A festa do cinema em Português chega ao Porto

A festa do cinema em Português chega ao Porto

Depois de onze anos de existência, o FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, realizado anualmente em Lisboa, chega finalmente ao Porto. A itinerância que era prevista para o mês de maio de 2020, neste ano atípico para todos, arranca dia 9 de setembro, quarta-feira, e se estende até dia 13, domingo, no Tropical Hub, novíssimo espaço cultural da cidade, na Foz, que abre suas portas para mostrar ao público filmes inéditos em Portugal. Os filmes serão exibidos ao ar livre, no jardim com vista para o mar, cumprindo as normas de segurança definidas pela Direção-Geral da Saúde. Também será realizada, durante os dias de mostra, uma oficina de Interpretação para TV e Cinema dirigida a maiores de 14 anos, interessados na arte da atuação. Todas as atividades são gratuitas.

O FESTin Porto inicia-se dia 9, às 20h30, com a exibição do premiado “Alice Júnior”, longa recentemente exibido na Berlinale, que fala sobre a adolescência, suas inquietações, seus sonhos, e retrata a escola como um ambiente de ensino indispensável, mas que muitas vezes pode ser opressor. No dia seguinte, dia 10, o documentário “Rogéria, Senhor Astolfo Barroso Pinto” apresenta ao público a trajetória da transformista brasileira Rogéria. O filme trata de questões de gênero, preconceito e afirmação de direitos no Brasil. Dia 11 é a vez de “Rapaz Só”, docudrama português em que o realizador representa a si mesmo, assim com os personagens reais que o rodeiam. “Pacarrete”, musical dramédia premiadíssimo, é exibido no dia 12. Uma ópera representativa do Nordeste brasileiro que apresenta a bailarina Pacarrete, personagem de história singular. No dia 13, a fechar o FESTin Porto, a comédia “Maria do Caritó”, com Lilia Cabral, cuja personagem, ávida por encontrar um verdadeiro amor, apela a milagres.

Nesta última década o FESTin tem celebrado e fortalecido as diferentes expressões culturais dos países de língua portuguesa através do audiovisual, em ambientes de partilha, intercâmbio e inclusão social. Sua missão é difundir e contribuir ao desenvolvimento do cinema nestes países, valorizando suas origens históricas e culturais, e fortalecendo os vínculos existentes.

Para alcançar um público cada vez mais amplo, desde a sua origem, em 2010, o FESTin realiza itinerâncias em Portugal, em outros países da CPLP e também em países de língua não-portuguesa.

O Festival e suas itinerâncias contam com o financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual, fundo audiovisual brasileiro gerenciado pela ANCINE (Agência Nacional de Cinema), BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) e Secretaria do Audiovisual, do Ministério do Turismo do Brasil. Também tem a parecia estratégica da EGEAC Lisboa, além do apoio institucional da CPLP e da Presidência da República.

No Porto, o FESTin conta com a valorosa parceria do Tropical Hub, do IAMA (Instituto Amigos da Amazônia) e apoio da SuperBock.

Não perca esta oportunidade de participar na Festa do Cinema em Português!!!

Itinerância FESTin Porto

Data: 9 a 13 de setembro

Local: Espaço Cultural Tropical Hub (Avenida de Montevidéu, 196 – Foz do Douro – Porto)

Exibição de filmes: 9 a 13 setembro, sempre às 20h30, nos jardins do espaço (filmes com legendas em Inglês), mediante reserva prévia em https://docs.google.com/forms/d/1vnkTfYoZ4WXJ-dPlBoQu3Zr_TL0cdKdTWDuNaRmTxSE/ ou no dia da sessão, por ordem de chegada.

Oficina “A Alma Através do Olhar” – Interpretação para TV e Cinema: 9 a 13 setembro, das 10 às 13h – Inscrições através do link https://docs.google.com/forms/d/1nw7H9xzho-oLTV-2Mu2e0VNlME-99s-SHrD8Mu8RMDM/ ou do telemóvel 968058908 até dia 8 de setembro.

ATIVIDADES GRATUITAS (condicionadas à lotação do espaço), realizadas cumprindo as normas de segurança definidas pela Direção-Geral da Saúde.