O FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa celebra sua 11ª edição na primeira quinzena de dezembro de 2020. Este ano o evento acontece em parceria com a Mostra da América Latina. Juntos, ocuparemos o Cinema São Jorge com uma ampla e diversificada programação. O FESTin apresenta suas tradicionais mostras competitivas de longas de ficção, documentário e curtas dos países de Língua Portuguesa e da Mostra Cinema Brasileiro.

TRAJETÓRIA

Ao longo de sua história o FESTIn já exibiu mais de 850 filmes, entre ficções, documentários e animações, nos formatos curta, média e longa-metragem. Há também atividades paralelas voltadas ao diálogo, à difusão e à formação no âmbito do audiovisual.

O Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa é referência no setor, por ser o único evento em Portugal dedicado exclusivamente à cultura cinematográfica lusófona. O idioma está apenas relacionado com os aspetos da comunicação dos países, com as imagens socioculturais e o pensamento dos povos. Em 2020 o festival ganhou o reconhecimento da Presidência da República.

O FESTin é um evento internacional dedicado ao segmento audiovisual, busca fomentar a difusão, a interculturalidade, a inclusão social e o intercâmbio cultural através da realização de um Festival de Cinema comprometido com a divulgação de diferentes culturas e práticas de respeito à diversidade presente na matriz da língua portuguesa.

O FESTin é organizado pela ASCULP – Associação Cultural e Cidadania da Língua Portuguesa e realizado pela Padrão Actual.