Dez curtas-metragens e uma longa compõem as sessões para os mais jovens, trazendo um colorido e divertido panorama lusófono do cinema de animação ou de obras feitas a pensar nas crianças mais pequenas.

Longa-Metragem

MINHOCAS

Minhocas

Domingo, 8 de maio, 16h | Sala 3 | acima de 6 anos

Brasil, 2013, 82 minutos, ficção

Realizadores: PAOLO CONTI e ARTHUR NUNES

Trailer | Ticketline_100

Sinopse: Acidentalmente cavados para fora da terra, Júnior e os seus amigos Linda e Neco procuram uma forma de voltar para casa, mas antes precisam de impedir os planos de dominação das minhocas pelo terrível Big Wig. Uma aventura emocionante, cheia de desafios e descobertas sobre o verdadeiro valor da amizade.

Prémios: Prémio Excelência no JVC Tóquio Vídeo Festival em 2007.

Biografia dos realizadores: Paolo Conti e Arthur Nunes – Realizadores e produtores de Minhocas (2013), a primeira longa-metragem com a técnica stop-motion no Brasil, baseada na curta de mesmo nome produzida em 2006, realizada por Paolo Conti e premiada nos mais importantes festivais de audiovisual do Brasil e exterior.


Curtas-Metragens

As curtas-metragens estão divididas em duas sessões: a primeira, no sábado, é dirigida aos miúdos acima dos 6 anos; a segunda, no domingo, é para toda a família, incluindo os mais pequenos.

Sessão 1 – Sábado, 7 de maio, 11h, Sala 3 | Duração Total: 68 minutos | Acima de 6 anos

Ticketline_100

A FELICIDADE MORA AQUI

A Felicidade Mora AquiBrasil, Portugal e São Tomé e Príncipe, 2015, 15 minutos, Documentário | Sessão 1

Realizadora: GLADYS MARIOTTO

Sinopse: O filme busca entender o conceito de felicidade em diferentes contextos. Os entrevistados são crianças entre 10 e 12 anos. Isso porque as crianças nessa idade têm condições de articular ideias e ao mesmo tempo, em tese, não estarem totalmente influenciadas por imposições da sociedade em que vivem. De forma geral, as crianças identificaram a família, os amigos e a escola como suas maiores fontes de felicidade. Essa é a maior lição que três países diferentes e unidos pela mesma língua deixam aos pais e educadores: proporcionar felicidade aos nossos filhos e alunos é muito mais simples do que imaginamos.

Biografia do realizador: Gladys Mariotto é produtora e diretora de filmes e documentários, com trinta filmes produzidos, além de ter recebido dezenas prémios nacionais e internacionais. Atuou como diretora de produção e de arte das curtas Retrato de Família, Amor Fati e do documentário A Felicidade Mora Aqui, o seu mais recente trabalho. Escritora de livros didáticos e literários, conta com quarenta livros publicados. Em 2010, foi selecionada para o Japan Prize da rede NHK, em Tóquio, o maior evento mundial de média educativa.


 A RUA É PUBLICA

A Rua é PúblicaBrasil, 2013, 9 minutos, ficção | Sessão 1

Realizador: ANDERSON LIMA

Com: Vítor Marciano, Poliana Souza e Sandro

Sinopse: Desde que era pequeno, a minha mãe dizia que não tinha dinheiro para nada. Porque sempre tinha de pagar a renda. Agora, conseguimos um lugar nessa comunidade e o problema é outro: não tenho um lugar para jogar futebol. Isso, até ontem, quando chegaram os tratores. Agora, moro num lugar que tem rua.

Prémios: Melhor Curta Cine Favela; Melhor Curta no Festival Oficinema.

Biografia do realizador: Alfabetizador mediático, Anderson Lima é co-realizador da longa Quando Sinto Que Já Sei, coordenador do projeto GEMA Grupo Escolar de Mídia Alternativa e cine-educador no Projeto Âncora. Criador do Portal PEDAL (Pedagogias Alternativas) e da web série Hora do Recreio, atua ainda como educador de teatro e filosofia com crianças; escreve para o Portal NAMU, é roteirista, cineasta, contador de histórias e ministra oficinas do Museu da Imagem e do Som de São Paulo.


 

COM OS PÉS NA CABEÇA

comospésnacabeça_500Brasil, 2012, 15 minutos, ficção | Sessão 1

Realizadores: TIAGO SCORZA e GABRIELA LIUZZI DALMASSO

Com: Wesley Silva, Maria Clara Duarte, Walkíria Pessôa, Gui Mendonça e Urrikeson Silva

Sinopse: Numa área rural, Zeco, filho de uma lavadeira e de um trabalhador rural, ajuda a mãe a entregar roupas para os seus clientes. Assim conhece Clara, menina da cidade grande que passa férias na região. Zeco não tem sapatos. Clara tem uns lindos ténis…

Prémios: Melhor Curta Júri Popular da VII Mostra Miragem, Tocantins, Brasil (2012); Menção Honrosa para curta no Festival do Cine Social de Concórdia, Argentina (2013); Melhor Curta Júri Popular do 4° Festival de Cinema Curta Amazónia, Porto Velho, Roraima, Brasil (2013); Melhor Curta-Metragem com Consciência Social no Puerto Rico International Film Fest & Convention – San Juan, Porto Rico (2013); Melhor Filme Júri Popular do Fecim – Festival de TV e Cinema Independente de Muqui, Espírito Santo, Brasil (2013); Melhor Ficção feita para crianças no IV FICAIJ – Festival Internacional de Cine Y Audiovisual Infantil Y Juvenil – Mérida, Trujillo, Coro e Caracas, Venezuela (2014).

Biografia do realizador: Tiago Scorza – Formado em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (RJ/Brasil), atua no audiovisual como diretor, diretor de fotografia e câmera. Realizou cinco curtas-metragens, entre os quais O Som da Luz do Trovão (2005) e Com os pés na cabeça (2012). Em 2015, chega à primeira longa-metragem, O Gigantesco Ímã, vencedora de vários prémios. Gabriela Liuzzi Dalmasso – Formada e pós-graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil). Fez diversos cursos livres de roteiro para cinema e a curta Com os pés na cabeça.


 

MEU AMIGO NIETZSCHE

Meu Amigo NietzscheBrasil, 2013, 15 minutos, ficção (legendas em inglês) | Sessão 1

Realizador: FÁUSTON DA SILVA

Com: André Araújo Bezerra, Juliana Drummond, Abaetê Queiroz, entre outros.

Sinopse: O improvável encontro entre Nietzsche e o garoto Lucas será o início de uma violenta revolução na mente do menino, na sua família e na sociedade. No final, ele não será mais um mero rapaz. Será uma dinamite.

Prémios: Melhor Filme – Ascona Film Festival (Suíça); Prémio do riso e prémio de público – Festival de Clermont-Ferrand (França); Melhor filme Canal+ – 28º Festival Internacional de Cine Jove Valencia (Espanha); Prémio Melhor filme pelo júri popular e júri técnico – Festival Internacional de Cinema Infantil – FICI (Brasil); Melhor realização, Melhor roteiro, Menção especial e Prémio Signis – Festival Latinoamericano de Video y Artes Audiovisuales Rosario (Argentina); Prémio Melhor roteiro, Melhor realizador, Melhor filme pelo júri popular e júri técnico – 46º Festival de Cinema de Brasília (Brasil)

Biografia do realizador: Formado em audiovisual pela Universidade de Brasília, o realizador de cinema Fáuston da Silva ganhou diversos prémios internacionais. Atualmente, além da produção de filmes, ministra aulas de cinema em comunidades carentes da capital do Brasil. Já produziu e dirigiu sete curta-metragens, entre elas, O Revés (2012), Meu amigo Nietzsche (2013) e O Balãozinho Azul (2014).


 

SOUVENIRS DE VERÃO

Souvenirs de VerãoBrasil, 2012, 14 minutos, ficção | Sessão 1

Realizadores: Marina Erlanger e Luíza Carneiro

Com: Iris Cezar, Rafael Meirelles, Dida Camero, Maria Clara Rezende, entre outros.

Sinopse: Juju tem nove anos e apaixona-se pela primeira vez. Como não entende o que está a sentir, pensa que está doente. Determinada a resolver o seu problema, começa uma jornada para descobrir o que é o amor.

Prémios: 3º lugar na Mostra Teen do Fórum Pensar A Infância (Festival Internacional de Cinema Infantil – FICI)

Biografia dos realizadores: Marina Erlanger – Estudou Cinema na PUC-Rio (RJ, Brasil). Trabalhou em realização, produção, arte e edição, e atualmente é assistente de realização em diversas longas (como Tim Maia e Em Nome da Lei) e séries para TV (Questão De Família e Magnífica 70), além de realizadora de webséries e curtas autorais. Luíza Carneiro – Tem 25 anos e é natural do Rio de Janeiro. Formada em cinema, é produtora para os amigos e roteirista nas horas vagas. Em 2015, escreveu o seu primeiro roteiro de longa-metragem.


 

Sessão 2 – Domingo, 8 de maio, 11h, Sala 3 | Duração Total: 29 minutos |acima de 3 anos

Ticketline_100

A BALEIA JUBARTE

BaleiaBrasil, 2013, 4 minutos, animação | Sessão 2

Realizador: ALEXANDRE AUGUSTO CAMPANELI

Com: Rodrigo Campaneli (voz)

Sinopse: Uma baleia da espécie jubarte – também conhecida como baleia-corcunda ou baleia-cantora – vivia feliz a nadar até ao dia em que ficou presa no lixo atirado ao mar.

Biografia do realizador: Produtor teatral e cineasta, formado em Administração de Empresas, Tecnólogo em Produção Multimídia e Cineasta pelo Instituto de Ensino Superior de Brasília. Em 1998, fundou juntamente com o seu irmão Rodrigo a Casa de Artes Campaneli em Vitória/ES, que logo se tornou o principal espaço de criação artística do Estado do Espírito Santo. Hoje, abriga um grupo teatral, uma editora de livros, uma escola de teatro, música e dança e um estúdio cinematográfico.


A LENDA DE TIMOR

A Lenda de TimorPortugal, 2015, 5 minutos, Animação | Sessão 2

Realização: ÍCARO TV

Sinopse: A lenda de como nasceu a ilha de Timor, contada pelos alunos do 2º e 3º ano da Escola Básica de Outiz, Vila Nova de Famalicão, Portugal.

 


AMIZADE INUSITADA

Amizade InusitadaBrasil, 2015, 1 minuto, animação | Sessão 2

Realizador: ARTHUR P. MOTTA

Sinopse: Uma criança brinca numa pilha de lixo, construindo um robô feito de latas, caixas de papelão e sucata, para que seja seu amigo. A mãe da criança vê-a a brincar no lixo leva-a embora, deixando o robô para trás. O robô ganha vida e, sensibilizado pelo sentimento de amizade que lhe foi transmitido, sai numa missão para se encontrar novamente com a criança.

Biografia do realizador: Arthur Perin Motta é graduado em Design pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES/Brasil). Envolvido há sete anos com o mercado de animação, trabalhou na realização e produção de diversos vídeos e animações de cunho educativo para o ensino à distância no Laboratório de Design Instrucional da Ufes, antes de fundar a produtora de conteúdo Eye Move, na qual trabalha há mais de três anos como diretor de criação, diretor de produção e roteirista. Já escreveu e dirigiu diversos filmes publicitários, institucionais e curtas-metragens, como Metal Agropecuário (2010), Voustéquio (2015) e Amizade Inusitada (2015).


CHOCOLATANDO

chocolatandoPortugal, 2011, 4 minutos | Sessão 2

Realização: Alunos do 8º ano sob a orientação de Lorenzo Degl’Innocenti e Vitor Estudante

Sinopse: Quem não gosta de chocolate? De todos os tipos, com recheio ou sem recheio, olhos de sogra, ovos de chocolates, caixas e barras… e não basta um pedaço, quem tem apetite por chocolate não consegue resistir.

Biografia do realizador: Um filme dos alunos do 8º ano da Escola EB 2,3, Dr. Carlos Pinto Ferreira, Junqueira, Vila do Conde, a partir da música dos Clã, Chocolatando, sob a orientação de Lorenzo Degl’Innocenti e Vitor Estudante, no âmbito do projecto ANIMAR / Estaleiro da Curtas Metragens CRL.


DE MARTELOS E SERROTES

De Martelos e SerrotesBrasil, 2012, 3 minutos, animação | Sessão 2

Realizador: JACKSON ABACATU

Sinopse: Trabalhadores numa oficina de marcenaria… ou não.

Prémios: Melhor trilha sonora animação – Festival Nacional de Cinema e vídeo dos sertões (2012).

Biografia do realizador: Animador, escultor e músico, formado em Cinema de Animação e Escultura na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil). Já trabalhou com diversas técnicas de animação, passando pelo recorte, 2D tradicional, stop motion, areia, recorte digital e pintura em vidro. A sua filmografia mais recente inclui as animações: 3 temas para 60 janelas (2014), O extraordinário caso do Sr. A (2014), Matiz (2015) e Ketz (2016).


ENCANTADORES DE HISTÓRIAS

Encantadores de HistóriaBrasil, 2013, 8 minutos, animação | Sessão 2

Realização: Coletivo Ora Bolas

Sinopse: Através da música e movimento, personagens inspiradas no livro As mil e Uma Noites celebram a continuidade da vida e o renascimento do maravilhoso. Encantadores de Histórias percorre por uma atmosfera mágica onde reinam génios e humanos viajantes por terras infinitas e inimagináveis.

Prémios: Menção Honrosa – 12º Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.

Biografia do realizador: O Coletivo Ora Bolas é um grupo de artistas que trabalha com a animação clássica tradicional, com foco no desenho animado, e uma inclinação para a poética visual e experimental. A primeira curta, Encantadores de Histórias, estreou em 2013 e circulou por diversos festivais de cinema e animação no Brasil, e a animação Duplo teve estreia em 2014.


SONHOS

sonhos_500Brasil, 2012, 5 minutos, animação | Sessão 2

Realizadora: ANDRESSA LYRIO

Sinopse: Malena vive num mundo a preto e branco e mesmo com uma porta para escapar ao seu alcance, permanece prisioneira dos seus próprios medos até que um dia algo extraordinário acontece e ela entra nos seus sonhos.

Biografia da realizadora: Nascida em 1992, no Rio de Janeiro, Andressa sempre gostou de desenhar. Realizou a sua primeira animação de forma autodidata aos treze anos e, até hoje, continua a produzir projetos profissionais e autorais, explorando o imaginário e o mundo real de forma a transmitir bons sentimentos.