Estão abertas as inscrições para 9ª edição do FESTin até o dia 10 de novembro.

Estão abertas as inscrições para a 9ª edição do Festival de Cinema Itinerante em Língua Portuguesa (FESTin), certame realizado anualmente na cidade de Lisboa.  As candidaturas de produções cinematográficas nos formatos de longas-metragens, documentários, curtas-metragens e filmes infantis serão aceites até o dia 10 de novembro deste ano.

O pré-requisito para candidatura  é que os filmes sejam falados em língua portuguesa. A programação é composta de produções oriundas de países que falam Português, nomeadamente Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. O Festival têm quatro categorias competitivas e uma programação diversificada de mostras paralelas, que inclui a Maratona de Documentários, a Mostra de Cinema Brasileiro, a Mostra Festinha (dedicado a infância), a Mostra de Inclusão Social, o FESTIn Arte e o FESTin+ (dedicado a 3ª idade).

LEIA AQUI O REGULAMENTO DESTA 9º EDIÇÃO DO FESTin

Ao longo de sua história o FESTIn já exibiu mais de 670 filmes, entre ficção e documentário nos formatos curtas, médias e longas-metragens. Há também atividades paralelas voltadas ao diálogo, a difusão e a formação no âmbito do audiovisual.

O Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa tem-se constituído como referência no setor, por ser o único evento em Portugal dedicado exclusivamente à cultura cinematográfica lusófona. O idioma está apenas relacionado com os aspetos da comunicação dos países, com as imagens sócio-culturais e o pensamento dos povos.

O Festival FESTin é um evento internacional dedicado do segmento do audiovisual, busca fomentar a difusão, a interculturalidade, a inclusão social e o intercâmbio cultural, através da realização de um Festival de Cinema comprometido com a divulgação de diferentes culturas e práticas de respeito à diversidade presente na matriz da língua portuguesa.

A 9ª edição trará novidades, mas, para já, apenas podemos adiantar que o Festival passará a ser realizado mais cedo: em 2018, o FESTin será de 27 de fevereiro a 6 de março.

O FESTin  é organizado pela Asculp- Associação Cultural e Cidadania da Linguá Portuguesa, com o apoio financeiro  da CML – Câmara Municipal de Lisboa e a Missão Brasileira junto a CPLP, em co-produção com  o Cinema São Jorge e em parceria estratégica com a EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, EEM.

Para mais informações acesse o site do FESTin: festin-festival.com

Partilhar é cuidar!