficcionalizando paralelamente excertos de “A Geração da Utopia”, de Pepetela.


Geração Ritalina

Brasil, 2016, 46 min., Filme Inédito.

Realizador: Gustavo Aguiar.

Sinopse: Geração Ritalina relata a busca de um personagem diagnosticado com deficit de atenção e bipolaridade e outras pessoas com condições parecidas. O filme aborda temas como medicalização, tabus, medos e um debate sobre a necessidade ou não de medicamentos. “Geração Ritalina” busca mostrar o ponto de vista de quem sofre de algum transtorno, sem intervenções externas de especialistas, familiares ou pessoas que não têm contato com esse tipo de problema.


Humberto Delgado “Relâmpago no céu azul”

Portugal, 2017, 46 min., Filme Inédito.

Realizadores: José Jorge Letria e Jaime Serôdio.

Sinopse: O general Humberto Delgado, candidato à Presidência da República em Portugal em Junho de 1958, foi um herói da cidadania e do combate político por se ter oposto à ditadura de Salazar e por ter tentado com invulgar coragem criar as condições que lhe permitiriam abrir a porta para a democracia e para a liberdade.


Primavera

Brasil, 2017, 112 min., Filme Inédito
Realizador: Carlos Porto de Andrade Junior.

Com: Ruth de Souza, Ruth Escobar, Ana Paula Arósio, Marília Gabriela, Caco Ciocler, Werner Schunneman, Carlos Casagrande.

Sinopse: Um pai conta a seu filho a história não oficial, mas verdadeira, da família a que pertencem. Através de lembranças levam-nos por uma viagem na memória do tempo. A chegada dos ancestrais portugueses, as tramas dos antepassados confessam um surpreendente segredo que o futuro ainda não conhece.


Saudade

Brasil, 2017, 78 min.

Realizador: Paulo Caldas.

Sinopse: Um documentário-poético-investigativo-afetivo que busca entender o significado da palavra e do sentimento da saudade em nossa língua e em nossas vidas.


Serviçais das memórias à identidade

São Tomé e Príncipe, 2017, 52 min.
Realizador: Nilton Medeiros

Sinopse: Depois do achamento, São Tomé e Príncipe envolveu-se no tráfico de escravos. A abolição da escravatura obrigou os colonos portugueses à contratação de mão-de-obra de Angola, Moçambique e Cabo Verde, que abriria caminho para o trabalho forçado – desempenhado pelos  serviçais. Passados mais de meio século do fim do processo de descolonização (1975), muitos ex-serviçais e seus descendentes ainda vivem à margem da sociedade.


Sonho Longínquo do Equador

Portugal / Guiné-Bissau, 2017, 60 min., Filme Inédito.

Realizador: Hamilton Trindade.

Sinopse: Em São Tomé e Príncipe, jovens com vivências socialmente diferentes têm um sonho em comum: concluir os estudos e arranjar um emprego. Mas cada um deles, devido aos seus contextos sociais, enfrentarão dificuldades para atingirem os seus objetivos e seus sonhos de vida. O filme procura-se perceber como encaram o futuro a cada dia que passa. Afinal, os sonhos são para se cumprir…


Limpam com Fogo 

Brasil, 2016, 84 min.

Realização: César Vieira, Conrado Ferrato, Rafael Crespo.

Sinopse: Documentário sobre a epidemia de incêndios em favelas na cidade de São Paulo e a relação com a especulação imobiliária. Entre análises de especialistas e depoimentos marcantes das vítimas, o filme investiga os reais motivos por trás da seletividade do fogo e explora a relação entre empresas do setor imobiliário e os vereadores que participaram da CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito – sobre os Incêndios em Favelas na Câmara dos Vereadores de São Paulo.


Heróis

Brasil, 2017, 90 min.

Realização: Cavi Borges.

Com: Rafaela Silva, Popole Misenga e Rogerio Sampaio.

Sinopse: O filme conta a história de três judocas brasileiros – Rafaela Silva, campeã mundial e vencedora da Medalha de Ouro nas Olimpíadas do Rio, e Popole Misenga e Rogério Sampaio. O filme nasce de três projectos paralelos do realizador Cavi Borges, que uniu as três grandes histórias numa longa-metragem.

Partilhar é cuidar!