Workshop e Mesa-Redonda


WORKSHOP: Vem Fazer um filme connosco
12 Maio, 10h30/13h30 [Sala 2]
Formador: David Moedas Mira
Duração: 3 horas | Nº de participantes: 15

Este workshop tem como objectivo principal
ensinar aos participantes os princípios básicos de como se faz um filme. Depois de exposta a teoria essencial
acerca dos vários processos que envolvem a realização de um objecto fílmico, os jovens serão convidados a pensar, conjuntamente, numa pequena história para passar a imagens em movimento. Seguidamente, iremos pôr essa ideia em prática, e em conjunto iremos fazer um pequeno filme.
Assim os jovens poderão aperceber todos os processos que envolvem a realização de um filme e, quiçá, aguçar a vontade de fazer cinema no futuro.


MESA-REDONDA: Cinema, Turismo e Marketing
14 Maio, 18h30 [Sala 2]

A complexidade da relação cinema/turismo/marketing ultrapassa a perceção que temos, uma vez que a atividade turística depende dos meios de comunicação e o cinema, além de arte, é um abrangente meio de comunicação e de marketing.

A rápida emergência desta área económica do turismo, cuja atuação é de uma transversalidade sem par, deve-se acima de tudo ao fator comunicação. Independentemente do desenvolvimento que o turismo fomenta na sua atuação – hoje de progresso primordial para os países em vias de desenvolvimento – é acima de tudo ao aperfeiçoamento dos meios de comunicação e novas tecnologias que deve a sua extraordinária expansão e preponderância económica.

No caso do cinema, o estilo artístico de apresentação da história, o som e a envolvente física das cenas atua no subconsciente do espectador, despertando curiosidade na maioria dos casos pelo local onde se desenrola a história.

Estes são alguns dos temas que em discussão na mesa redonda a realizar no próximo dia 14 de Maio às 18h.30 na sala 2 do Cinema S. Jorge.

Farão parte da mesa os realizadores Marco Martins, vencedor de vários prémios nacionais e internacionais (Portugal), Zeca Pires (Brasil) e Zéze Gamboa, realizador angolano há muito radicado em Portugal.