FESTin Itinerâncias – São Tomé e Príncipe

Atividades de formação

De 20 a 23 de Setembro de 2016


Palestra

Destinada ao público a partir de 13 anos, compreende a visualização, análise, reflexão e produção fílmica a partir da vivência de uma produção, cuja temática seja as diferenças sob a ótica dos direitos humanos.

Duração: 30 min – Dia 23, após sessão das 18h.

Local: Centro Cultural Português | Instituto Camões

Com João Cayette

Licenciou-se na Escola Superior de Cinema e começou por trabalhar como primeiro assistente de realização em longas-metragens, tendo colaborado com Claude Miller, Walter Sales Jr., Charles Sturridge, Manoel de Oliveira, Roberto Faenza e John Malkovitch, entre outros.

A partir de 2002, passa a realizar documentários e ficção, destacando-se as séries João SemanaQuando os lobos uivam e Uma família açoriana, bem como o telefilme A casa das 7 mulheres. Fez parte do júri nos festivais de cinema de Avanca, FIKE e nos prémios Sophia. É professor na ACT – Escola de Actores e membro da Academia Portuguesa de Cinema.


Oficina de Documentário

Destinada ao público a partir de 16 anos, proporciona uma introdução a produção de documentário e as formas de se pensar o cinema documental a partir das vivências locais. A Oficina compreende a visualização, análise, reflexão e produção.

Nº de alunos: máximo de 10.

Local: Centro Cultural Português | Instituto Camões

Duração: 3 dias – 6 horas

Com Maria Alice Campos

Historiadora, documentarista, jornalista e consultora de projetos. Especialista em Direito para Comunicação Social, Mestranda em Ciências da Comunicação – Estudos dos Medias e do Jornalismo. Há 20 anos trabalhando em projetos, consultoria na área social, artística e de comunicação, experiência em produção e gestão em radiodifusão pública e canal de acesso condicionado. Prémios com roteiros de documentários, televisão e radioconto.

É membro do Observatório Latino-Americano de Indústria de Conteúdos Digitais – OLAICD, ligado a Universidade Católica de Brasília, é membro da equipa de coordenação da rede Cultura Viva Comunitária em convénio com o Vaticano, para formação de redes mundiais de cultura cidadã e cultura da paz.Escreve coluna sobre comunicação e cidadania para o Portal em Pauta de Brasília e coordena o editorial CPLP.


Oficina de Produção

Destinada a pessoas interessadas em desenvolver atividades de produção de eventos, em várias áreas a exemplo do cultural, turismo, empresarial ou social.

Os conhecimentos disponíveis na Oficina permitirão dar a conhecer informações que permitam o desenvolvimento das etapas de um projeto, pré-produção, produção e finalização, de forma a proporcionar incentivo ao protagonismos e o desenvolvimento local.

Local: Centro Cultural Brasil

Duração: 3 dias – 6 horas

Com Léa Teixeira

Diretora do FESTin/Produção. Formação Superior: Curso de Comunicação Social, Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade. Diretora-geral do FESTin.

Participação na Amostra de Cinema de Curta metragem de ÉvoraFike. Cobertura de imprensa nos seguintes festivais: Festival da Fronteira ( RS- Brasil), Festival de Gramado, Festival de Huelva, Sevilha, Vila do Conde, Brasília e demais festivais em Lisboa.

Assessoria de imprensa e divulgação do documentário dos 120 anos de Fernando Pessoa – Casa Fernando Pessoa (Documentário realizado pela TV Globo). Participação na organização do 2º Congresso Brasileiro de Policiais Civis do Brasil- Brasília e do Congresso da Polícia Civil de Brasília. Trabalhei na assessoria de imprensa da Agência Brasília, onde coordenava as conferências de imprensa, apoiava o cerimonial do Governador de Brasília e cuidava da imagem do governo como um todo.Atualmente escreve para o jornal Brasília Agora, agência Amazônia e agência Globo de notícias G1.

INSCRIÇÕES através do e-mail festin.alice@gmail.com.


LOGO_parceiros STP_Barra