A diversidade e, sobretudo, a qualidade dos documentários recebidos a 4ª edição do FESTin levou à criação desta sessão onde serão exibidos oito documentários, entre longas e curtas-metragens


Bafatá Filme Clube
Portugal/Guiné-Bissau, 2011, 77 minutos, Documentário
Realização
: Silas Tiny.

Horário: 8 de abril | 15h30 | Sala 3

Sinopse: Em Bafatá, na Guiné-Bissau, Canjajá Mané, antigo operador de cinema e guarda do clube da cidade, repete os mesmos gestos há cinquenta anos. Mas atualmente o cinema está fechado e não existem espectadores. Dos seus tempos como trabalhador do clube até aos nossos dias, restam apenas recordações. Na cidade, somente as pedras, árvores e o rio resistiram à erosão do tempo. E com eles, algumas pessoas, que ficaram para perpetuar na memória do mundo e dos homens, que ali já viveu gente. São essas pessoas por quem Canjajá procura e espera pacientemente até hoje.

Site | Facebook  | Trailer


Coração do Brasil
Brasil, 2012, 86 minutos, Documentário
Realização
: Daniel Solá Santiago

Horário: 8 de abril | 20h10 | Sala 3

Sinopse: O filme refaz a expedição dos irmãos Villas-Bôas ao centro geográfico do Brasil, em 1958. À frente da nova aventura estão três integrantes da viagem original: Sérgio Vahia de Abreu, o cacique Raoni, e o documentarista inglês Adrian Cowell, falecido no ano passado.

Trailer


Dona Tututa
Portugal, 2012, 54 minutos, Documentário
Realização
: João Alves da Veiga
Com
: Epifânia Évora, Mayra Andrade, Tito Paris, Bana, Cesária Évora

Horário: 8 de abril | 21h50 | Sala 3


Sinopse
: Documentário sobre a lendária pianista Cabo-Verdiana Epifânia Évora (Dona Tututa). Epifânia Évora ama a música e o piano, tanto quanto é possível alguém o fazer. Ao longo da sua vida transformou dor e alegria em melodias, e cantou-as, rompendo convenções. Para esta nonagenária cabo-verdiana, filha do “inventor da coladera” e mãe 14 vezes, a vida só faz sentido com aplausos. Terá ouvido os que merece? Amigos, familiares e admiradores, entre os quais alguns dos mais proeminentes músicos cabo-verdianos de diferentes gerações (Cesária Évora, Bana, Mayra Andrade, Tito Paris e muitos outros) testemunham neste documentário a importância desta lendária instrumentista/compositora e o seu decisivo contributo para a música popular do seu país.

Facebook | Trailer


Lusofonia de 9 cabeças – Lisboa
Portugal, 2012, 23 minutos, Documentário
Realização
: Cristina Branco

Horário: 8 de abril | 19h00 | Sala 3

Sinopse: Esta curta-metragem propõe a perceção audiovisual de um debate aberto e vário sobre a (in)existência empírica, conceptual e política da Lusofonia em Lisboa, através de uma conversa com nove jovens cidadãos.

Trailer


Macau 2012 – 1. Identidade
Portugal, 2012, 30 minutos, Documentário
Realização
: Rui Filipe Torres
Com:
Adriano Moreira, Carlos Manuel Piteira, James Chu, José Drummond, Rui Lourido, Rita Santos, José Pereira Coutinho,Joaquim Magalhães de Castro,Paulo Coutinho, Luís Magalhães, Paula Coutinho, Miguel Senna Fernandes

Horário: 8 de abril | 19h30 | Sala 3

Sinopse: MACAU2012, mostra o traço universalista da cultura Portuguesa sentida e vivida na Região Administrativa Especial de Macau, cidade da República Popular da China desde 20 de dezembro de 1999, que teve soberania Portuguesa durante perto de 450 anos , através das interações sociais contemporâneas, recorrendo a entrevistas de profundidade e depoimentos, de Macaenses, Chineses e Portugueses, que vivem em Macau e em Lisboa. Macau cidade de encontro de culturas.


Mazzaropi
Brasil, 2012, 102 minutos, Documentário
Realização
: Celso Sabadin
Horário
: 8 de abril | 22h50 | Sala 3

Sinopse: Caipira, cómico, ator, diretor, roteirista, distribuidor, produtor e empresário. Tudo junto e misturado. Amácio Mazzaropi é uma surpresa sem fim do cinema brasileiro.

Site

 


O Candidato

Cabo Verde, 2012, 66 minutos, Documentário
Realização
: Paulo Cabral

Horário: 8 de abril | 17h00 | Sala 3

Sinopse: A democracia cabo-verdiana tem mais de 20 anos de existência e tem sido considerada um exemplo para muitos países do mundo, em especial em África e sobretudo nos PALOP. O MPD e o PAICV, os dois maiores partidos políticos cabo-verdianos que têm governado Cabo Verde neste período, dividiram os mais de 20 anos de democracia com dois mandatos cada. Esta será a 5ª eleição e um tira-teima para estes Partidos, e em particular para os seus atuais líderes, o Dr. Carlos Veiga do MPD e o Dr. José Maria Neves do PAICV, estes que apesar de já terem dois mandados cada, nunca se defrontaram nas urnas.
Qual deles será o primeiro a ser eleito a 1º Ministro pela terceira vez? Será que vamos ver a terceira vitória consecutiva do Dr. José Maria Neves? Será que vamos ver o regresso do Dr. Carlos Veiga a 1º Ministro? Será que as campanhas eleitorais em Cabo Verde são só festa? Quais são as armas dos partidos para convencerem o eleitorado cabo-verdiano?

Site


Sem anos de Solidão
Portugal, 2012, 36 minutos, Documentário
Realização
: Maria João Coutinho e Simion Doru Cristea
Com
: Paula Cerqueira, Taylor Gonçalves, Gabriel Gonçalves, Clarice Cerqueira, João Cerqueira, Maria Anice da Anunciação, Lúcia da Anunciação, Bernardete da Anunciação, José Cerqueira, Colégio Cenecista São Judas Tadeu, Escola Família Agrícola

Horário: 8 de abril | 18h15 | Sala 3

Sinopse: Tia Paula foi, durante o seu século de vida, geradora da alegria do nascimento, mulher guerreira, rezadeira, fonte de muitas histórias que se contam na roça da Comunidade de Candeal Mora, estado da Bahia.