FESTIN OCUPA QUATRO ESPAÇOS DIFERENTES DE LISBOA EM 2019

O Festival Itinerante da Língua Portuguesa retorna em maio de 2019 ampliando seus horizontes. Além de sessões no habitual Cinema São Jorge, e retomando a parceria de outros anos com o Instituto Cervantes, o festival terá uma parte importante da sua programação no Cinema City Alvalade (Av. Roma, 100). Já uma especial sessão de abertura se dará no Fórum Lisboa (Av. Roma, 14 L).

TRAJETÓRIA

Ao longo de sua história o FESTIn já exibiu mais de 800 filmes, entre ficção e documentário nos formatos curtas, médias e longas-metragens. Há também atividades paralelas voltadas ao diálogo, a difusão e a formação no âmbito do audiovisual.

O Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa tem-se constituído como referência no setor, por ser o único evento em Portugal dedicado exclusivamente à cultura cinematográfica lusófona. O idioma está apenas relacionado com os aspetos da comunicação dos países, com as imagens socioculturais e o pensamento dos povos.

O Festival FESTin é um evento internacional dedicado ao segmento audiovisual, busca fomentar a difusão, a interculturalidade, a inclusão social e o intercâmbio cultural através da realização de um Festival de Cinema comprometido com a divulgação de diferentes culturas e práticas de respeito à diversidade presente na matriz da língua portuguesa.

O FESTin é organizado pela ASCULP – Associação Cultural e Cidadania da Língua Portuguesa e realizado pela Padrão Actual.