200 Anos de Independência
Para rememorar este acontecimento histórico – o Bicentenário da Independência do Brasil -, o FESTin organiza um painel de debate com o tema A herança portuguesa no cotidiano da vida brasileira 200 anos depois da independência: costumes e gastronomia., com João Micael (Gestor Cultural), Renato Faria (Prof. de História e Diplomata) e mediação de Rejane Lima (Coordenadora do ENCCEJA – Educação para Jovens e Adultos). Seguido de brinde de encerramento.
Na ocasião será exibida a curta A Independência é a Nossa Língua, de Fernando Galrito, Francisco Lança, Maurício Squarizi, Wilson Lazaretti.
Dia 14 dezembro, quarta-feira | 17h | Museu das Comunicações | Sala Átrio | Entrada gratuita
PARTICIPANTES
João Micael é gestor cultural e especialista em Protocolo, dirige o Canal Matriz Portuguesa. É também Presidente da Matriz Portuguesa – MPADC – Associação para o Desenvolvimento da Cultura e do Conhecimento, Membro do Conselho Consultivo do Observatório da Língua Portuguesa, Membro Honorário do Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora.
Rejane Lima reside há 20 anos em Lisboa, é Mestre em Geografia Humana e Planeamento Urbano pela Universidade de Lisboa – Faculdade de Letras. Pós-Graduada em Filosofia da Natureza, da Paisagem e do Ambiente pela Universidade de Lisboa – Faculdade de Filosofia, e, atualmente, Coordenadora do Projeto ENCCEJA Lisboa – Educação para Jovens e Adultos MEC/MRE/DBR. Participou como representante de Portugal na Ação Global contra o Tráfico de Pessoas e o Contrabando de Migrantes (GLO.ACT).
Renato de Assumpção Faria é diplomata de carreira e professor de História. Serviu em Bruxelas (1985-89), Tóquio (1989-92), Bucareste (1992-95), Washington (1998-2002), Oslo (2002-05), Teerão (2005-08), Lisboa (2008-11), Atenas (2011-14), Beirute (2014-17) e Quito (2018-21). Foi professor de História Geral e do Brasil no Curso Preparatório ao vestibular do Instituto Rio Branco (1979-1985) e professor de História Diplomática no Instituto Rio Branco(1995-1998).
Antes do debate, será exibida a curta A Independência é a Nossa Língua, Portugal, Brasil, 2022, 8 min., Animação, M6 | Sem Leg. | Realização e Argumento: Fernando Galrito, Francisco Lança, Maurício Squarizi, Wilson Lazaretti
Sinopse: O documentário em animação “A Independência é a Nossa Língua” é uma viagem pelo Brasil através da sua língua. Vamos percorrer as diferenças e especificidades da variante brasileira da língua portuguesa por meio de depoimentos de pessoas das várias regiões do país, que comentam seus sotaques, seus modos de falar e sua relação com o idioma. Com a produção da Taumotrópio (Portugal) e da PrumoPro (Brasil), o projeto reuniu equipe de profissionais dos dois países, com a participação do Núcleo de Animação de Campinas (Brasil) e da Monstra (Portugal), e realização do Instituto Guimarães Rosa e da Missão do Brasil junto à CPLP.
Participação em Festivais: Festa Mundial da Animação de Coimbra 2022, Portugal.