Em abril celebra-se a 11ª edição do FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, que decorrerá no Cinema São Jorge de 14 a 20 de abril. Este ano, além das tradicionais mostras competitivas de longas de ficção, documentário e curtas dos países de Língua Portuguesa e da Mostra Cinema Brasileiro, que este ano abrangem mais de 60 filmes, pela primeira vez o FESTin apresenta sua Mostra de Realidade Virtual. Durante o festival, o público poderá assistir gratuitamente diversas curtas-metragens através dos óculos de imersão, sentindo-se dentro do próprio filme.

Diversidade

Vários temas são abordados na filmografia dos países de Língua Portuguesa presentes nesta edição, em especial Brasil, Portugal, Moçambique, Guiné-Bissau e Cabo Verdedireitos humanos, inclusão social, política, artes visuais. A música também está presente, com filmes que abordam o fado de Alfama e os blocos de carnaval do Rio de Janeiro. Claro que a terceira idade e os miúdos não serão esquecidos. A Mostra FESTinha conta com duas sessões de curtas-metragens de animação e ficção.

Negócios para realizadores e produtores de cinema em língua portuguesa

Pela segunda vez será realizado o Conexões FESTin. Painéis, lançamento de livro e sessão de pitching compõem a programação, que conta ainda com um workshop de desenvolvimento de projetos audiovisuais e uma masterclass de desenvolvimento e produção de filmes em Realidade Virtual.

Cinema para todos

Mais uma vez o FESTin terá sessão de cinema com recurso LSE (legendagem para surdos e ensurdecidos). Além disso, nossa cerimônia de premiação conta com a tradução, ao vivo, em Língua Gestual Portuguesa. Assim, o público com deficiência auditiva poderá participar do Festival.

Partilhar é cuidar!