Depois de homenagear Moçambique (2010), Portugal (2011), o Brasil (2012) e Angola (2013) na quinta edição o FESTin dedica um olhar especial a Cabo Verde.

A Rapariga

Cabo Verde, 2013, 14,55 minutos, Ficção
VER COMPETIÇÃO DE CURTAS-METRAGENS

 

 

 

Cape Verde Independence July 5th and 6th

7 de abril (segunda-feira) | 16h20 | Sala 3

Cabo Verde, 2005, 13 minutos, Documentário
Realização: Anthony D. Ramos
Curto documentário a partir de imagens de arquivo de Anthony D. Ramos filmadasem Cabo Verde nos dois primeiros dias da independência de Cabo Verde, após 500 anos de domínio colonial.

Site: www.spiamedia.com  

Casalata

Cabo Verde, 2013, 14 minutos, Documentário
VER COMPETIÇÃO DE CURTAS-METRAGENS

 

 

 

Cesária Évora – Morna Blues

7 de abril (segunda) | 20h | Auditório do IFP*

França/Cabo Verde, 1996, 52 minutos, documentário
Realização: Éric Mulet e  Anaïs Prosaïc

 

 

Cova da Moura Portugal ou Cabo Verde

7 de abril (segunda-feira) | 17h10 | Sala 3

Cabo Verde, 2007, 36 minutos, Documentário
Realização: Paulo Cabral
Cova da Moura, Portugal ou Cabo Verde? tem como tema central a condição social cabo-verdiana em Cova da Moura, um bairro da grande Lisboa cuja população é maioritariamente composta por imigrantes. A origem, a evolução, a situação atual do bairro e, mais particularmente, a relação dos habitantes com o bairro e com a PSP, a relação intercultural dos seus habitantes e as vantagens e os inconvenientes da imigração são os temas tratados neste documentário.

O Testamento do Sr. Napumoceno

8 de abril (terça-feira) | 20h30 | Sala 3

Portugal/França, 1997, 110 minutos, ficção
Realização: Francisco Manso
Com: Nelson Xavier, Maria Ceiça, Chico Diaz, Karla Leal, Zezé Motta, Via Negromonte, Francisco Assis, Milton Gonçalves e Camacho Costa
Napumoceno da Silva Araújo era o mais bem-sucedido homem de negócios do arquipélago de Cabo Verde. Por isso, a sua morte não deixou ninguém indiferente, sobretudo na cidade do Mindelo, onde vivia. O seu sobrinho, Carlos, via-se já sentado na cadeira de diretor da Sociedade de Importação e Exportação, Araújo Lda, e herdeiro dos seus bens. Mas a vida do seu tio ocultava segredos que em breve seriam revelados pelo seu testamento e por umas cassetes que deixara gravadas para Graça, a sua filha ilegítima, inesperada herdeira de toda a sua fortuna. Gradualmente Graça vai descobrindo a verdadeira personalidade de Napumoceno: um homem ambicioso, astuto, oportunista… mas também sensível e apaixonado. Divertida com as confissões de seu pai relativamente à forma pouco ortodoxa e insólita como obteve a sua fortuna, o que mais a surpreende e cativa são as suas revelações sobre as mulheres da sua vida. Quem imaginaria… dada a sua reputação de eterno celibatário!