Dia 30/nov | Sexta Feira| 19h

Vendo ou alugo
Brasil, 2013, 86 min, comédia, M.14
Realizadora: Betse dePaula

Sinopse: Rio de Janeiro. Maria Alice vive com a mãe, a filha e a neta em um casarão no Leme, bem na entrada de uma favela. Para sobreviver Maria Alice faz os mais diversos bicos, mesmo que eles passem longe da legalidade, mas ela sabe que o único meio de resolver seus problemas é vendendo a casa. O problema é que ninguém quer comprá-la,devido
à proximidade com o morro. Um dia, Maria encontra uma amiga que diz que seu filho, Júlio, está trabalhando como corretor de imóveis e tem um estrangeiro louco para comprar um imóvel na cidade. Maria pede que ele o leve à sua casa e,esperançosa que a venda enfim aconteça, passa a organizar tudo para agradar o possível cliente.

Dia 1/dez | Sábado| 15h Sessão Infantil

As aventuras do avião vermelho
Brasil, 2014, 72 minutos, animação
Realização: Frederico Pinto e José Maia
Com: Pedro Yan, Lázaro Ramos, Milton Gonçalves, Wandi Doratiotto, Fernando Alves Pinto, Zezeh Barbosa, Sérgio Lulkin

Sinopse: Filme de animação para o público infantil que conta a história de Fernandinho, um menino de oito anos que, através da sua imaginação, viaja pelo mundo supera os seus medos e faz descobertas que marcarão a sua vida para sempre. Adaptado a partir do livro homónimo de Érico Veríssimo

Dia 1/dez | Sábado| 19h Acalanto

Acalanto
Brasil/Moçambique, 23min, Curta, M.14
Realização: Arturo Sáboia
Com: Luís Carlos Vasconcelos e Léa Garcia.

Sinopse: Acalanto é a adaptação do conto “A Carta”, do escritor moçambicano Mia Couto. Uma senhora analfabeta procura
amenizar a saudade do seu filho ao solicitar a um conhecido para que leia diversas vezes a mesma velha e única carta por ele enviada há dez anos. Através dessas leituras, uma bonita amizade e cumplicidade é criada entre os dois.

Humberto Delgado “Relâmpago no céu azul”
Portugal, 2017, 46 min.
Realizadores: José Jorge Letria e Jaime Serôdio-Portugal,

Sinopse: O general Humberto Delgado, candidato à Presidência da República em Portugal em Junho de 1958, foi um herói da cidadania e do combate político por se ter oposto à ditadura de Salazar e por ter tentado com invulgar coragem criar as condições que lhe permitiriam abrir a porta para a democracia e para a liberdade.

Dia 2/dez | Domingo| 15h

As aventuras do pequeno colombo
Brasil, 2015, 88 minutos, animação
Realizador: Rodrigo Gavo

Sinopse: Longa-metragem de animação que se passa na Itália em 1463, onde três jovens, Cris, Leo e Lisa vão descobrir os mistérios do povo de Atlântica e se deparar com sua besta mais feroz, temível Nautilus. Esta criatura destrói todos os navios europeus que tentam cruzar o Oceano Atlântico. Eles vão encontrar uma maneira de derrotá-lo, o que tornará possível para Chris, no futuro, encontrar o caminho para a América.

Dia 2/dez | Domingo| 19h

Serviçais das memórias à identidade
São Tomé e Príncipe, 60 minutos, M.14
Realizador: Nilton Medeiros

Sinopse: Depois do achamento, São Tomé e Príncipe envolveu-se no tráfico de escravos. A abolição da escravatura obrigou os colonos portugueses à contratação de mão- de-obra de Angola, Moçambique e Cabo Verde, que abriria caminho para o trabalho forçado – desempenhado pelos serviçais. Passados mais de meio século do fim do processo de descolonização (1975), muitos ex-serviçais e seus descendentes ainda vivem à margem da sociedade.


Dia 3/dez | Seg|15h

Diário de areia
Brasil, 2017, 07 min., animação
Direção: Isadora Morales Chaves e Sarah Carvalho Guedes

Sinopse: Erin é uma menina de 15 anos que foi escolhida como a Guardiã dos Pesadelos. A sua missão é purificar os pesadelos que escapam para o mundo real e proteger a humanidade dos seus medos mais profundos, dia e noite, sem descanso.

Médico de Monstro
Brasil, 2017, 11 min., ficção
Realizador: Gustavo Teixeira

Sinopse: Dudu quer ser médico de monstros quando crescer. Ninguém o leva a sério, nem ele tem a certeza de como o vai fazer. Até ao dia em que recebe um paciente inesperado…

A primeira flauta
Brasil, 2017, 04 min., animação
Realizador: Simon Brethé e Ricardo Poeira

Sinopse: Uma fábula visual sobre a origem da música. O filme exalta a ancestralidade da música como forma de expressão humana capaz de criar e fortalecer vínculos entre pessoas.

Irmãos Suados
Brasil, 2017, 01.10 min., animação
Realizadores: Nicholas Paim e Clauder Marros

Sinopse: Pore e Swe são dois irmãos que querem fazer tudo à sua maneira. Eles esforçam-se muito para realizar as aventuras capazes de suprir os seus desejos.

Como surgiram as estrelas
Brasil, 2017, 05 min., animação
Realizador: Renato Barbieri e Adriana Meirelles

Sinopse: Este filme faz parte da série “Lendas Animadas” que conta histórias misturando elementos da natureza com trabalhos de arte de crianças. Neste episódio contamos uma lenda dos índios tupi guaranis da Amazônia. Enquanto os homens iam para a mata as mulheres cuidavam do preparo da comida. E elas tinham um segredo que escondiam de todos. As crianças curiosas seguiram as mães, escondidas. E através desta aventura os índios explicam como as estrelas surgiram.

O fim da fila
Brasil, 2017, 03 min., animação
Realizador: William Côgo

Sinopse: Baseado no premiado livro de imagem, a animação nos apresenta vários animais brasileiros em fila, dia após dia. Conforme passa o tempo, surgem novos motivos para que os animais sigam em frente, sempre enfileirados – incluindo a aparição de um conhecido personagem do
folclore. Afinal, o que tem no fim da fila? A linguagem gráfica evoca a arte indígena brasileira.

Brinquedo Novo
Brasil, 2017, 06.25 min., animação
Realizador: Rogério Boechat

Sinopse: Eu mais um dia entediante, um bebê ganha de sua mãe um ursinho de pelúcia. O brinquedo novo se torna seu melhor amigo.

Iemanjá
Brasil, 2017, 05 min., animação
Realizador: Renato Barbieri e Adriana Meirelles

Sinopse: Faz parte da série “Lendas Animadas” que conta histórias misturando elementos da natureza com trabalhos de arte de crianças. Conta a história de Iemanjá, a rainha do mar e protetora de todas as criaturas do oceano. Um dia chegaram os humanos e começaram a tratar o mar com desprezo e descuido, jogando todo tipo de lixo. Com a ajuda de Olorum, Iemanjá ganhou dons mágicos para combater e superar estes problemas.

Dia 3/dez | Segunda-feira| 19h

Avô Crocodilo
Portugal/Timor-Leste, 2016, 50 minutos M.14
Realizador: Francisco Rosas

Sinopse: Avô Crocodilo é um documentário que pretende levar o espetador numa viagem a um dos períodos mais inóspitos da história timorense. Uma coprodução com o Centro Audivisual Max Stahl Timor-Leste que dá voz a alguns intervenientes da resistência “Maubere”.

DIA 4/dez | terça-feira| 15h
Sessão Infantil (duração 76 min)

Em algum lugar
Portugal, 2017, 16.29 min. C/ Legendas em Inglês
Realizador: Inês de Sá Frias e Leandro Martins

Sinopse: Kety, Mirela e Kevin são 3 irmãos que fazem parte de uma família circense. Apesar da diferença de idades, cada um deles tem um papel muito importante no bom funcionamento do circo e as suas próprias motivações para escolher a vida itinerante.

Órion
Brasil, 2016, 16 min., ficção. C/ Legendas em Inglês
Realizadora: Rodriane DL

Sinopse: Cecília adora astronomia. Todas as noites ela sai de casa para observar as estrelas, levando sempre a sua coleção de lanternas para reproduzir na relva as constelações que vê no céu. Até que num certo dia algo estranho acontece…

Diga ao meu pai que estou bem
Brasil, 2017, 16.30 min., Infantil. C/ Legendas em Inglês

Sinopse: Ju, uma criança disléxica de 9 anos, decide abandonar a casa ao julgar ser um peso na vida do pai. A partir da leitura da carta que Ju deixou para trás, o filme mostra sintomas da dislexia e como o próprio pai e outros responsáveis lidam com eles.

Próxima
Brasil, 2017, 15 min., ficção. C/ Legendas em Inglês
Realizadora: Luiza Campos
Com: Amanda Delbone, Nina Medeiros, Antoniela Canto, Georgina Castro e Vanessa Bruno

Sinopse: Aos doze anos, Carol percebe que todas as pessoas em seu redor estão muito parecidas: as suas tias e primas, amigas da escola, mulheres nas lojas, cantoras na internet.

Os pestinhas e o ladrão de brinquedos
Moçambique, 2013, 12’15 minutos, Animação
Realização: Nildo Essá e Lili – Halima Essá.

Sinopse: Quando um dos “filhos” dos Pestinhas (Lili, Minhoca e Zé Gordo) sequestrado pelo ladrão da zona, cabe a estes recuperar o mesmo, até que a certo ponto se apercebem que afinal este ladrão tem outros brinquedos com planos de “revender”… Os Pestinhas e o Ladrão de Brinquedos é uma animação educativa, que retrata de forma indireta o rapto de menores.

DIA 4/dez | terça-feira| 19h

Sonho Longínquo do Equador
Portugal/Guiné Bissau, 2017, 60 min., M.14
Realizador: Hamilton Trindade

Sinopse: Em São Tomé e Príncipe, jovens com vivências socialmente diferentes têm um sonho em comum: concluir os estudos e arranjar um emprego. Mas cada um deles, devido aos seus contextos sociais, enfrentarão dificuldades para atingirem os seus objetivos e seus sonhos de vida. O filme procura-se perceber como encaram o futuro a cada dia que passa. Afinal, os sonhos são para se cumprir…

Dia 5/dez |quarta-feira| 15h
Sessão Infantil

Minhocas
Brasil, 2013, 82 min, animação
Realizadores: Paolo Conti e Arthur Nunes

Sinopse: Acidentalmente cavados para fora da terra, Júnior e os seus amigos Linda e Neco procuram uma forma de voltar para casa, mas antes precisam de impedir os planos de dominação das minhocas pelo terrível Big Wig. Uma aventura emocionante, cheia de desafios e descobertas sobre o verdadeiro valor da amizade.

Dia 5|quarta-feira| 19h

Kalunga
Portugal/Angola, 88 min, M.14
Doc-Realização: Bernardo Gramaxo

Sinopse: Kalunga é a palavra do Kimbundo que significa Mar, mas também Imensidão e Morte. Três surfistas internacionais aceitam o desafio: percorrer a costa de Angola de norte a sul e descobrir um país que a guerra deixou escondido durante 40 anos. Uma viagem em que o surf revela o que há para além das ondas, assumindo-se como uma experiência de fusão cultural, simbiose com a natureza e uma ferramenta de inclusão social.

Dia 6/dez |quinta-feira|19h

Zenaida
Cabo Verde, 2015, 66 min, ficção, M.16
Realizadores:Alexis Tsafas e Yannis Fotou
Com: Maria Sfefanidou Fonseca Soares

Sinopse: Zenaida só tem dezoito anos mas já é mais uma das vítimas do tráfico de mulheres. Está presa numa cidade europeia, sem passaporte e forçada pelos “donos” a trabalhar como prostituta. Uma vida reduzida a uma patética rotina em contraste com noites onde reinam alucinações induzidas por drogas que a transportam numa fuga ao presente, de volta à pobreza e aos anteriores pesadelos da vida.