O FESTin traz novamente à Lisboa a Mostra de Cinema Brasileiro, desta vez com 3  longas-metragens (filmes em ordem alfabética) e 5 curtas exibidos numa única sessão de 75 minutos (em ordem de exibição).


LONGAS-METRAGENS


A ONDA DA VIDA

10 Abril, 17h, Sala Manoel de OliveiraMBL_a onda da vida

Brasil, 2013, 74 minutos| Legendas em inglês
[Também na Mostra Brasileira de Longa-Metragem]
RealizaçãoJosé Augusto Muleta e Rafael Gasparini
Com: Caio Vaz Guilherme Tripa, Omar Docena, Thalena Pereira
Três amigos, Caio, Tiago e Joel, partem do Rio de Janeiro para Itacaré numa surf trip. No caminho, o carro quebra e o dinheiro acaba, mas decididos a fazerem  tudo  pela viagem dos seus sonhos apanham uma carona e acabam por chegar a um paraíso de ondas perfeitas. É nesta pequena Vila de pessoas simples que eles acabam por perceber a importância da amizade, da solidariedade e os riscos de estar apaixonado. Uma viagem que mudará para sempre as suas vidas.


MBL_entreturnosENTRETURNOS

13 Abril, 19h, Instituto Cervantes

Brasil, 2014, 82 minutos
Realização: Edson Ferreira
Com: Paulo Roque, Lorena Lima, Luis Miranda, Janaina Kremer
Beto trabalha como cobrador num autocarro e é casado com Gilda, que anseia ter um filho. Quando Beto aproxima-se de Leia, a dona do bar que ele frequenta, conhece Valcir, um estrangeiro recém-chegado na cidade que vai completar o triângulo amoroso que resulta numa gravidez. Em meio às dificuldades em lidar com esta situação, os personagens circulam pela cidade e descobrem mais sobre si mesmos, enquanto aprendem a enfrentar seus conflitos pessoais.


MBL_Nao-pare-na-pistaNÃO PARE NA PISTA: A MELHOR HISTÓRIA DE PAULO COELHO

15 Abril, 21h30, Sala Manoel de Oliveira

Brasil/Espanha, 2014, 112 minutos
Realização: Daniel Augusto
Com: Júlio Andrade, Ravel Andrade, Fabiana Gugli, Fabiula Nascimento, Enrique Diaz, entre outros.
Cinebiografia de Paulo Coelho, o filme concentra-se em três momentos distintos da carreira do escritor: a juventude nos anos 1960; a idade adulta nos anos 1980; e a maturidade, em 2013, quando refaz o Caminho de Santiago. Usando como base depoimentos do próprio Paulo Coelho, a história perpassa os momentos mais marcantes da vida do autor, como os traumas, a relação com as drogas e a religião, sexualidade e a parceria com o músico Raul Seixas.


MBL_-UM-FILME-FRANCESUM FILME FRANCÊS

09 Abril, 21h30, Sala Manoel de Oliveira

Brasil, 2014, 80 minutos
Realização: Cavi Borges
Com: Patrícia Niedermeier, Erom Cordeiro, Juliana Terra
Cléo vai fazer seu primeiro filme e o cinema francês e a nouvelle vague são suas grandes inspirações.

 

CURTAS-METRAGENS


MBC_De-castigoDE CASTIGO

14 Abril, 19h | sala 3

Brasil, 2014, 20 minutos

Realização: Helena Ungaretti
Com: Max Huszar, Lilian Blanc
Felipe é obrigado a passar as suas tardes com a tia.


MBC_BLAXPLOITATIONBLAXPLOITATION: A RAINHA NEGRA

14 Abril, 19h | sala 3

Brasil, 2014, 21’35 minutos
Realização: Edem Ortegal
Com: Mariana Nunes, Mari Peixoto
A polícia Eva Brown e sua esposa Juliana, nerd e cinéfila, descobrem que um poderoso “coronel” do Estado está envolvido em um crime que pode destruir sua carreira. Após caírem no primeiro round da luta, as meninas mais malvadas da cidade voltam para provar que a vingança é tão doce quanto jujubas e tão divertida e explosiva quanto o cinema de ação.


MBC_Do-caminhoDO CAMINHO

14 Abril, 19h | sala 3

Brasil, 2013, 19 minutos
Realização: Francisco Gick, Luciana Mazeto e Vinícius Lopes
Com: Francisco Gick
Quanto vale o seu tempo? Saindo de Porto Alegre, numa linha quase reta em direção ao oeste, quatrocentos quilômetros depois chega-se a Rosário do Sul. Em 2013, Francisco Gick realizou a performance Do Caminho, saindo a pé pela estrada, no sentido contrário ao da rotação da Terra, para voltar simbolicamente no tempo. A ideia era chegar a Rosário do Sul em dez dias, percorrendo os quatrocentos quilômetros que separam as duas cidades. Os encontros e as reflexões que aconteceram na estrada, porém, provocaram mudanças no trajeto, construindo um novo destino.


MBC_A-pequena-vendedora-de-foforosA PEQUENA VENDEDORA DE FÓSFOROS

14 Abril, 19h | sala 3

14 Abril, 19h | sala 3
Brasil, 2014, 9 minutos, Animação
Realização: Kyoko Yamashita
Ela é apenas uma criança que luta para sobreviver na selva de concreto. Nasceu indesejada, sobrevive de maneira infame e morrerá rejeitada pelo que é. Pobre, suja e sem instrução. Não se trata de crime e castigo, nem de vencedores e perdedores. Tampouco de vilões e sua pequena vítima. É sobre a natureza humana e sua fraqueza. É sobre todos nós.


MBC_Por-outros-olhosPOR OUTROS OLHOS

14 Abril, 19h | sala 3

Brasil, 2014, 5 minutos
Realização: Rodrigo Brant
Com: Clarice Cotta, Alvaro Miranda, Pedro Henrique Veloso
Todos os dias, pai e filha passam por um mesmo caminho que leva à escola. É uma travessia sem muitas surpresas, até que um dia algo chama a atenção da menina.