FESTIN CHEGA À 6ª EDIÇÃO COM NOVAS MOSTRAS E HOMENAGEM A TIMOR-LESTE

 

De 8 a 14 de abril de 2015, o FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa regressa ao Cinema São Jorge para a sua sexta edição. Serão exibidos 90 filmes oriundos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal, numa programação diversificada e organizada em nove mostras.

Os filmes concorrentes às secções competitivas deverão ser exclusivamente de expressão portuguesa e ter sido finalizados entre janeiro de 2013 e novembro de 2014, com a duração mínima de setenta (70) minutos no caso das longas-metragens e a duração máxima de vinte e cinco (25) minutos no caso das curtas-metragens.

No ano em que serão já precisas duas mãos para contar as etapas desta aventura à descoberta do cinema falado em português, o FESTin foca a sua atenção no Sudeste Asiático e homenageia um dos mais recentes países do mundo: Timor-Leste.

Para além das três secções de competição (de longas e curtas-metragens de ficção; e documentários), o festival volta a integrar as Mostras de Cinema Brasileiro, Inclusão Social, Festinha, Festin +, País Convidado, mesas-redondas, oficinas e palestras.

O FESTin é uma coprodução Padrão Actual e EGEAC – Cinema São Jorge. Ao longo de cinco edições foram exibidas cerca 340 produções em língua portuguesa. Na 5ª edição do festival, em abril de 2014, foram apresentados 76 filmes, que alcançaram mais de 7000 espetadores, um aumento de 30% de procura do público em relação a 2013.