FESTin Itinerâncias – Guiné-Bissau

05 a 10 de Dezembro de 2015

PROGRAMAÇÃO

 


 

O ESPINHO DA ROSAespinho-da-rosa
05 de Dezembro (Sábado), 18h, Centro Cultural Português

Portugal/Guiné-Bissau, 2013, 97 minutos, Ficção
Realização: Filipe Henriques
Com: Júlio Mesquita, Ady Baptista, Ricardo Abril, Ângelo Torres, Daniel Martinho, Ciomara Morais, Sónia Neves e Eric Santos
Sinopse: Após vencer um dos casos de pedofilia mais emblemáticos do país como advogado da acusação, David Lunga não podia estar mais satisfeito com o rumo que a sua carreira está a tomar. Porém, não esperava que a resolução desse caso passasse por desvendar os terríveis segredos da bela mas misteriosa rapariga por quem irremediavelmente se apaixona. Rosa é o seu nome. Ela cativa-o completamente e eles acabam por ter um envolvimento. Que mistérios ela oculta? Conforme vai ganhando consciência dos macabros fatos, David constata aquilo que menos espera: cometeu o mesmo crime que condenou durante a sua carreira toda. Rosa é menor de idade. Terá agora de provar a sua inocência, limpar o nome e acima de tudo a consciência.



ASSIM ASSIMassim-assim
05 de Dezembro (Sábado), 20h, Centro Cultural Português

Portugal, 2012, 97 minutos, comédia.
Realização: Sérgio Graciano
Com: Albano Jerónimo, Isabel Abreu e Nuno Lopes
Cinco personagens cruzam-se numa esplanada dando início a uma viagem pelas suas vidas. “Assim Assim” é um filme sobre relações, sobre aquilo que queremos para nós e o que não conseguimos alcançar. Entre boas e más relações, amores e complicações, tudo pode acontecer.



IMPUNIDADES CRIMINOSASimpunidades
06 de Dezembro (Domingo),18h, Centro Cultural Português

Moçambique, 2013, 74 minutos, Ficção
Realização: Sol de Carvalho
Com: Esperança Naene, Eliot Alex, Breznev Matevo, Paulo Cuambe, Timoteo Maposse, Graca Silva
Farta de ser vítima de violência doméstica, Sara mata o marido, mas este continua aparecer-lhe nos sonhos e visões. De quem ela também não se livra é do gangue ao qual o marido pertencia e a quem tinha roubado algo que Sara desconhece. A ponto de o chefe do gangue mandar matar alguém do bairro e dizer que é Armando, a fim de manter a sua autoridade. Mas Sara sabe que essa não é a verdade. Os dois acabam por se encontrar e uma relação de respeito estabelece-se entre os dois. Sara ainda esboça uma fuga mas o confronto é inevitável e Sara terá de enfrentar os seus fantasmas e ameaças…


Abertura / recepção, 18h
07 de Dezembro (Segunda-feira) – Centro Cultural Português, Guiné-Bissau



YETU, A NOSSA MÚSICAyetu
07 de Dezembro (Segunda-feira), 18h, Centro Cultural Português

Portugal/ Angola, 2014, 120 minutos, documentário
Realização
: Ulika Franco
Documentário sobre a música de Angola. Parte do projeto Documentar a Música de Angola, iniciado em Junho de 2013 sob encomenda do Banco de Desenvolvimento de Angola. Este trabalho teve como objetivo dignificar a criação musical de Angola, procurando as raízes da música urbana e indo de encontro às ancestrais raízes da música de Angola.



QUITUPO, HOYÉ!Quitupo-Hoye
08 de Dezembro (Terça-feira), 18h, Centro Cultural Português

Moçambique, 2014, 63 minutos, documentário
Realização: Chico Carneiro e Rogério Manjate
Foi descoberta uma enorme reserva de gás natural na bacia do Rio Rovuma, ao norte de Moçambique. Esse gás será transformado e armazenado numa fábrica a ser construída na Península de Afungi, Distrito de Palma, habitado por 12 aldeias. Este documentário retrata como essas comunidades questionam a forma como serão reassentadas.



ÁGUA PARA TABATÔMDOC_agua-para-tabato-(2)
08 de Dezembro (Terça-feira), 19h30, Centro Cultural Português

Guiné-Bissau/Portugal, 2014, 46 minutos
Realização: Paulo Carneiro
Em 2011, o realizador Paulo Carneiro participou nas filmagens na Guiné-Bissau de Batalha de Tabatô, obra de João Viana que posteriormente correria mundo e seria selecionado para o Festival de Berlim. A equipa desloca-se num barco para a ilha de Bolama, mas a viagem não corre bem: num dado momento, o barco pára e reina a confusão. O realizador não consegue deixar de filmar o que se passa a seguir…



FRATERNURASfraternuras
09 de Dezembro (Quarta-feira), 18h, Centro Cultural Português

Timor/Portugal, 2014, 27 minutos
Realização: Maria João Coutinho e Simion Doru Cristea
Cinco figuras timorenses eminentes, Pascoela Barreto, Luís Costa, João Piedade, S.J., Luís Cardoso, debatem o panorama atual da cultura do seu país, com enfoque na língua e na literatura.



JOGO DE XADREZCinemascope-Jogo-de-xadrez-1
09 de Dezembro (Quarta-feira), 18h30, Centro Cultural Português

Brasil, 2014, 80 minutos | Legendas em inglês
Realização: Luis Antonio Pereira
Com: Priscila Fantin, Carla Marins, Luana Xavier.
Drama com contornos policiais parcialmente passado no interior de uma prisão feminina onde Mina cumpre pena por envolvimento num escândalo de corrupção. Mas o senador envolvido no golpe não está muito interessado em correr o risco de que ela o denuncie, por isso sua vida corre perigo. Ao mesmo tempo, Mina e mais duas amigas.



ACALANTOACALANDO
10 de Dezembro (Quinta-feira), 18h, Centro Cultural Português

Brasil, 2013, 23 minutos, Ficção
Realização: Arturo Sabóia
Com: Luís Carlos Vasconcelos e Léa Garcia.
Acalanto é a adaptação do conto “A Carta”, do escritor moçambicano Mia Couto. Uma senhora analfabeta procura amenizar a saudade do seu filho ao solicitar a um conhecido para que leia diversas vezes a mesma velha e única carta por ele enviada há dez anos. Através dessas leituras, uma bonita amizade e cumplicidade é criada.


 

OS OLHOS AZUIS DE YONTAyonta
10 de Dezembro (Quinta-feira), 18h30, Centro Cultural Português

Guiné Bissau, 1992, 96 min, ficção.
Realização: Flora Gomes
As transformações sócio-culturais num jovem país africano em busca da sua identidade.Vicente, um herói da independência da Guiné, regressa a Bissau após uma viagem a Portugal. Procura capitais para reactivar uma empresa de conservas e deixa-se fascinar pela bela e jovem Yonta, a filha de uns amigos. Esta divide o seu tempo entre a escola, a loja onde trabalha e as discotecas que frequenta à noite. Zé, um estudante oriundo do interior, está apaixonado por Yonta e escreve-lhe cartas de amor anónimas, que ela julga serem de Vicente por quem está, por sua vez, apaixonada. Um dia na discoteca uma amiga lê a todos um poema de amor enviado a Yonta. Uma situação que vai atrapalhar a vida amorosa de Yonta que, tal como o país, luta pela sua auto-afirmação e identidade.


 

PROGRAMAÇÃO MOSTRA INFANTIL

 

07 e 09  de Dezembro – Centro Cultural Português, Guiné-Bissau

 

16h – AS AVENTURAS DO AVIÃO VERMELHOas-aventuras-aviao

Brasil, 2014, 72 minutos
Realização: Frederico Pinto e José Maia

Com: Pedro Yan, Lázaro Ramos, Milton Gonçalves, Wandi Doratiotto, Fernando Alves Pinto, Zezeh Barbosa, Sérgio Lulkin
Filme de animação para o público infantil que conta a história de Fernandinho, um menino de oito anos que, através da sua imaginação, viaja pelo mundo supera os seus medos e faz descobertas que marcarão a sua vida para sempre. Adaptado a partir do livro homónimo de Érico Veríssimo.



08 e 10  de Dezembro – Centro Cultural Português, Guiné-Bissau

CURTAS-METRAGENS – Duração da sessão 60 min – Início as 16h

A MINHA CASINHAMinha Casinha

Portugal, 2014, 7’30 minutos
Realização: Maria Raquel Atalaia
Era uma vez uma menina que vivia no mundo da Lua e era muito distraída.
Um dia resolveu deixar a sua Lua e procurar uma casinha.

 



ENTRE LATINHAentre_latinhasS

Brasil, 2013, 12 minutos 
Realização:
 Richard Dantas e Clara Leoni
Com: Theo Salomão, Mikaela Akeme, Orlando Brandão, Nicole Cordery, Lucas Neiva, Ricardo Shirazi.
Gregorinho é um menino da cidade grande que ao passar férias na praia com o seu avô conhece Amanda. Mesmo sendo de mundos diferentes, eles desenvolvem uma amizade simples e livre de preconceitos.


 

PIERRE E A MOCHILApierre

Brasil, 2013, 10’30 minutos
Realização: Luli Gerbase
Com: Girley Paes, Rafael Tombini, Lucca Araújo, Beatriz Cruz, Emilly Mussoline, entre outros.
Pierre, um menino de dez anos, muda-se para a casa de seu avô após sua mãe o ter abandonado. No novo colégio, Ana, Elisa e Fauna irão ajudá-lo a alegrar-se enquanto preparam seu projeto para a aula  de ciências: um musical sobre as invenções de Thomas Edson.


 

jubarteA BALEIA JUBARTE

Brasil, 2013, 3’30 minutos, ficcção
Realização: Alexandre Campanelli
Com: Rodrigo Campanelli (dobragem)
Uma baleia jubarte vivia feliz a nadar até ao dia em que ficou presa no lixo atirado ao mar.         



OS PESTINHAS E O LADRÃO DE BRINQUEDOS

pestinhas

Moçambique, 2013, 12’15 minutos, Animação
Realização: Nildo Essá
Com: Lili – Halima Essá.
Quando um dos “filhos” dos Pestinhas (Lili, Minhoca e ZéGordo) sequestrado pelo ladrão da zona, cabe a estes recuperar o mesmo, até que a certo ponto se apercebem que afinal este ladrão tem outros brinquedos com planos de “revender”… Os Pestinhas e o Ladrão de Brinquedos é uma animação educativa, que retrata de forma indireta o rapto de menores.



SALU E O CAVALO MARINHOsalu

Brasil, 2014, 13’35 minutos

Realização: Cecília da Fonte
O filme conta a história de Mestre Salustiano, um dos artistas populares mais famosos do Brasil. Filho do rabequista João Salustiano, Salu sonha em participar  de um grupo de Cavalo Marinho, o grupo de dança e música típico da sua região.


 

logos-festin-guine-bissau