Chegada a 4ª edição, o FESTin organiza a sua primeira mostra infantil dirigida a grupos escolares do 1º e 2º ciclo do ensino básico (6-12 anos). Ciente da importância de crianças e jovens se familiarizarem desde cedo com cinema independente, falado em língua portuguesa, pretende-se propiciar ao público mais jovem o acesso a um conjunto de filmes com forte componente pedagógica. Nesta sessão, o FESTin apresenta uma sessão de curtas-metragens na qual serão exibidos pequenos filmes cujas temáticas abordam desde a sensibilização ambiental a temas inerentes ao universo da infância como a descoberta do amor, a amizade e o medo da perda.

Horários:
Escolas – 4 e 9 de abril | 11h00 | Sala 3
Famílias – 6 e 7 de abril | 16h00 | Sala 3
Duração: 55 minutos


A  vida deve ser assim
Brasil, 2012, 14 minutos,’ Ficção
Realização: Roberto Burd
Com: Iago Salaberry, Anna Ortega, Yonara Karam, Cassiano Ranzolin, Matheus Zoltowski, João Pedro Reinisch, Morgana Kretzmann e Juliana Thomaz.

Sinopse: Binho tem onze anos e está apaixonado pela sua colega de escola Rafaela. As suas famílias são muito amigas e combinam fazer uma viagem no verão, só que Rafaela fica retida com aulas de recuperação e Binho, que é um ótimo aluno, não. Restam-lhe apenas dois dias para pôr em prático um plano para boicotar a viagem e passar as férias ao lado da sua amada.

Trailer


Maria Clara
Brasil, 2012, 15 minutos, Ficção
Realização: Leonardo Peixoto
Com: Manu Schonhofen e Isabel Freitas.

Sinopse: Maria Clara é uma menina que não tem jeito de criança. Criada pela avó, possui uma personalidade muito diferente das outras crianças. A partir da visita de uma amiga e de uma troca de correspondências, começa a descobrir o amor e a própria infância.

Facebook |


A REBELIÃO DAS ÁGUAS
Brasil, 2012, 3’11 minutos, Animação
Realização: Agê

Sinopse: Devido ao desperdício e uso inconsequente da água pela população do planeta, um dia as gotinhas de água decidem fazer uma greve geral, provocando uma terrível seca na Terra. De uma forma bem-humorada, esta curta-metragem de animação procura alertar os mais jovens para a necessidade de um consumo mais moderado deste bem precioso.


MPF; A ficha; Acessibilidade; Tráfico de animais
Brasil, tempo total: 4 minutos
Realização: Ministério Público Federal

Sinopse: A Turminha do MPF foi criada pelo Ministério Público Federal dfo Brasil com o objetivo de contribuir para a formação cidadã de crianças e adolescentes. No vídeo MPF o professor Ari explica a Malu uma das atribuições do órgão: fiscalizar se os recursos públicos estão a ser usados de forma correta. Em A Ficha (“Não Venda seu Voto”) o que está em jogo é o problema da corrupção. No elenco estão Malu e Rafinha, que conversam sobre uma tentativa de suborno feita pelo dono da cantina da escola. Já em Acessibilidade é discutida a entrada de cão guia em lugares públicos para acompanhar deficientes visuais. Alex é barrado na porta de um espetáculo de música porque está com seu cão-guia. Por fim, Tráfico de animais trata sobre meio ambiente. Munani presenteia Rod com animais da floresta.

Site


Pety pode tudo
Brasil, 2012, 18 minutos, Ficção
Realização: Anahí Borges
Com: Moara Ibotira, Gabriel Nathan, Paulo Goya, Sylvia Prado, Aury Porto.

Sinopse: Pety é uma menina com um sentimento de controlo de tudo que está ao seu redor. Um dia, a caminho da escola, acredita receber um aviso do anjo Gabriel prenunciando a morte do seu coelho de estimação chamado Perninha. O medo da perda e o desejo de controlo a impulsionam a uma olímpica tentativa de driblar o destino profetizado…

Facebook | Trailer


Os sustentáveis
Brasil, 2012, 1’15 minutos, Animação
Realização: Lisandro Santos

Sinopse: A utilização responsável dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente preocupam cada vez mais a raça humana. Mesmo assim, o planeta Terra é constantemente atacado pelos inimigos do ecossistema. Para salvar a humanidade dessas terríveis ameaças, podemos contar sempre com a ONG de super-heróis conhecida como “Os Sustentáveis”.

Site