Em 2012 o júri da competição de longas-metragens será composto por:

ALBERTO RUI MACHADO (Cabo Verde)
ANDREA PAOLA COSTA PRADO (Brasil)
ANTÓNIO ESCUDEIRO (Portugal)
JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA (Portugal)
VALDEMAR DÓRIA (São Tomé)

Os júri da competição de curtas-metragens será composto por:

CARLOS MANUEL CÂMARA LEME (Portugal)
COSTA NETO (Moçambique)
ELVIS VEIGUINHA (Angola)


ALBERTO RUI MACHADO

ALBERTO RUI MACHADO (Cabo Verde)

Com formação em Engenharia Eletrotécnica e uma carreira no meio empresarial, Alberto Rui Machado tem também dedicado uma boa parte da sua vida à atividade associativa. Entre outros cargos foi cofundador da “Casa de Cabo Verde” em Lisboa; diretor do boletim “Presença Cabo-Verdiana”; Presidente da Assembleia-Geral da Federação das Organizações Cabo-verdianas em Portugal e colaborou no 1º e 2º Encontros lnternacionais de Cinema de Cabo Verde. È ainda um forte ativista das causas timorense e saharawi.

 

 


ANDREA PAOLA COSTA PRADOANDREA PAOLA COSTA PRADO (Brasil)

Licenciada em Educação, com uma pós-graduação em Diplomacia e Negócios Internacionais, é também atriz, diretora teatral, compositora e poetisa. Venceu um prémio de revelação pelo seu papel de Araci – a empregada da Perpétua – na novela Tieta, da TV Globo, compôs temas em trilhas sonoras de programas da TV Globo e gravou o CD Híbrida Musica. É curadora poética do site: www.almadepoeta.com e foi agraciada com uma Menção Honrosa pela Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, pela realização do evento "Palavra de Honra; uma semeadura ética no campo poético, em prol da Ecologia do Ser". Tem obra publicada em sites, jornais especializados e nas antologias: "Ponte de Versos, Uma Antologia Carioca", "Poesia Simplesmente" e na "Ponte de Versos, Antologia de 8 anos".


ANTÓNIO ESCUDEIRO

ANTÓNIO ESCUDEIRO (Portugal)
Diretor de Fotografia e realizador, António Escudeiro leva já mais de 35 anos de dedicação ao cinema, em cerca de 45 trabalhos, entre curtas, longas, documentários e ficção, além de cerca de 250 filmes publicitários. Paulo Rocha, António de Macedo, José Fonseca e Costa, José Manuel Lopes, Vicente Jorge Silva e Fernando Lopes são alguns dos realizadores com quem trabalhou ao longo da sua carreira.
Nos últimos anos tem-se dedicado ao documentário, género em que afirma sentir mais liberdade. A sua contribuição para a Direção de Fotografia é de reconhecido mérito pela qualidade e pela presença constante da sua técnica e criatividade ao longo de 35 anos de experiência.


JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA

JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA (Portugal)

Em 40 anos de carreira, José Carlos de Oliveira realizou, produziu ou dirigiu a fotografia de mais de 25 curtas-metragens e documentários, bem como de 53 obras de ficção em cinema para televisão, 4 longas-metragens e mais de 50 filmes publicitários.
No seu vasto currículo profissional destaca-se também a colaboração regular como jornalista e cronista em vários órgãos de comunicação social, a participação como membro do júri de festivais de cinema lusófono, e a colaboração como docente na licenciatura de cinema da Universidade Moderna.

 

 


VALDEMAR DÓRIAVALDEMAR DÓRIA (São Tomé)

Artista plástico, com formação em Indústria Gráfica e Fotografia, Valdemar Dória participa desde 1994 em exposições de pintura, tendo ganho nessa altura o prémio Arte Jovem – Prof. Reynaldo dos Santos. Já expôs em Dublin, Londres e Antuérpia.
No início da década de 2000 participou em duas Bienais de Arte e Cultura de São Tomé e Príncipe, tendo concebido as capas das duas edições e participado como orientado workshops de arte para os mais novos durante o evento, com a supervisão do artista plástico Ismael Sequeira.
Em 2008 é referenciado na revista Visão como um dos dez artistas dos PALOP a ter em conta e participa em várias exposições coletivas e individuais.
Em 2010 expõe na primeira edição do FESTin, no Cinema São Jorge.
Em 2011 integra o projeto coletivo "IntegraçãoURB.11", projeto de arte contemporânea, que se propõe intervir em espaços públicos através das artes plásticas. Recentemente participou na VI Bienal de Arte e Cultura de São Tomé e Príncipe e expôs coletivamente na Galeria Antiks, em Lisboa.


CURTAS-METRAGENS


CARLOS MANUEL CÂMARA LEMECARLOS MANUEL CÂMARA LEME (Portugal)

Nasceu em 1957, em Lisboa. Formado em Filosofia, pela Universidade Católica de Lisboa, trabalhou como jornalista no Jornal de Letras e Ideias e foi um cofundadores do jornal Público (1991 e 2006). Atualmente, como jornalista e crítico literário, escreve nas revistas LER, Colóquio/Letras e, esporadicamente, na revista Egoísta. No cinema, participou em Filme do Desassossego, de João Botelho.

 

 

 


COSTA NETOCOSTA NETO (Moçambique)

Nasceu em 1959. Músico, compositor e produtor, é tido como o mais destacado intérprete da música moçambicana na Europa onde vive há mais de 20 anos.
Tem sido convidado a representar o seu país em alguns dos mais mediáticos eventos onde se requer a presença da cultura moçambicana, destacando-se a participação no concerto de encerramento da conferência "Galego em Pó", em Santiago de Compostela, Galiza; a participação em três edições do festival "PortaAfricas"; o encerramento, em Roma, das comemorações do 10º aniversário dos acordos de paz de Moçambique; a representação de Moçambique no festival "Encontros Lusófonos", em Lisboa, em 2004; a participação no concerto "Music Africa", em Roma, em 2006; bem como a participação na Mostra Musical Ibero-Americana em Nova Olinda do Ceará, no Brasil, em 2011, a convite da fundação Casa Grande.
Ativista na intervenção social, com participação em vários projetos, destaca-se como fundador do projeto FAZER, em 1996, que congregou a comunidade dos artistas africanos a residir em Portugal, sob o patrocínio das Nações Unidas.


ELVIS VEIGUINHAELVIS VEIGUINHA (Angola)

Natural de Angola, Elvis Veiguinha é produtor musical, sound designer, realizador e proprietário da produtora Digital Mix Música. É licenciado em Comunicação e Multimédia, mestre em Estudos Cinematográficos e docente na Universidade Lusófona de Lisboa. Em 1987, efetuou o curso de Sonorização e Realização de Rádio da TSF; em 1989 estagiou na estação de televisão norte-americana NBC e, em 2009, tirou o curso de realização na New York Film Academy. Está há 25 anos ligado à televisão, cinema e publicidade, com vários trabalhos premiados nacional e internacionalmente.