Júri dos Documentários


Ana Santiago

AnaSantiagoPrimeiro quis ser médica forense, depois teve a mania de ser jornalista e apaixonou-se pela rádio, passando mais horas na NRJ – Rádio Energia do que nas aulas da FCSH da Universidade Nova de Lisboa, onde concluiu a licenciatura em Ciências da Comunicação. Acabou por dedicar-se ao serviço público na Câmara Municipal de Lisboa, onde editou a Agenda Cultural, entre outras funções em variados pelouros, sempre na área da comunicação. Vive uma relação passional com Lisboa e com o cinema, razão pela qual durante três anos fez parte da equipa do Shortcutz Lisboa, um movimento semanal de divulgação de curtas-metragens que desde 2010 faz parte do ADN da cidade. Atualmente integra a equipa de gestão da Startup Lisboa, o epicentro da dinâmica de inovação e empreendedorismo da capital portuguesa.

 


Cloves Mendes

Clovis_webGraduado na Universidade Federal do Espirito Santo  em 1981. Em 1982 lançou o seu primeiro documentário Vida de Fisco. Ate hoje realizou mais de 800 produções em cinema e vídeo entre longas, curtas na área de ficções, documentários, institucionais e publicidade. Fundou, em 1980, a Federação de Cineclubes do Espirito Santo, a qual preside atualmente. Foi diretor do Departamento de Cinema da Secretaria Estadual de Cultura do ES de 1982 a 1984. Coordenou as 5 edições da Mostra Internacional de Cinema Latino e Caribenho e foi premiado nacional e internacionalmente como realizador. Participou de mostras e festivais pela América Latina como realizador e jurado.


Tiago Santos

Tiago_webNasceu em 1976 e, depois de uma curta carreira como jornalista, iniciou o seu trabalho de argumentista, em 2007, com Call Girl. Escreveu A Bela e o Paparazzo, trabalhou em séries como Liberdade 21, Conta-me Como Foi e Filhos do Rock (entre outras) e é autor do argumento de Os Gatos Não Têm Vertigens, de António-Pedro Vasconcelos, com quem agora prepara o seu próximo projeto a estrear em dezembro deste ano. Atualmente, é também crítico de cinema para o suplemento GPS, da Revista Sábado. Em 2013 publicou o seu primeiro romance: A Velocidade dos Objetos Metálicos, pela editora Clube do Autor.